Página inicial OceaniaAustrália Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Escolha Viajar
Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saber

A Austrália é uma ilha de 7.692.024 quilômetros quadrados, sendo o sexto maior país do mundo em território, logo atrás do Brasil. E as semelhanças com este país da Oceania não param por aí. Assim como o Brasil, a Austrália foi abençoada por Deus e é bonita por natureza. Suas dimensões continentais abrigam desde praias paradisíacas sob o sol tropical até um deserto vermelho, montanhas nevadas para o esqui, vales de vinhedos, inusitadas ilhas de areias ou pinguins e uma das faunas mais curiosas do planeta. Tudo isso pontilhado por cidades cosmopolitas e com infraestrutura de primeiro mundo, como a gigante Sydney e a europeia Melbourne. O país também lembra o Brasil na grande variedade de climas, longos deslocamentos e alto custo para o turismo.

Basicamente, nada é de graça na terra dos cangurus, a não ser ir à praia. Além disso, os ingressos e tours não costumam ter preços amigáveis, principalmente aqueles que levam você para atrações naturais, como a Grande Barreira de Corais ou Fraser Island. Falando em atrações, é tanta coisa espalhada por uma distância tão grande que você fica perdido na hora de montar um roteiro de viagem, embora a grande maioria dos pontos de interesse esteja localizado na costa leste. Mas nem só de semelhanças vivem Brasil e Austrália. Nossas diferentes colonizações – portuguesa X britânica – abriram alguns abismos culturais entre os dois países. Por tudo isso, confira tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este pedaço tão distante do mundo no:

Guia de Viagem Austrália do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDI da Austrália – 61
Ligações a cobrar via Embratel (Brasil Direto) – 0800 99 00 55

VOLTAGEM E TOMADAS: 220 volts, com tomadas de dois furos chatos lado a lado – em ângulo inclinado – e um terceiro furo chato no meio e abaixo (tipo I). Todos os aparelhos brasileiros precisam de adaptador. Clique aqui para ver os tipos e saber mais sobre as tomadas de cada país.

COMO CHEGAR: Não há voos diretos entre o Brasil e a Austrália. O meio mais rápido de chegar até a terra dos cangurus é via Santiago (Chile), de onde a LATAN opera o trajeto com uma parada em Auckland (Nova Zelândia). No total, são 19h30 de viagem. Há escalas alternativas em Lima, Buenos Aires e Estados Unidos; ou ainda a rota pelo outro lado do mundo, parando em Dubai ou na África do Sul. Em alguns casos, o preço sai quase pela metade do voo da LATAN, mas a duração da viagem pode chegar a 45 horas!

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

CLIMA: Planejar uma viagem para a Austrália considerando esse fator pode ser um quebra-cabeça e tanto! Devido ao seu tamanho e variação climática, é preciso saber exatamente quais locais vai visitar para ter uma ideia de como estará o tempo em cada época do ano. Norte e Nordeste do país têm clima tropical: calor quase o ano todo e muita, mas MUITA chuva no verão (dezembro-março). Já o Sudeste apresenta quatro estações bem definidas e chuvas também no verão. Mas, quanto mais para o sul do mapa, maior a chance de frio e neve com a proximidade do inverno (junho-agosto), que é também a época mais molhada do ano.

Enquanto isso, o centro e oeste do país estão sujeitos ao clima desértico, em que não chove quase nunca. Para tentar exemplificar melhor, usamos algumas das cidades mais procuradas por turistas na Austrália. Em Brisbane, que fica no estado de Queensland junto com Cairns e Whitsunday, as temperaturas médias mínimas e máximas variam de 20ºC a 30ºC no verão e de 10ºC a 26ºC no inverno. O período de chuvas vai de dezembro a março. Em Sydney, que fica no estado de New South Wales junto com a Gold Coast, as temperaturas médias mínimas e máximas variam de 18ºC a 27ºC no verão e de 8ºC a 22ºC no inverno.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

O período de chuvas vai de dezembro a março. Em Melbourne, que fica no estado de Victoria, ao sul de New South Wales, as temperaturas médias mínimas e máximas variam de 14ºC a 27ºC no verão e de 7ºC a 18ºC no inverno. O período de chuvas vai de junho a setembro. Na parte montanhosa do estado funcionam estações de esqui. Por isso tudo, a melhor coisa a se fazer antes de viajar para a Austrália é traçar um roteiro. Decididos os lugares que vai visitar, pesquise o clima em cada um deles e faça um balanço sobre qual a melhor época para viajar com base naquilo que você mais gosta: frio, praia, sol, neve, chuva etc.

FUSO HORÁRIO: 13 horas a mais que o horário de Brasília em Sydney e todas as localidades turísticas do leste da Austrália. Durante o horário de verão local, a diferença aumenta para 14 horas. Mas, como a época da mudança de horário coincide com a do Brasil, pode ocorrer de não haver diferença dependendo da data da viagem, já que nós também adiantamos nossos relógios em uma hora por aqui. Em Adelaide (extremo sul) e Darwin (extremo norte), o fuso cai para 12 horas a mais que o horário de Brasília. Em Perth, a maior cidade da costa oeste, para 11 horas.

QUANTO TEMPO FICAR: Este país da Oceania, assim como o Brasil, tem o tamanho de um continente inteiro. Portanto, se você quer conhecer a Austrália, ou pelo menos a parte mais turística dela, prepare-se para uma viagem gigantesca. Quer você vá percorrer o território de ônibus, quer de avião, as distâncias são longas e você vai precisar reservar boa parte do seu tempo apenas para deslocamentos.

Estamos falando de, no mínimo, 20 dias para percorrer a costa leste do país, onde ficam as principais praias, cidades e atrações turísticas. Entre elas estão Melbourne, Sydney, Gold Coast, Ilhas Whitsunday – onde fica a famosa praia de Whitehaven -, Ilha Fraser, a Grande Barreira de Corais e a Great Ocean Road. Se você quiser estender o roteiro para o interior do país, onde fica o famoso ‘outback’, ou deserto, pode colocar mais quatro dias na conta. Se quiser ir até Perth, lá na costa oeste, são outros quatro etc.

Se você tiver menos de 20 dias disponíveis para viajar, use a seguinte referência para montar um roteiro de acordo com suas preferências: quatro dias para conhecer Sydney, dois dias para conhecer Melbourne (um deles na Great Ocean Road), quatro dias para conhecer Cairns e mergulhar na Grande Barreira de Corais, três dias para Rainbow Beach (dois deles em Fraser Island), um dia para Byron Bay e dois dias para Ilhas Whitsunday. Esses são os mínimos, você sempre pode – e deve – ficar mais se quiser e/ou gostar. E não esqueça de acrescentar um dia para deslocamento entre cada localidade.

MOEDA: Dólar australiano, sendo que US$ 1 = 1,35 AUD  e R$ 1 = 0,40 AUD (cotações de abril de 2017). 

DOCUMENTOS: Brasileiros precisam de visto prévio para viagens a turismo – por até 90 dias – para a Austrália, além de tomar a vacina contra a febre amarela. O pedido de Visto de Visitante (Categoria Turismo – subclasse 600) é feito através de um formulário eletrônico a ser preenchido em inglês no site da embaixada e pagamento da taxa de solicitação (135 dólares australianos). O questionário é longo e você vai precisar anexar uma série de documentos para mostrar ao governo australiano que não está imigrando ilegalmente.

Entre eles estão foto, documentos de identidade, passagens, reservas de hotéis, vínculos com o Brasil como certidão de casamento ou atestado de emprego/matrícula, comprovantes de renda para pagar a viagem e bens. A resposta chega no seu e-mail em cerca de 30 dias. Uma vez autorizada a entrada no país, você só precisa apresentar o passaporte e o certificado internacional de vacinação quando chegar à Austrália. Confira aqui passo a passo como tirar o visto de turismo. E aqui como fazer a vacina contra febre amarela.

Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberO que fazer na Austrália:

Que tal relaxar nas praias mais lindas do mundo? Nadar na Barreira de Corais? Abraçar um coala fofo? Veja 10 atrações da Austrália que você não pode perder!

⇒ Confira aqui 10 atrações imperdíveis


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberOnde se hospedar na Austrália:

Achar onde ficar na Austrália e gastar pouco não é fácil. Mas, após duas longas viagens pelo país, indicamos hostels com bom custo-benefício em seis cidades.

⇒ Confira aqui onde se hospedar


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberQuanto custa viajar para Austrália:

Tudo relacionado ao turismo é caro na terra dos cangurus. Por isso, é bom saber quanto custa viajar para Austrália e economizar bastante antes de embarcar.

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberDicas da Austrália que você precisa saber:

Gigantes e bonitos por natureza, Austrália e Brasil têm muitas semelhanças, e também diferenças. Veja 10 dicas da Austrália que você precisa saber ao viajar.

⇒ Confira aqui as dicas essenciais


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberRoteiro de viagem pela Austrália:

Em se tratando de um país de dimensões continentais, não é fácil montar um roteiro de viagem pela Austrália. Veja nossa sugestão de 22 dias pela costa leste.

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro

 


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberConheça a Austrália em 100 fotos:

‘Viaje’ com o Desempacotados pela costa leste australiana, desde Cairns, no norte tropical, até Melbourne, no sul temperado. Veja 100 fotos da Austrália!

⇒ Confira aqui 100 fotos do país

 


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberComo tirar visto de turismo:

Brasileiros precisam de visto para viajar à terra dos cangurus. Confira passo a passo, e com figurinhas, como tirar visto de turismo para Austrália.

⇒ Confira aqui como tirar o visto

 


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberComo visitar Whitehaven:

Figurinha fácil na lista de praias mais lindas do mundo, a australiana Whitehaven faz jus ao título com 7 km de areias brancas. Veja como visitar Whitehaven.

⇒ Confira aqui como visitar Whitehaven

 


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberComo visitar Blue Mountains:

O parque Blue Mountains é um bate-volta imperdível para quem viaja a Sydney, com suas montanhas sem fim e cachoeiras. Confira como visitar Blue Mountains.

⇒ Confira aqui como visitar Blue Mountains

 


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberConheça o Ano Novo de Sydney:

Mais de um milhão de pessoas se dirigem à Baía de Sydney todo 31 de dezembro para uma das maiores festas de Réveillon do mundo. Conheça o Ano Novo de Sydney!

⇒ Confira aqui o Ano Novo de Sydney


Guia de Viagem Austrália: Tudo que você precisa saberConheça Sydney em 55 fotos:

Imagine uma metrópole com a diversidade cultural e gastronômica de NY, vida selvagem única no planeta e praias belas como as do Rio. Veja 55 fotos de Sydney

⇒ Confira aqui 55 fotos da cidade

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais