Escolha Viajar

Como tirar visto de turismo para Austrália passo a passo [guia completo]

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Existem apenas 31 países no mundo que exigem visto prévio para a entrada de brasileiros em suas fronteiras, e a Austrália é um deles. Além de ser muito procurada por jovens em busca de intercâmbio para aprender inglês, o país ainda é um prato cheio para o turismo. Suas dimensões continentais abrigam desde praias paradisíacas sob o sol tropical até um deserto vermelho, montanhas nevadas para o esqui, vales de vinhedos, cidades cosmopolitas e uma das faunas mais curiosas do planeta. Ficou com água na boca? Pois não se preocupe, o processo australiano é simples – apesar de um pouco longo -, e você pode fazer tudo online. Confira passo a passo, e com figurinhas, como tirar visto de turismo para Austrália.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR NA AUSTRÁLIA gastando pouco
⇒ GUIA DE VIAGEM AUSTRÁLIA: Tudo que você precisa saber!

Mas antes, saiba que o Visto de Visitante (Categoria Turismo – subclasse 600) vale para quem vai viajar a passeio ou estudos por até três meses. Ele não permite que você trabalhe! Se pretende ficar mais tempo ou trabalhar, terá que pedir outro tipo de visto – mais informações estão disponíveis no site da Embaixada da Austrália no Brasil. Para conseguir autorização para entrar na terra dos cangurus a passeio, você precisa provar, através de uma série de documentos obrigatórios ou auxiliares, que não é um imigrante.

Os papéis obrigatórios são: cópia autenticada da página do passaporte onde constam seus dados (aquela da foto), uma foto 3 x 4 em que apareçam apenas seu rosto e corpo contra um fundo branco e uma cópia autenticada da sua certidão de nascimento. Se tiver servido no Exército, precisa também da cópia autenticada da dispensa.

Os documentos auxiliares são todos aqueles que podem provar que você tem vínculos com o Brasil e não pretende imigrar para a Austrália: carta da empresa em inglês registrando que você tem emprego lá e que estará de férias no período em que vai viajar; os três últimos holerites, os três últimos extratos bancários (da conta corrente, poupança e investimento, se tiver), os três últimos extratos dos seus cartões de crédito, seu imposto de renda, registro de imóveis no Brasil, registro de empresa em seu nome ou como sócio, passagem aérea de ida e VOLTA, comprovantes de passeios e reservas de hotéis, comprovante de matrícula em escola por até 3 meses (para quem vai estudar), carta-convite de parentes ou amigos dizendo que você vai ficar hospedado lá enquanto estiver no país  etc. Providencie todos que se aplicam ao seu caso de forma digital ANTES de pedir o visto.

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

Sobre a carta-convite, é importante observar que não se trata simplesmente de uma carta comum assinada pelos amigos ou parentes que vão receber você na Austrália. Trata-se de um documento oficial e ela deve ser produzida no formato de uma ‘Statutory Declaration’. Mas não é obrigatório apresentá-la, desde que você considere que seus demais comprovantes são suficientes para mostrar que você estará no país apenas de passagem.

Se o postulante ao visto for menor de idade e vai viajar sem um ou ambos os pais ou responsáveis legais, é preciso reunir ainda mais documentação. Você deve preencher o formulário 1229 e providenciar uma cópia autenticada da certidão de nascimento do menor, uma cópia autenticada do documento de identidade de cada um dos pais e/ou responsáveis legais que tenham assinado o 1229 (as assinaturas nos documentos devem ser compatíveis com as do formulário); e ainda uma cópia autenticada da autorização de viagem ao exterior. Se o menor de idade for viajar sem a presença de nenhum dos pais ou responsáveis, é necessário preencher ainda o formulário 1257 nomeando uma pessoa maior de 21 anos que esteja na Austrália junto com ele como o responsável pela criança ou jovem durante a viagem.

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com

Com os documentos na mão (ou no PC), vamos à parte braçal do pedido: preencher o formulário online. Você deve acessar o site immi.gov.au e criar uma conta no seu nome. Através dela, você vai preencher o formulário online, anexar os documentos e acompanhar a evolução do seu pedido de visto. A página está toda em inglês, mas existe um documento em português para auxiliar com a tradução aqui.

Criada sua conta, você vai iniciar um pedido de Visitor Visa (600) e receberá um número para ele. Clique no número para iniciar o formulário online. Lembre de escrever sempre usando os padrões em inglês, isso quer dizer sem acentuação ou cedilha (nossas informações pessoais foram apagadas das telas, mas qualquer dúvida sobre como preencher isso pode ser deixada nos comentários).


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 1

Na primeira tela será perguntado: se você está fora da Austrália (no nosso caso, ‘Yes’), o país onde você mora (Brazil), se você é cidadão desse país (Citizen) ou se apenas mora lá no momento, qual tipo de visto está pedindo (Tourism/Visit family or friends), que você liste todos os motivos para estar viajando para a Austrália – se estiver apenas visitando, deixe só ‘Tourism’; se for estudar também, marque mais de uma opção -, as datas em que você pretende estar na Austrália e por qual motivo (em inglês), se você está pedindo o visto com outra pessoa ou sozinho e se você é membro do corpo diplomático do Brasil (a imagem cortou, mas você deve marcar ‘No’).

Se, assim como eu e o Marquinhos, você estiver pedindo o visto junto com seu namorado/noivo/marido/filho ou outros familiares, você vai responder Yes na parte ‘Group processing’ e vai dar um nome a esse grupo. O nosso era RTW. Todas as pessoas desse grupo devem colocar o mesmo nome em seus pedidos de visto. Você pode usar uma única ImmiAccount para criar vários formulários de visto, para você e demais companheiros de viagem, mas cada pessoa que vai viajar deve ter seu próprio formulário individual e pagar a taxa também! Você, seu marido, seu filho, seus amigos, cada um precisa preencher a papelada individualmente. Já se estiver pedindo o visto sozinho, basta marcar ‘No’.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 2

Na segunda tela, você vai colocar o(s) seu(s) sobrenome(s) e seu(s) nome(s) de batismo exatamente como estão no seu passaporte. Marque seu sexo e a data do seu nascimento. Preencha o número do seu passaporte, o país em que ele foi emitido (Brazil), sua nacionalidade (Brazil), a data de expedição do passaporte, a data de validade do passaporte (lembrando que ela deve ser de pelo menos seis meses depois de você deixar a Austrália) e quem emitiu o documento. Coloque Brazil/o órgão que consta lá na página da foto do seu passaporte. No meu caso, é SR/DPF/SP. Em ‘Place of birth’ você vai clocar a cidade onde nasceu, o estado e o país (Brazil).

Em ‘Relathionship status’ você vai dizer se é casado, noivo (o nosso caso, ‘engaged’), divorciado, viúvo ou se nunca foi casado. Você deve optar por esse último se for solteiro ou estiver apenas namorando. Em ‘Other names’, você deve dizer se já teve outro nome e qual foi. No nosso caso a resposta era ‘No’, mas se você mudou o nome quando casou ou separou, deve responder ‘Yes’.

Continuando a segunda tela, mais abaixo, você vai responder, em ‘citizenship’, se é cidadão do país onde foi emitido o passaporte (Yes) e se é também cidadão de algum outro país (‘No’, a não ser que você tenha dupla nacionalidade). Em ‘other passports’, você deve responder se tem outro passaporte. Se você é apenas cidadão brasileiro, como nós, marque ‘No’. Se tem dupla nacionalidade, sinalize ‘Yes’ e preencha os dados do seu outro documento de viagem.

Em ‘national identify documents’, você vai colocar o tipo de documento que você usa no Brasil. Coloque ‘National identify document’ se for a carteira de identidade, como nós, ou ‘Certify of birth’ para o caso de menores que ainda não tenham documento próprio. Por último, o governo australiano quer saber se você pediu visto por lá nos últimos 12 meses. No nosso caso, ‘No’.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 3

Na terceira tela, você vai apenas conferir seus dados e dar ‘Yes’ se estiver tudo certo, ou ‘No’ se precisar voltar e corrigir alguma coisa.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 4

Na quarta tela, você deve responder se há outras pessoas viajando para a Austrália junto com você. Se não, responda ‘No’. Se sim, responda ‘Yes’ como nós e preencha o campo com nome, data de nascimento e o relacionamento de cada pessoa com você (na figura aparece ‘Fiance’, noivo). Nós somos apenas dois, mas se você estiver viajando com mais pessoas, vá adicionando campos até colocar todas.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 5

Na quinta tela, você vai preencher seus dados de moradia. O país (Brazil), o endereço da sua casa, o bairro/cidade, o estado (no nosso caso, São Paulo) e o CEP. Em seguida, preencha seus telefones de contato de casa, do trabalho e celular. Sempre coloque o código do país (55) e da cidade antes do número.

Em ‘Postal Adress’ você vai responder se o endereço para correspondência é o mesmo da sua casa (‘Yes’, a não ser que você prefira deixar outro, então marque ‘No’ e insira o novo endereço). Em ‘eletronic communication’, o governo australiano pede autorização para se comunicar com você por e-mail ou fax. Coloque ‘Yes’ e preencha seu endereço de e-mail e/ou número de fax (não precisa ser os dois).


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 6

Na sexta tela, você vai dizer se autoriza outra pessoa a receber correspondência em seu nome. Nós respondemos ‘No’ porque toda comunicação sobre o visto é feita por e-mail, mas, se quiser colocar, basta marcar ‘Yes’ e preencher com os dados da pessoa autorizada.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 7

Na sétima tela, você vai dizer quem são seus parentes diretos que vivem no Brasil e que não estarão viajando com você para a Austrália. Só é preciso preencher pais, irmãos e filhos. Vá adicionando os membros da família e preenchendo nome, sobrenome, data de nascimento e grau de parentesco com você. No meu caso eram três pessoas – pais e uma irmã. Lembre-se que ‘pais’ em inglês é ‘parents’ 😉 .


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 8

Na oitava tela, você vai fornecer os detalhes da sua viagem à Austrália. Vai dizer a data da chegada, a data da saída e qual o período de permanência no país (‘Up to 3 months’, ou ‘até três meses’). Em ‘multiple entries’, você deve dizer se pretende entrar mais de uma vez no país durante o período de vigência do visto. Provavelmente será ‘No’, mas se, como nós, você precisar entrar mais de uma vez, marque ‘Yes’ e preencha a data da entrada extra e o motivo dela.

Nós tivemos que voltar à Austrália porque nosso voo entre as Ilhas Fiji e a Ilha de Bali parou em Sydney e houve troca de companhia aérea. As duas últimas perguntas são se você vai estudar enquanto estiver no país e se tem parentes ou amigos morando na Austrália. No nosso caso, a resposta foi ‘No’, mas se a sua for ‘Yes’, preencha os dados solicitados.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 9

Na nona tela, você preencherá os dados do seu emprego no Brasil. Primeiro, se está empregado, se é autônomo (‘self employed’, que é o nosso caso), se está aposentado, desempregado ou é estudante. Estar desempregado não impede você de entrar na Austrália, desde que seus outros documentos comprovem que você tem dinheiro para pagar a viagem e que não tem intenção de ficar lá. Em ‘occupation grouping’ você vai dizer se é membro do governo, da igreja, de instituições ou um profissional comum, como é o nosso caso (‘professionals’). ‘Organization’ é o nome da empresa onde você trabalha. Preencha em seguida a data em que começou a trabalhar lá.

Em ‘Organization adress’ você deve colocar seu endereço de trabalho, começando por país (Brazil), rua e complementos, bairro/cidade, estado (São Paulo para nós) e o CEP. Em seguida, os telefones de contato na empresa e celular profissional, colocando sempre o código do país (55) e o da cidade antes. Em ‘eletronic communication’ coloque seu e-mai de trabalho e o fax da empresa, se houver.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 10

Na décima tela, você vai responder quem está pagando pela sua viagem: você mesmo – ‘self funded’ -, sua empresa – ‘current overseas employer’ -, outra organização – ‘other organisation’ -, ou outra pessoa – ‘other person’ (se está viajando bancado pelos pais, você deve marcar essa). Em seguida, você terá de dizer, em inglês, quais fundos têm para pagar a viagem.

Cite aqui quantos dólares já comprou ou quanto dinheiro guardou para comprar, se esse dinheiro está na sua conta, poupança ou investimento. Cite ainda seus cartões de crédito e qual o limite que eles têm. Lembre-se que essas informações devem ser confirmadas através daqueles documentos que falamos lá no início. Se disser que tem uma poupança com R$ 10 mil para a viagem, esse dinheiro tem que aparecer no seu extrato bancário.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 11

Na décima primeira tela, você dará suas declarações de saúde. Se viveu por mais de três meses em algum outro país que não o Brasil (No), se pretende utilizar hospitais ou serviços de saúde australianos (No) e se pretende estudar na área médica enquanto estiver na Austrália (No). A partir daqui virão uma série de perguntas sobre sua condição médica, se já teve tuberculose ou contato com tuberculosos, se pretende fazer algum tratamento na Austrália etc etc etc. Marque tudo ‘No’ e siga em frente.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 12

Na décima segunda tela, você fornece suas informações criminais. Se já foi julgado por crimes de guerra, tráfico de pessoas, se já foi expulso de outro país etc etc etc. Marque tudo ‘No’ (pelo menos assim esperamos, hehe) e siga em frente.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 13

Na décima terceira tela, você vai declarar que todas as informações prestadas no pedido de visto são verdadeiras, que você entende que não pode ficar no país etc etc etc. Marque tudo ‘Yes’ e siga em frente.


Como tirar visto de turismo para Austrália: TELA 14

A décima quarta e última tela é a revisão. Confira tudo que você respondeu, ‘tim tim’ por ‘tim tim’, corrija os erros e confirme quando estiver tudo certo. Aparecerá então uma tela perguntando se você está pronto para pagar e submeter seu pedido ao governo australiano. Se estiver, dê ‘submit now’.

Abrirá então a tela de pagamento, que deve ser feito com cartão de crédito internacional. O preço do visto de turista para brasileiros é de AU$ 140 (mais 1% se o pagamento for feito com cartões de crédito Visa ou Master). Preencha os dados, pague e eles emitirão o recibo.

A partir de agora, seu pedido de visto já está nas mãos do governo australiano. Resta entrar na sua conta, que agora aparecerá com o status ‘in process’ e anexar os documentos que você separou lá no começo. Você precisa clicar no seu ‘reference number’, o que vai abrir uma página com as informações sobre o seu pedido de visto. Nessa página, no canto superior direito, você vai ver a sessão para ‘attach documents’. Comece pelos obrigatórios: ‘birth of age evidence’ é sua certidão de nascimento, ‘travel document’ é o seu passaporte e ‘photograph – passport’ é a sua foto 3X4. Se tiver dispensa de serviço militar, coloque em ‘evidence of military discharge’.

Depois, passe aos auxiliares. Basicamente entram todos em ‘evidence of financial capacity – personal’ e ‘evidence of temporary stay’. No primeiro, vão seus documentos bancários que atestam a capacidade de sustentar sua viagem para a Austrália. No segundo, os documentos da sua viagem, como passagens e reservas, que provam que a sua estadia é temporária. Se tiver dúvidas sobre onde classificar cada documento, jogue no Google Tradutor sem vergonha nenhuma.

Agora acabou! Em um prazo médio de 20 a 36 dias úteis, você receberá no seu e-mail a resposta do pedido de visto. Não é preciso fazer nada com ele – nem imprimir, nem colar no passaporte -, apenas o mantenha guardado em caso de qualquer emergência. A liberação está associada ao número do seu passaporte e será registrada automaticamente pelo governo australiano no momento da imigração.

A partir da data de emissão, você terá até seis meses para entrar na Austrália, e mais 90 dias para permanecer lá. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone do Serviço de Informação para Visto Australiano: 00 (operadora) 1 905 280 1437 (custo de ligação internacional para o Canadá). O horário de atendimento é das 10h às 17h, no fuso de Otawa (Canadá). Boa sorte!

Sair da versão mobile