Página inicial Guias de Viagem Guia de Viagem Portugal: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Guia de Viagem Portugal: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Escolha Viajar
Guia de Viagem Portugal: Tudo que você precisa saber

A crise econômica colocou Portugal no limbo dos viajantes durante muito tempo. Alguns poucos visitantes incluíam Lisboa e Porto no roteiro de uma viagem pela Espanha, e só. Mas hoje tudo mudou. Portugal sofreu um verdadeiro ‘boom’ de turismo nos últimos cinco anos e se tornou um dos países mais disputados da Europa, principalmente no verão. A principal razão disso são suas belíssimas praias, localizadas principalmente na região do Algarve, no extremo sul.

Mas nem só de paredões de rochas douradas e mar muito azul Portugal é feito. Há muito mais a ver e as atrações estão espalhadas por toda a extensão do país. Há vilas históricas que parecem ter simplesmente parado no tempo, em algum lugar da idade média, como Monsaraz. Há edifícios religiosos que são joias arquitetônicas, como o Mosteiro da Batalha. Há palácios impressionantes, como o da Pena (Sintra) e o de Queluz.

Há fortalezas como o Castelo de São Jorge, em Lisboa. Há paisagens naturais de tirar o fôlego, como os campos dourados do Alentejo e os penhascos do Cabo da Roca (Sintra). Tudo isso espalhado por um país pacato, acolhedor, com serviços de primeiro mundo e precinhos super camaradas. E ainda não mencionamos a extraordinária culinária portuguesa. Sardinha, bacalhau, caldo verde, bifana, prego, chouriço, pastel de nata e mais um sem número de delícias.

Para arrematar o cardápio, vinho do Porto no inverno e sangria no verão. E a cervejinha portuguesa também é boa que dóis. Nem preciso dizer que a melhor parte é o fato de toda essa maravilha nos ser familiar de alguma forma. Afinal, somos colônia de Portugal e reproduzimos aqui no Brasil muito do que se vê lá. Isso inclui a língua. Quem não gosta de viajar porque não fala inglês ou outros idiomas não tem desculpas para não conhecer as terras lusitanas.

Ficou com vontade de embarcar agora mesmo??? Comece a arrumar as malas e leia mais no nosso:

SEGURO SAÚDE com 5% de desconto
O Seguro Saúde é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e recomendado em viagens para o exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Guia de Viagem Portugal do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDI de Portugal – 351
Ligações a cobrar via Embratel (Brasil Direto) – 800800550

VOLTAGEM E TOMADAS: 220 volts com dois tipos de tomadas, sendo que os dois são de dois furos redondos paralelos (tipos C e F). Aparelhos brasileiros com a antiga configuração de dois pinos redondos paralelos (também tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos – com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo (tipo N) – precisam. Clique aqui para ver os tipos e saber mais sobre as tomadas de cada país.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

COMO CHEGAR: Só existe uma empresa que opera voos diretos do Brasil para Portugal e os preços não são dos mais amigáveis. Os trechos são feitos pela TAP – às vezes em parceria com a Azul – com saídas de São Paulo, Rio, Porto Alegre e Recife e outras cidades brasileiras. Do aeroporto de Guarulhos até Lisboa, a viagem dura 9h50. Do aeroporto do Galeão, são 9h40 de voo. Para maiores informações, consulte o site da TAP.

Quem quiser economizar um pouco mais na passagem vai ter que encarar pelo menos 15h30 de viagem com uma ou duas conexões em outras capitais europeias, sendo as paradas em Paris, Madri e Amsterdã as mais frequentes. Para quem já está no Velho Continente, o país é de muito fácil acesso e uma excelente opção para se incluir em um roteiro de viagem pelo sudoeste europeu, junto aos vizinhos Espanha e França.

Pelo fato de estar cercado pelo Oceano Atlântico de um lado e pela Espanha do outro, Portugal fica um tanto isolado das demais cidades turísticas populares da Europa. As mais próximas são Sevilha (Espanha), que fica a 200 quilômetros de Faro; Madri (Espanha), a 560 quilômetros de Porto; e Santiago de Compostela (Espanha), a 230 quilômetros de Porto. Para chegar de trem a Portugal há três opções.

