Página inicial AméricaBrasilAlter do Chão (PA) Conheça o Caribe amazônico! Veja 85 fotos de Alter do Chão (PA)

Conheça o Caribe amazônico! Veja 85 fotos de Alter do Chão (PA)

por Escolha Viajar
Fotos de Alter do Chão - Ilha do Amor

Nos últimos anos, tem sido muito difícil a gente se impressionar com alguma praia no Brasil. Depois de conhecer as ilhas paradisíacas do Pacífico sul e sudeste asiático, nosso nível de exigência com areia branquinha, coqueiros verdejantes, peixinhos multicoloridos e águas translúcidas subiu até a estratosfera. Mas, após algumas decepções no Nordeste e Rio de Janeiro, foi nos confins do Pará que encontramos um dos destinos de praia mais sensacionais do planeta. E olha que nem tem mar nessa equação. Quem faz o papel de oceano são as águas escuras, mas sempre calmas, limpas e mornas do Rio Tapajós. Quem faz o papel de coqueiros são as árvores frondosas da Amazônia. Quem faz o papel de peixinhos são os botos cor de rosa. e Quem faz o papel de paraíso é Alter do Chão. Duvida? Nós vamos provar em 85 fotos de Alter do Chão que vão te deixar de queixo caído!

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM ALTER DO CHÃO e gastar pouco dinheiro
⇒ GUIA DE VIAGEM ALTER DO CHÃO: Tudo que você precisa saber!

E não estamos dizendo isso à toa. Esta pequena cidade de 7.000 habitantes, localizada a mais de 720 quilômetros de distância de Belém e a mais de 560 de Manaus (AM), entrou na rota do turismo mundial em 2009. Isso porque naquele ano, ela foi eleita pelo renomado jornal britânico ‘The Guardian’ como a praia mais bonita do Brasil e chamada de Caribe da Amazônia. A reportagem surpreendeu muita gente, acostumada a ver Fernando de Noronha (PE) no topo dessa e de qualquer lista de praias mais lindas do país e do mundo. Mas, assim que se coloca os pés lá, você entende os motivos. Estamos falando de um lugar com clima de interior, onde a vida corre mais mansa e o estresse não é bem-vindo. Não tem trânsito, não tem fila, não tem perrengue. Não tem nem mosquito!

Há apenas longos dias de calor e descanso na areia, pontuado aqui e ali por deliciosos passeios de barco e caminhadas por trechos da Floresta Amazônica. Da cidade, você tem acesso à fantástica Ilha do Amor, cartão-postal e mais simbólica das fotos de Alter do Chão. Ela fica logo em frente à orla e, no período de seca, você pode chegar a ela até mesmo a pé. De barco, as possibilidades se multiplicam ao infinito. Há dezenas e dezenas de praia de rio espalhadas pela região, seja com estrutura turística ou absolutamente desertas. E não importa em qual delas você decidir passar o seu dia, as águas do Tapajós, limpíssimas, calmas e mornas, te recebem como um abraço em meio ao úmido calor amazônico. E, com um pouco de sorte, te presenteia com a visão do cada vez mais raro boto rosa. A cerveja é gelada e barata; a culinária é baseada em muito peixe fresco e frutos do mar.

Mas, apesar do que disse o ‘Guardian’, nosso Caribe amazônico não tem muito a ver com o Caribe original. A água do Tapajós com certeza não tem aqueles tons de azul e verde que são quase fluorescentes. É transparente e, dependendo da luz, adquire tons de verde, azul escuro e amarelo brilhante. A areia também não é branquinha estilo talco, como a das ilhas do Mar das Caraíbas, e sim dourada. Muito bonito, só que uma maneira diferente (não se preocupe que suas fotos de Alter do Chão vão ser tão lindas quanto a dos seus amigos que foram ao Caribe!). Mas em Alter não tem aquele vento chatíssimo que sopra forte quase o tempo todo por lá, nem o mar gelado que encontramos em algumas de suas praias e passeios. Não tem que pagar uma fortuna para ter acesso à praia privada de um resort ‘all inclusive’.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Também não tem que ter passaporte, tirar visto, nem comprar dólar para conhecer. Ou seja, não passa nem perto de ser o Caribe. É muito MELHOR que o Caribe! E tá aqui na nossa casa, embora o trajeto para chegar lá seja um tanto tortuoso. É preciso voar até Belém ou Manaus e, de lá, para Santarém (PA), de onde se sai de ônibus, transfer ou carro alugado para percorrer os 38 quilômetros de estrada – asfaltada – que separam as duas cidades. Mas garantimos que vale a pena! Enquanto você não arruma as malas e embarca, viaje aqui no computador com a gente em 85 fotos de Alter do Chão!

*** O Escolha Viajar esteve em Alter do Chão em setembro de 2018 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

4 comentários

Benevenuto de Almeida Filho 26 de maio de 2021 - 19:47

Parabéns…!! Excelentes explicações….Claras e objetivas..!!! Entretanto, irei me programar e ver como devo fazer..?? Pois vivo em Stª Catarina, Criciúma, e desejo curtir os excelentes rios, na época da mare baixa..!! Creio que às melhores opções, para não ter grandes horas de barco.. Seria ir direto para Santarém, isto è.. Saindo de Guarulhos…?? Caso os amigos tenham, melhores opções..?? Por favor, me orientem..!! Mto obrigado.. Abs até..!!!

Responder
Escolha Viajar 29 de maio de 2021 - 17:50

Olá, Benevenuto!
A forma mais prática e rápida de chegar a Alter do Chão é de avião mesmo, hehe. Você pode voar de Santa Catarina para Guarulhos (SP) ou Brasília, de onde partem voos diretos para Santarém (PA). Para ir de Santarém a Alter, ligue para o seu hotel antes da viagem e contrate um transfer de carro. Eles te buscam no aeroporto sem nenhum problema e te deixam em Alter em cerca de 45 minutos.
Um grande abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Matilde Raizze 26 de janeiro de 2021 - 23:34

Pra que caribe com um cenário desse…

Responder
Escolha Viajar 30 de janeiro de 2021 - 15:01

Olá, Matilde!
Muito obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um grande abraço,
Tici&Marquinhos

Responder

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais