Escolha Viajar

Conheça o Caribe amazônico! Veja 85 fotos de Alter do Chão (PA)

Fotos de Alter do Chão - Ilha do Amor

De frente para o Lago Verde (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)

Nos últimos anos, tem sido muito difícil a gente se impressionar com alguma praia no Brasil. Depois de conhecer as ilhas paradisíacas do Pacífico sul e sudeste asiático, nosso nível de exigência com areia branquinha, coqueiros verdejantes, peixinhos multicoloridos e águas translúcidas subiu até a estratosfera. Mas, após algumas decepções no Nordeste e Rio de Janeiro, foi nos confins do Pará que encontramos um dos destinos de praia mais sensacionais do planeta. E olha que nem tem mar nessa equação. Quem faz o papel de oceano são as águas escuras, mas sempre calmas, limpas e mornas do Rio Tapajós. Quem faz o papel de coqueiros são as árvores frondosas da Amazônia. Quem faz o papel de peixinhos são os botos cor de rosa. e Quem faz o papel de paraíso é Alter do Chão. Duvida? Nós vamos provar em 85 fotos de Alter do Chão que vão te deixar de queixo caído!

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM ALTER DO CHÃO e gastar pouco dinheiro
⇒ GUIA DE VIAGEM ALTER DO CHÃO: Tudo que você precisa saber!

E não estamos dizendo isso à toa. Esta pequena cidade de 7.000 habitantes, localizada a mais de 720 quilômetros de distância de Belém e a mais de 560 de Manaus (AM), entrou na rota do turismo mundial em 2009. Isso porque naquele ano, ela foi eleita pelo renomado jornal britânico ‘The Guardian’ como a praia mais bonita do Brasil e chamada de Caribe da Amazônia. A reportagem surpreendeu muita gente, acostumada a ver Fernando de Noronha (PE) no topo dessa e de qualquer lista de praias mais lindas do país e do mundo. Mas, assim que se coloca os pés lá, você entende os motivos. Estamos falando de um lugar com clima de interior, onde a vida corre mais mansa e o estresse não é bem-vindo. Não tem trânsito, não tem fila, não tem perrengue. Não tem nem mosquito!

Há apenas longos dias de calor e descanso na areia, pontuado aqui e ali por deliciosos passeios de barco e caminhadas por trechos da Floresta Amazônica. Da cidade, você tem acesso à fantástica Ilha do Amor, cartão-postal e mais simbólica das fotos de Alter do Chão. Ela fica logo em frente à orla e, no período de seca, você pode chegar a ela até mesmo a pé. De barco, as possibilidades se multiplicam ao infinito. Há dezenas e dezenas de praia de rio espalhadas pela região, seja com estrutura turística ou absolutamente desertas. E não importa em qual delas você decidir passar o seu dia, as águas do Tapajós, limpíssimas, calmas e mornas, te recebem como um abraço em meio ao úmido calor amazônico. E, com um pouco de sorte, te presenteia com a visão do cada vez mais raro boto rosa. A cerveja é gelada e barata; a culinária é baseada em muito peixe fresco e frutos do mar.

Mas, apesar do que disse o ‘Guardian’, nosso Caribe amazônico não tem muito a ver com o Caribe original. A água do Tapajós com certeza não tem aqueles tons de azul e verde que são quase fluorescentes. É transparente e, dependendo da luz, adquire tons de verde, azul escuro e amarelo brilhante. A areia também não é branquinha estilo talco, como a das ilhas do Mar das Caraíbas, e sim dourada. Muito bonito, só que uma maneira diferente (não se preocupe que suas fotos de Alter do Chão vão ser tão lindas quanto a dos seus amigos que foram ao Caribe!). Mas em Alter não tem aquele vento chatíssimo que sopra forte quase o tempo todo por lá, nem o mar gelado que encontramos em algumas de suas praias e passeios. Não tem que pagar uma fortuna para ter acesso à praia privada de um resort ‘all inclusive’.

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

Também não tem que ter passaporte, tirar visto, nem comprar dólar para conhecer. Ou seja, não passa nem perto de ser o Caribe. É muito MELHOR que o Caribe! E tá aqui na nossa casa, embora o trajeto para chegar lá seja um tanto tortuoso. É preciso voar até Belém ou Manaus e, de lá, para Santarém (PA), de onde se sai de ônibus, transfer ou carro alugado para percorrer os 38 quilômetros de estrada – asfaltada – que separam as duas cidades. Mas garantimos que vale a pena! Enquanto você não arruma as malas e embarca, viaje aqui no computador com a gente em 85 fotos de Alter do Chão!

*** O Escolha Viajar esteve em Alter do Chão em setembro de 2018 ***

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com
Sair da versão mobile