A primeira delas é o Trenhotel Surexpreso, que faz o trajeto entre Lisboa, San Sebastián (Espanha), Irun (Espanha) e Hendaya em 13 horas. A segundo é o Trenhotel Lusitania, que vai de Madri a Lisboa passando por Ávila, Medina del Campo, Salamanca, Ciudad Rodrigo, Fuentes de Oñoro (todas na Espanha), Vilar Formoso, Guarda, Celorico da Beira, Mangualde, Santa Comba Dão, Coimbra, Pombal, Caxarias e Entroncamento (todas em Portugal).

A viagem dura 9h15 do ponto inicial ao final. A terceira opção é o Oporto/Vigo Guixar, que percorre o trajeto entre Porto (Portugal) e Vigo (Espanha), em pouco mais de duas horas. Há paradas nas cidades de Valença, Viana do Castelo e Nine, todas em Portugal. Para informações sobre preços de passagens e horários dos trens, consulte o site da Renfe. É possível ainda viajar entre os dois países de ônibus.

Para saber com exatidão as possibilidades de fazer o trecho em coletivos, o melhor é pesquisar especificamente sobre as ligações entre as duas cidades que você pretende visitar. Mas vamos dar aqui como exemplo os trechos entre Madri e Lisboa e Madri e Porto. O primeiro dura entre 8h10 e 9h25 e custa a partir de 10 euros. O segundo dura 8h40 e custa a partir de 20 euros. Para mais informações e busca por outros destinos, consulte o site da FlixBus.

Outra empresa que opera entre os dois países é a Eurolines, consulte aqui. Mas se você estiver em alguma localidade mais distante na Europa, o melhor é chegar a Portugal de avião pois os trajetos são muito rápidos e podem sair com ótimo custo-benefício. Várias empresas, inclusive ‘low costs’, realizam voos diretos para Lisboa desde Madri (1h20 de viagem), Barcelona (1h55), Paris (2h35), Roma (3h10), Londres (2h45) e muitas mais.

QUANDO VIAJAR (CLIMA): Embora seja um país bastante pequeno, como já comentamos antes, Portugal abriga uma variação climática considerável. Nas regiões mais ao sul – Algarve e Alentejo -, os invernos são suaves e os verões, extremamente quentes. Ao longo de toda a costa, as temperaturas costumam ser amenizadas pelo vento litorâneo. No centro, região onde está localizada Lisboa, as temperaturas chegam facilmente perto dos 30ºC no verão, mas os invernos são mais rigorosos, com chuva e vento.

No norte, os termômetros não sobem tanto na estação mais quente do ano, proporcionando um clima bastante agradável para o turismo. Já o inverno é duro e com ocasionais quedas de neve, principalmente nas áreas montanhosas. Mas nada que se compare aos rigores da estação mais fria do ano no centro/norte da Europa, é claro. No geral, os meses mais chuvosos em Portugal são os de novembro a março, que coincidem com o fim do outono e o inverno. Já o verão é extremamente seco.

Por isso, considera-se que os melhores meses para viajar para Portugal são de de primavera, entre abril e junho, quando o frio e a chuva já foram embora, mas o calor e a umidade do ar ainda estão em níveis agradáveis. É claro que, se o seu foco for aproveitar as belíssimas praias do país, o verão também pode ser uma boa pedida. Para ajudar na sua escolha, vamos detalhar um pouco as temperaturas nas três principais cidades do norte, centro e sul do país.

Na capital, Lisboa (centro), os termômetros oscilam entre a média mínima de 8,5ºC e a média máxima de 14,5ºC no inverno. Já no verão, os números sobem bastante, para entre 16,5º e 29ºC. Em Porto (norte), os termômetros variam de 5ºC a até 15ºC no inverno, e entre 14,5ºC e 25,5º. Em Faro, a maior cidade do Algarve, no extremo sul, as temperaturas ficam entre os 8ºC e os 17ºC em média na estação mais fria. Na mais quente, variam dos 17,5º aos 29ºC.

