Página inicial Dicas de viagem Confira 12 dicas fundamentais para se manter linda em uma viagem

Confira 12 dicas fundamentais para se manter linda em uma viagem

por Escolha Viajar
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Nenhuma mulher no mundo quer realizar o sonho de viajar pelo mundo e sair horrorosa nas fotos, certo? Certo! Para isso, você sempre precisa viajar carregando seu guarda-roupa todinho, sapatos e produtos de beleza em uma mala gigantesca e pagar excesso de bagagem, certo? Errado! Ficar bonita quando se está viajando é muito mais simples do que você imagina. Até porque ninguém quer perder o precioso tempo em que poderia estar conhecendo uma nova cidade ou se bronzeando em uma praia maravilhosa, na frente do espelho do hotel. Basta seguir algumas dicas de beleza para viajar sempre linda, leve e solta, por qualquer clima e para qualquer destino. E o melhor: sem ter que arrastar uma mala do tamanho do mundo atrás de você.

⇒ É POSSÍVEL? Como fazer uma viagem longa só com bagagem de mão
⇒ CONFIRA: 15 dicas de segurança para mulher viajar sozinha

Ter todo seu guarda-roupa socado dentro de uma mala, ou várias, só dificulta a sua viagem. Invariavelmente, todas as suas roupas estarão amassadas e é bastante duvidoso que você queira perder seu tempo com lavanderia quando está de férias. E aquelas peças que ficam para o fundo acabam nunca sendo usadas, pois você não terá tempo nem paciência para tirar tudo o que está em cima para pegá-las.

E você pensa sinceramente que, depois de fazer uma caminhada de quatro quilômetros por uma ilha de areia no meio da Austrália ou de andar meia Roma debaixo de um sol escaldante de verão, ainda vai querer ficar horas se cobrindo de cremes mil e escolhendo roupas? Você desmaia na cama do hotel e nem lembra de tirar o que restou de maquiagem no rosto, podem acreditar.

Mas é claro que limitar o número de roupas e o uso de cosméticos em uma viagem não equivale a abandonar os cuidados com a beleza. Significa apenas otimizar seu tempo e espaço (na mala) com peças e produtos-chave, que podem ser combinados de diversas maneiras, sem que você deixe de estar linda e confortável com seu visual. Seus mantras para arrumar a bagagem antes de viajar devem ser proteção, hidratação e praticidade.

SEGURO SAÚDE com 5% de desconto
O Seguro Saúde é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e recomendado em viagens para o exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Salto alto, maquiagem pesada, roupas complicadas de usar com certeza não te deixarão melhor na foto do que estas dicas de beleza para viajar. Te deixarão apenas com dor nos braços por puxar uma bagagem tão pesada, ou atrasada por ter ficado fazendo chapinha no cabelo, ou desiludida porque não deu tempo de fazer aquele passeio imperdível depois de passar meia hora decidindo entre as 35 blusas que levou etc etc etc.

E a verdade seja dita: você pode estar de jeans surrado, camiseta folgada, tênis velho, unhas quebradas e cabelo embaraçado quando segurar um coala no colo pela primeira vez, escalar um vulcão, tomar sol em uma praia paradisíaca ou apenas sorrir vendo que existe mais um carimbo no seu passaporte. Bastará ver seu rosto pleno de felicidade nas fotos para se achar a mais linda das mulheres. Toda a beleza que esse mundo afora tem a nos oferecer é muito maior do que cremes, esmaltes, maquiagem e roupas da moda. Estas 12 dicas de beleza para viajar são apenas um complemento. Confira:

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!
Dicas de beleza para viajar 1 – O que realmente deve entrar na mala

Você não precisa de um milhão de cremes para manter a beleza em uma viagem. Até porque não é nada prático e pesa na mala. O que você realmente necessita ter é: um bom protetor solar, esfoliante, hidratante, xampu, condicionador, perfume, base para unhas, rímel, lápis e protetor labial. Um de cada, não um hidratante para o corpo e outro para o rosto etc.

E, se for levar apenas bagagem de mão, lembre-se de que tudo precisa estar em potinhos de até 100 ml distribuídos em sacos plásticos, transparentes, vedados de, no máximo, 20 cm X 20 cm. Outros itens básicos de beleza que você deve levar, mas que não entram na parte dos cremes e líquidos, são cortador e lixa de unhas, secador e escova de cabelos e pinça para depilar sobrancelhas e outros pelinhos ocasionalmente rebeldes.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 2 – Protetor solar sempre

Sua pele será castigada de todas as formas quando viaja: pelo sol, pelo vento, pelo frio, pela poluição etc. Portanto, o item número um e mais básico para manter a beleza durante uma viagem é ter sempre à mão um protetor solar de confiança. Ele barra não apenas os raios nocivos do astro rei como forma uma camada em sua pele que ajuda a evitar todas essas outras coisas que citamos. Garanta que seja um produto de qualidade e de fator adequado à sua pele, mas é recomendado usar ao menos 30.

Tenha um potinho na bolsa que vai levar com você para passear, pois o creme precisa ser reposto a um determinado intervalo de horas para não perder o efeito, especialmente se você for entrar na água. Não esqueça de passar também nas orelhas, pescoço, peito, mãos, braços e todas as partes do corpo que ficarem ao ar livre durante seu roteiro de viagem. Não menospreze os dias nublados ou chuvosos pois, como dissemos ali no início, o vento e o frio também podem causar belos estragos. Pele queimada é pele envelhecida!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 3 – Maquiagem leve

Não complique sua vida ao viajar: com três itens básicos você consegue fazer uma maquiagem simples, bonita e eficiente para sair bem nas fotos. São eles rímel, lápis (ou delineador) e protetor labial. Quem não dispensa o batom, pode usar um protetor com cor ou mesmo um batom com fator de proteção solar. Mas, se a sua viagem for para lugares de frio extremo ou clima super seco, como o deserto do Atacama (Chile), o mais recomendado é o protetor mesmo. Estes três são itens de maquiagem fáceis de carregar tanto na mala quanto na bolsa que você leva para os passeios.

Além disso, maquiagem nos olhos é algo que você dificilmente precisa refazer depois de algumas horas, mesmo que esteja muito quente ou que o seu destino seja de praia, pois existem produtos específicos à prova d’água. Se for sair à noite, capriche nos traços do lápis e passe várias camadas de rímel para dar um efeito mais marcante. Nada de sombras, blushes, pós bronzeadores, primers, corretivos ou bases. Deixe sua pele livre para respirar e para ser lavada ao longo do dia, pois viajar pode ser cansativo e uma água gelada no rosto sempre é revigorante. Só não esqueça de repor o protetor solar!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 4 – Sem esmalte nas unhas

Outra coisa que você pode amar no dia a dia, mas que não é nada prática em viagens: fazer as unhas. Se você embarcar com elas pintadas, vai precisar levar produtos para remover o esmalte quando lascar e o próprio esmalte, para retocar. Sem falar que é uma hora de viagem perdida nesse retrabalho, tempo em que você poderia estar nadando em uma praia maravilhosa, caminhando pelas ruas de uma cidade nova, visitando atrações turísticas de tirar o fôlego etc.

Lixa, cortador e base são itens mais do que suficientes para manter suas unhas com aparência saudável e bonitas durante uma viagem. Além disso, são três passos simples e rápidos, já que a base não precisa ser removida e seca em 10 minutos, e você pode fazer na rua mesmo, enquanto desfruta de um belo parque ou praça, ou dentro do ônibus ou avião.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 5 – Roupas versáteis

Uma das coisas mais desnecessárias em uma viagem é levar o guarda-roupa todo até o seu destino, dentro de uma ou mais malas gigantescas. Você pode ter opções de ‘look’ bonitos, confortáveis e variados se pensar em levar peças básicas, que possam ser combinadas com várias outras. São elas: um casaco grosso, um casaco leve, uma ou duas calças de tecido, um ou dois shorts jeans, um ou dois vestidos. Tudo em cores neutras e, de preferência, escuras para que você possa sentar no chão, deitar no parque e se encostar onde quiser sem se preocupar se está manchando a roupa.

Com essas peças básicas dentro da mala, você pode preencher o resto do espaço com regatas, blusas e camisetas coloridas, que vão fazer as combinações. Um vestido preto, por exemplo, pode ser usado sozinho em um dia quente de praia; com uma camiseta amarela e um cinto marrom em um dia fresco de primavera/outono; ou com uma meia-calça e uma blusa de linha lilás em um dia de inverno. Uma peça que serve de base para três ‘looks’! E depois você pode usar a camiseta com o short jeans, a blusa de linha com a calça de tecido etc etc etc.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 6 – Invista em acessórios

Outra forma de variar o visual das roupas durante uma viagem sem pagar excesso de bagagem é investir nos acessórios. Eles costumam ser pequenos e leves, ocupando pouco espaço na mala, mas fazendo uma grande diferença na hora de dar aquele charme para uma peça de roupa mais básica. São eles cintos, bijuterias (não corra o risco de levar joias em uma viagem), lenços, echarpes, chapéus e outros acessórios de cabeça.

Um macaquinho preto cai super bem com o calor de uma cidade europeia em um dia de verão, e colar, brincos e pulseira dão a ele o colorido necessário sem sufocar você ou incomodarem durante horas de caminhada. Uma echarpe, além de proteger do vento ou daquele friozinho do começo/fim do dia, dá elegância a um ‘look’ ultra básico de camiseta e calça legging. Uma touca de lã não só é arma certa em viagens para países frios como também fica um charme!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 7 – Cabelos limpos e saudáveis

Cuidar dos cabelos também exige que você abra mão de produtinhos mil para que possa se tornar algo prático e que não tome um tempo precioso na sua viagem. Dispense mousses, cremes para pentear, gel e outros líquidos que pesem e ocupem espaço na mala. A chapinha também fica em casa. As únicas coisas que embarcam são o secador de cabelos, a escova, o xampu, o condicionador, elásticos e presilhas. Isso porque seu cabelo vai sofrer como a sua pele ao ser queimado pelo sol e açoitado pelo vento.

Mas, ao contrário da nossa epiderme, ele é capaz de resistir por muito mais tempo ao ar livre sem danos. A questão aqui é puramente estética e, com esses itens, não haverá problema! O primeiro passo para que seu cabelo fique bonito durante uma viagem é embarcar com ele bem cortado e levar na bagagem um xampu e condicionador eficientes. Ter um aspecto limpo e saudável é o que basta para um belo visual, mas há outras coisinhas que podem dar um ‘plus a mais’ sem complicar sua vida ou tirar tempo da sua viagem…

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 8 – Presilhas e elásticos

… Com elásticos de cabelo e algumas presilhas de diferentes tamanhos (mas todas razoavelmente pequenas, para não atrapalhar na mala), você pode ter inúmeros visuais diferentes durante a sua viagem sem muito trabalho. Além de usar seu cabelo livre, leve e solto ao vento, você pode utilizar presilhas bem pequenas para prender apenas a franja no alto ou na lateral, os dois lados ou um só; presilhas médias para prender toda a parte superior do cabelo, deixando solto a partir da nuca; elásticos para fazer rabos de cavalo e coques, altos ou baixos, com ou sem franja solta (para prendê-la, presilhas). Nada disso exige produtos ou horas que você não quer perder na frente do espelho do hotel. E a variedade de cabelos não para por aí…

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 9 – Secador de cabelos

… Com um secador de cabelos e uma boa escova, você pode pentear suas madeixas em vários estilos, dependendo do seu tempo e paciência para lidar com isso durante uma viagem. Puxando para baixo e secando rente ao fio com ar quente, você obtém fios lisinhos sem ter tido que carregar um trambolho como uma chapinha na mala.

Amassando as mechas e secando com a boca do aparelho afastada, em temperatura média, os fios ficarão ondulados e rebeldes, dando ao cabelo um visual bagunçado e leve. Combine isso com as presilhas e elásticos e ‘voilá’, você tem muitos estilos de penteado para aparecer nas fotos de viagem ao custo de pouco trabalho e apetrechos.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 10 – Beba muita água

Alguns cuidados de beleza que se deve ter durante as viagens são básicos, daqueles que se toma em casa mesmo todos os dias, mas que ganham maior importância e dimensão quando expomos nosso corpo por muito tempo ao ar livre e a gastos de energia maior, como acontece quando saímos de férias. Beber dois litros de água ao dia é um deles. Você deve fazer isso sempre, mas se torna ainda mais essencial durante uma viagem, quando o ar condicionado de ônibus, trens e aviões resseca muito a pele, assim como o sol, o vento e o frio que você vai enfrentar enquanto passeia.

Manter a hidratação por dentro ajuda a evitar que isso aconteça e é tão importante quanto passar o creme por fora. Quando você está devidamente hidratada, sua pele apresenta muito mais elasticidade, cor e juventude. Sem precisar de nenhuma maquiagem!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 11 – Tenha uma alimentação saudável

Assim como beber muita água, manter uma alimentação saudável é outro cuidado do dia a dia que você deve ‘carregar’ na mala ao fazer uma viagem. Uma das maiores reclamações de quem volta de férias é ter engordado, porque não conseguiu se controlar e saiu provando todas as novidades em termos de sabores que viu pela frente. Comer e beber produtos locais faz parte do turismo, é claro, mas tente manter as quantidades no mesmo nível de quando você tem seu pratinho básico de feijão e arroz na frente.

Se exagerar em um almoço, faça uma janta mais leve. Nada pode ser pior do que realizar a viagem dos sonhos e depois se achar gorda em todas as fotos! Além disso, uma alimentação moderada ajuda a se manter leve, bem disposta e longe da necessidade de comprar anti-ácidos, hehe.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Dicas de beleza para viajar 12 – Sorria!

A melhor e mais fundamental dica de beleza durante uma viagem é: sorria! Nenhuma mulher pode ser mais linda nas fotos do que aquela que está feliz e realizada, independente das roupas ou cabelos que está usando. E poucas coisas no mundo podem trazer tanta alegria quanto fazer uma viagem, não é mesmo?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Posts relacionados

Deixe um comentário

4 comentários

Raquel 12 de janeiro de 2017 - 19:11

Adorei o blog! Parabéns! Estou me preparando para viajar só com mala de mão – o que é uma evolução moooonstra para uma “mulherzinha” como eu! Acreditei em vc! Vai dar certo! Obrigada!

Responder
Fatima 13 de maio de 2016 - 16:00

Adorei as dicas! Sempre procuro ser parcimoniosa nas roupas. Como meu cabelo é crespo troco qualquer coisa por um leave in!
Parabéns mais uma vez pelo blog!

Responder
Escolha Viajar 13 de maio de 2016 - 16:07

Obrigada Fatima! Claro, cada uma deve adaptar as dicas às particularidades da sua beleza 😉

Responder
rafspfv 30 de setembro de 2014 - 04:27

Estou amando o blog <3

Responder