Escolha Viajar

Como visitar Monsaraz, a mais encantadora vila medieval de Portugal

Vilarejo medieval de Monsaraz, em Portugal

Quando o carro vai se aproximando pela estrada N256, você até pisca uma ou duas vezes para acreditar no que está vendo. No topo de uma colina, cercada pelos característicos campos dourados do Alentejo, você avista um minúsculo vilarejo de casinhas brancas cercadas por muralhas e dominado por um castelo. Esta é Monsaraz, uma antiga cidade fortificada que ainda vigia a fronteira entre Portugal e a Espanha. Debruçado sobre o Rio Guadiana, o vilarejo resistiu aos ataques inimigos e também à passagem dos anos, parecendo ter parado em algum momento no tempo muito longe do hoje. E esse é sem dúvida o charme essencial do lugar, que pode ser descrito como a mais encantadora vila medieval de Portugal!

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM PORTUGAL e gastar pouco dinheiro
⇒ GUIA DE VIAGEM PORTUGAL: Tudo que você precisa saber!

Apesar disso, são poucos os viajantes que chegam até a cidadezinha, que fica totalmente fora da rota das multidões que tomaram de assalto as regiões de Lisboa, Porto, Algarve e outras localidades mais turísticas do país. Hoje, apenas 800 pessoas habitam o vilarejo, número acrescido por algumas poucas dúzias de visitantes que passam uma manhã ou tarde por lá. O que só torna o passeio ainda mais interessante já que, depois de alguns dias em Portugal, você provavelmente estará cansado de visitar cidades e lugares superlotados. Até porque Monsaraz é tão pequena que não suportaria o turismo de massa, tendo uma área de apenas 88 km², hehe.

Mas tamanho não é documento, como já dizia o ditado, e, apesar de não ter muitas atrações, este é um daqueles lugares gostosos onde você tem vontade passar horas a fio e tirar milhares de fotos. Mas quem se delicia com o silêncio e paz do meio de uma tarde de verão, nem imagina que este vilarejo já viveu dias muito turbulentos. Sua história como território português já começou com sangue e guerra, tendo sido conquistado das mãos dos mouros em 1167. No entanto, após a derrota sofrida em Badajoz, a coroa portuguesa perde novamente a vila fortificada para o território muçulmano. Ela só será recuperada em em 1232 por D. Sancho II com o apoio dos Cavaleiros Templários, que passam a administrá-la.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Em 1381, um novo e inesperado ataque partiu dos soldados do aliado inglês Conde de Cambridge. Irritados com o fim do noivado do mesmo com a filha do rei português e com a falta de pagamento, eles descarregaram sua fúria sobre Monsaraz. Mas, como se pode ver, a cidade resistiu a mais esta e muitas outras batalhas depois, permanecendo intacta até hoje. Para começar seu passeio por este museu medieval a céu aberto, adentre em Monsaraz pela simples mas imponente Porta da Vila, em forma de arco gótico e protegida por dois torreões. Passe pela fonte e siga acompanhando as muralhas pela via à sua direita. Existem apenas duas ruas que cortam toda o vilarejo, então não há como errar, hehe.

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

Caminhe devagar pela ruela estreita e delicie-se com as casinhas baixas caiadas de branco e adornadas com brasões, construídas nos séculos XVII e XVIII. Namore as lojinhas que vendem o colorido artesanato alentejano e o vinho da região – o Reserva Monsaraz. Em poucos ou alguns minutos de caminhada – dependendo do seu ritmo de passeio e da quantidade de fotos de tira -, você chegará ao castelo, que é na verdade apenas um torreão. Construído por D. Dinis no século XIV, passou a servir como uma espécie de praça de touros onde, anualmente, é celebrada uma tradicional tourada em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Não é preciso pagar nada para entrar no castelo e, do alto dos seus muros, descortinam-se vistas deslumbrantes dos campos e da Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Depois disso, siga pela rua central da vila até vislumbrar a Igreja Matriz – do século XVI – e seu Pelourinho em mármore branco. No fim da via, você terá chegado de volta à porta por onde entrou. Uma visita completa não demora mais do que duas horas. Para encerrar o passeio dentro da cidade murada, escolha um restaurante para desfrutar da sensacional culinária do Alentejo. Se tiver a oportunidade, fique até o entardecer, pois dizem que ver o pôr do sol do alto da cidade é muito bonito (infelizmente, não tivemos essa oportunidade).

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com

Monsaraz – Arredores

Para completar o passeio à Monsaraz, existem algumas atrações que você pode visitar a poucos minutos de carro da vila fortificada. Entre elas está a praia fluvial, no lago da Barragem de Alqueva, que fica a apenas cinco quilômetros de distância. Ela conta com toda a infraestrutura de uma praia tradicional e é muito indicada para refrescar quem enfrenta o calor senegalês do verão em Portugal para conhecer a região. Outra atração nas proximidades é o Cromeleque do Xerez, um círculo de pedras que fica a dois quilômetros da vila. Erguido entre o início do 4º e meados do 3º milênio AC, este monumento megalítico é composto por 50 menires de granito de até 1,50 metros e um menir central de 4 metros.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Monsaraz – Como chegar

Monsaraz está localizada no extremo leste da região do Alentejo, centro-sul de Portugal. O vilarejo fica 185 quilômetros a leste da capital do país, Lisboa; 233 quilômetros ao norte de Faro, a maior cidade do Algarve; e 54 quilômetros a leste de Évora, o principal município alentejano. É esta última que se costuma usar como base para visitar a região e fazer passeios de bate-volta até Monsaraz. Isso porque, além de muito próxima, Évora é a cidade mais turística da região. Se você está com um veículo alugado, é só setar a vila fortificada no seu GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas.

⇒ Reserve já seu hotel em Monsaraz e garanta os melhores preços! ⇐

Há estacionamentos gratuitos onde deixar o carro logo do lado de fora das muralhas, a poucos passos da Porta da Vila, já que veículos são proibidos de circular na cidade. Quer fazer uma cotação de aluguel? Clique aqui! Para quem não vai viajar com automóvel, há tours de um dia que saem de Évora e vão até Monsaraz e outras atrações locais, como Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval e Mourão. Consulte seu hotel sobre passeios do tipo. Para quem precisa chegar a Monsaraz via transporte público, a primeira opção é pegar um ônibus intermunicipal de Évora até Reguengos de Monsaraz e, de lá, tomar um táxi para percorrer os 15 quilômetros de distância restantes.

Os coletivos da Rede Nacional de Expressos saem duas vezes por dia em cada direção e percorrem o trajeto em 35 minutos por 6 euros o trecho. O mesmo vale para quem parte de Lisboa, mas com uma viagem de 2h25 de duração e ao custo de 12,80 euros o trecho. Passagens e mais informações podem ser consultadas do site da Renex. Há ainda um ônibus local da linha 8102 que sai do terminal rodoviário de Évora e chega a Reguengos uma hora depois, com direito a algumas paradas. Veja os horários no site da empresa Rodoviária do Alentejo.

*** O Escolha Viajar este em Portugal em setembro/outubro de 2017 ***

Sair da versão mobile