FUSO HORÁRIO: 3 horas a mais do que o horário de Brasília. Durante o horário de verão local, a diferença sobe para 4 horas a mais. Durante o horário de verão brasileiro, a diferença cai para 2 hora a mais.

QUANTO TEMPO FICAR: O fato de Portugal ser um país bem pequeno engana muita gente. Afinal, não é preciso muito tempo para conhecer uma área do tamanho de Santa Catarina, não é mesmo? Mas pode confiar no que vamos dizer: ir até lá apenas para passar dois dias em Lisboa e dois dias em Porto é um grande desperdício. Portugal é um país fantástico e merece uma viagem de respeito, de pelo menos 15 ou 20 dias.

Desde as fantásticas praias do Algarve, no sul, até os vales do Rio Douro, no norte, há muito o que ver e fazer. Para conhecer Lisboa, reserve três dias de viagem. Um para o Bairro Alto e Baixa-Chiado, outro para Belém e o terceiro para o Palácio de Queluz, o Castelo de São Jorge e bairro de Alfama. Para conhecer Porto, reserve três dias. Um para as atrações que vão da Cidade Alta ao Cais da Ribeira, outro para atravessar a ponte e conhecer o lado do Cais de Gaia e o terceiro para fazer um bate-volta até a cidade de Braga.

Para conhecer o Algarve, reserve dois dias. Um para percorrer as praias de Lagos e outro para ir a Benagil, Albandeira e Marinha. Para conhecer Évora, reserve dois dias. Um para percorrer as atrações da cidade e outro para fazer um bate-volta até a vila de Monsaraz e os megalitos de Almendres. Para conhecer a praia de Galapinhos, reserve um dia. Para conhecer Sintra, reserve dois dias.

Um para o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Cabo da Roca; e outro para Palácio Nacional, Quinta da Regaleira e Boca do Inferno. Para conhecer Óbidos, reserve um dia. Para conhecer o Santuário de Fátima e o Mosteiro da Batalha, reserve um dia (os dois ficam localizados em cidades diferentes, mas muito próximas). Para conhecer Coimbra, reserve um dia. Para conhecer Aveiro, mais um dia.

Com base nesses dados, você consegue calcular quanto tempo levará sua viagem a Portugal, dependendo das cidades e locais que decidir visitar. Não se esqueça de acrescentar um dia de deslocamento entre cada município ao cálculo. Por exemplo: se você vai ficar três dias em Lisboa e três dias em Porto, sua viagem vai durar sete dias, pois é preciso incluir na conta um dia para ir de Lisboa até Porto, sacou?

MOEDA: Euro, sendo que US$ 1 = 0,88 EUR e R$ 1 = 0,23 EUR (cotações de janeiro de 2019).

DOCUMENTOS: Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, nos 26 países europeus que fazem parte do Espaço Schengen, entre eles Portugal. Esta é uma zona de livre circulação nas fronteiras, o que quer dizer que você só carimba o passaporte no primeiro e no último país pelo qual for passar.  Além disso, é obrigatório contratar um seguro de saúde internacional no valor de 30 mil euros – faça cotação de preços aqui.

Para entrar no Schengen como turista, é preciso ter em mãos uma série de documentos para comprovar que você não está imigrando ou planejando passar mais tempo que os 90 dias permitidos:

Leve com você um passaporte válido por pelo menos seis meses, a passagem de saída do Espaço Schengen, reservas de hotéis (quem se hospeda em casa de família ou amigos deve preencher uma carta-convite própria de cada país), comprovantes de que possui renda para pagar a viagem (dinheiro, extrato dos cartões de débito ou carta do banco especificando o limite do cartão de crédito) e comprovante de que tem emprego fixo no Brasil, se for possível.

Além de conferir a documentação do viajante, as autoridades poderão fazer uma entrevista para confirmar as informações prestadas.

VACINAS: Portugal não exige nenhuma vacina dos viajantes.

Guia de Viagem Portugal - AtraçõesO que fazer em Portugal:

Na dúvida sobre o que fazer em Portugal na sua viagem? Quer ver mais que a tradicional dupla Lisboa-Porto? Confira 20 atrações do país que são imperdíveis.

⇒ Confira aqui 20 atrações imperdíveis


Guia de Viagem Portugal - HospedagemOnde se hospedar em Portugal:

É muito fácil encontrar onde ficar em Portugal a baixo custo e com mais qualidade do que em um albergue. Veja sugestões de hospedagem em 8 cidades do país.

⇒ Confira aqui onde se hospedar


Guia de Viagem Portugal - CustosQuanto custa viajar para Portugal:

Quanto custa viajar para Portugal? Menos que você imagina! Confira despesas com atrações, comida, transporte e hospedagem e comece a planejar suas economias.

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem


Guia de Viagem Portugal - DicasDicas de viagem para Portugal:

Quando viajar, quanto tempo ficar, documentação, como se locomover, como economizar e até mesmo de português. Confira 10 dicas de Portugal para a sua viagem!

⇒ Confira aqui dicas para a viagem


Guia de Viagem Portugal - RoteiroRoteiro de viagem em Portugal:

Quer conhecer este país incrível de norte a sul? Inspire-se no nosso roteiro em Portugal de 21 dias para planejar sua viagem dos sonhos por terras lusitanas.

⇒ Confira aqui roteiro de 21 dias


Guia de Viagem Portugal - FotosConheça Portugal em 100 fotos:

Portugal foi o primeiro país da Europa a levar o ‘Oscar do turismo’ de melhor destino do mundo para viajar! Descubra o motivo nestas 100 fotos de Portugal!

⇒ Confira aqui 100 fotos do país


Guia de Viagem Portugal - Praias mais bonitas6 praias mais bonitas de Portugal:

Nem só de museu e igreja vive a terra de Camões. Conheça e saiba visitar as 6 praias mais bonitas de Portugal. Algumas estão entre as mais lindas do mundo!

⇒ Veja aqui como visitar as praias


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em LisboaRoteiro de viagem em Lisboa:

Visite o centro histórico, o Castelo de São Jorge, os bairros Alto, Alfama e Belém e até o Palácio de Queluz neste roteiro em Lisboa para 1, 2 ou 3 dias.

⇒ Confira aqui roteiro de 1, 2 ou 3 dias


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em SintraRoteiro de viagem em Sintra:

Roteiro em Sintra para saber o que fazer e onde comer entre os palácios e castelos desta belíssima cidade entre as montanhas de Portugal em 48h. Com mapas!

⇒ Confira aqui roteiro de 2 dias


Guia de Viagem Portugal - Roteiro no AlgarveRoteiro de viagem no Algarve:

Saiba visitar o litoral sul de Portugal, lar de algumas das praias mais belas do mundo! Este roteiro no Algarve mostra como chegar, o que fazer e onde comer.

⇒ Confira aqui roteiro de 2 dias

 


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em PortoRoteiro de viagem em Porto:

Confira este roteiro em Porto e saiba o que fazer e onde comer na segunda maior cidade de Portugal. Tudo explicado passo a passo, rua a rua e com mapas!

⇒ Confira aqui roteiro de 2 dias


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em ÉvoraRoteiro de viagem em Évora:

Na ânsia de chegar ao Algarve, muito turista passa reto pelo Alentejo. Mas há um bom motivo para visitar a região: a bela cidade medieval e romana de Évora.

⇒ Confira aqui roteiro de 1 dia


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em CoimbraRoteiro de viagem em Coimbra:

Vá além da universidade! Neste roteiro em Coimbra mostramos o melhor da cidade para conhecer em um dia, como chegar e onde comer delícias locais portuguesas.

⇒ Confira aqui roteiro de 1 dia


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em ÓbidosRoteiro de viagem em Óbidos:

Óbidos está a menos de uma hora de distância de Lisboa e é impossível não se apaixonar por suas casinhas brancas, ruelas floridas e muralhas impressionantes!

⇒ Confira aqui roteiro de 1 dia


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em BragaRoteiro de viagem em Braga:

Além de ser agradável e cheia de história para contar, Braga abriga o famoso e incrível Santuário do Bom Jesus do Monte. Veja o que fazer em 1 dia na cidade.

⇒ Confira aqui roteiro de 1 dia


Guia de Viagem Portugal - Roteiro em AveiroRoteiro de viagem em Aveiro:

Portugal também uma cidade onde se pode passear de barco pelos canais. Conheça Aveiro, a pequena e charmosa ‘Veneza portuguesa’ e passeio ideal para um dia.

⇒ Confira aqui roteiro de 1 dia


Guia de Viagem Portugal - Como visitar MonsarazComo visitar a vila de Monsaraz:

Monsaraz é uma minúscula cidade cercada por muralhas que parece ter parado no tempo. Veja como visitar esta que é a vila medieval mais charmosa de Portugal!

⇒ Confira aqui como fazer a visita


Guia de Viagem Portugal - Como visitar o Santuário de FátimaComo visitar o Santuário de Fátima:

O Santuário de Fátima é um dos principais locais de peregrinação cristã, devoção católica e turismo religioso no mundo todo. Veja aqui como fazer sua visita

⇒ Confira aqui como fazer a visita


Guia de Viagem Portugal - Como visitar GalapinhosComo visitar a praia de Galapinhos:

Galapinhos está tão fora da rota turística que não há sequer uma placa que indique sua localização. Mas é tão linda que você vai querer ver, e não é difícil.

⇒ Confira aqui como fazer a visita


Guia de Viagem Portugal - Como visitar o Mosteiro da BatalhaComo visitar o Mosteiro da Batalha:

O Mosteiro da Batalha é uma joia arquitetônica como poucas na Europa e guardião de parte importante da história de Portugal. Não deixe fora do seu roteiro!

⇒ Confira aqui como fazer a visita


Guia de Viagem Portugal - Bate-voltas de Lisboa7 bate-voltas saindo de Lisboa:

Quer conhecer mais de Portugal sem ter que alugar carro ou ficar desfazendo mala toda hora? Veja 7 bate-voltas de Lisboa que se pode fazer de trem ou ônibus.

⇒ Confira aqui 7 passeios de 1 dia

Posts relacionados

Deixe um comentário

2 comentários

Eliana Marcia dos Santos Parrila 11 de abril de 2019 - 21:50

sou cadeirante e vou para a Europa em Julho, ficarei 20 dias. Gostaria de conhecer Madri e Barcelona na Espanha, os principais lugares de Portugal, levando em conta a minha condição física, Paris e Roma. Gostaria de saber por onde devo entrar na Europa, para que a passagem seja mais barata e qual as maneiras que devo me locomover la. Se a melhor opção for por avião, devo comprar as conexoes aqui ou la? Seria possivel montar um roteiro dos lugares que posso conhecer de cadeira de rodas?

Responder
Escolha Viajar 17 de abril de 2019 - 20:37

Olá, Eliana!
Em primeiro lugar, 20 dias para conhecer tudo o que você citou é pouquíssimo tempo, seja você cadeirante ou não. Sugiro reduzir a lista de cidades a visitar. Normalmente, as passagens são mais baratas entre Brasil e Espanha, mas o ideal é pesquisar bastante em sites como o SkyScanner ou o Viajanet e ficar atenta a possíveis ofertas para outros destinos. A melhor forma de locomoção dentro da Europa é o trem, sem dúvidas. Passagens de trem às vezes podem sair mais caras do que de avião, mas as estações costumam ser no centro das cidades e você evita os longos deslocamentos até os aeroportos. Além disso, os trens são confortáveis, charmosos e acessíveis a cadeirantes. Mas, se você quiser pesquisar deslocamentos de avião, pode usar os mesmos sites que citei antes e comprar as passagens online, aqui do Brasil mesmo. Infelizmente, nós não trabalhamos com roteiros de viagem personalizados.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder