25 cidades que transformam rios e pontes em cenários turísticos
Escolha Viajar
O que seria de Paris sem os passeios pelas margens do Rio Sena? Ou de Londres sem o Tâmisa para enfeitar as imagens aéreas do Parlamento e do Big Ben? Essas duas suposições são apenas uma amostra do quanto as paisagens urbanas ficariam modificadas sem as curvas e águas de dois dos rios mais fotogênicos do mundo.
É inegável que as cidades cortadas -ou simplesmente banhadas- por rios possuem um charme especial. Bem cuidados, eles se tornam um aliado importante para cativar turistas e transformar suas paisagens. Nos dois casos citados acima, eles fazem parte de passeios bem agradáveis para os viajantes e locais.
Na capital francesa, por exemplo, além de caminhar pelas margens do Sena, não dá para não se encantar com os passeios de bateau-mouche para observar a arquitetura das construções à beira do rio, desde a Ile de la Cité até a Torre Eifel. Já na capital inglesa, os passeios a pé à beira do Tâmisa apresenta incríveis atrações, como a Tower Bridge, o Parlamento e a London Eye.
Mas não precisamos focar apenas nos exemplos de Paris e Londres. Outras cidades europeias também ganham uma beleza diferenciada com o recorte de suas paisagens pelas curvas de seus rios. Ou daria para imaginar Praga sem suas pontes e o rio Vltava? O mesmo pode se dizer de Budapeste e o rio Danúbio. Em Portugal, o rio Douro proporciona o mesmo deslumbre na cidade do Porto.
Em outros lugares, aspectos diferentes merecem ser destacados, e não apenas o cenário. Na Índia, por exemplo, o rio Ganges, que atravessa diversas cidades do país como Varanasi, é sagrado. No Egito, o rio Nilo, que é o maior do mundo, corta o país de norte a sul e teve grande importância no desenvolvimento do país. Hoje, importantes passeios históricos são feitos por suas águas.
E como esses cenários acabam sendo inesquecíveis para os turistas, o Escolha Viajar fez uma seleção com 25 cidades que são cortadas por rios. E não dá para ter dúvida que elas ganham um aspecto diferenciado. Veja nesta galeria de fotos!
O Rio Tâmisa enfeita a paisagem de Londres do alto da London Eye (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PORTO: entre o Cais da Ribeira e a Vila Nova de Gaia, o Rio Douro atravessa a segunda maior cidade de Portugal (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
WURZBURG: localizada na Rota Romântica, essa cidade alemã é atravessada pelo rio Main (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
MELBOURNE: o rio Yarra deixa o cenário urbano dessa cidade da Austrália ainda mais lindo (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
LONDRES: o rio Tâmisa corta a capital inglesa e é um dos mais importantes da Europa. Em sua margem, estão algumas das principais atrações turísticas de Londres (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
MONTEVIDÉU: a capital uruguaia tem até praia formada pelo Rio da Prata. Do outro lado da margem, está Buenos Aires (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
AMBOISE: o rio Loire dá seu nome a esse vale na França, repleto de castelos e palácios históricos (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
LJUBLJANA: a bela capital da Eslovênia é cortada por um rio de mesmo nome (Foto: traveldudes/Pixabay)
NOVA YORK: a maior cidade dos Estados Unidos ganha um tom especial em sua paisagem com o rio Hudson diante de seu skyline (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
LISBOA: o rio Tejo atravessa a capital portuguesa, fazendo suas margens serem unidas por duas históricas pontes (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
ROMA: o rio Tibre embeleza o cenário da capital italiana entre suas pontes e atrações históricas (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
LUXOR: o rio Nilo, que é o maior do mundo, atravessa importantes e históricas cidades do Egito, como Luxor e Aswan (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
PARIS: entre passeios de barco, o Rio Sena é uma das atrações da capital francesa (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
BUDAPESTE: a capital da Hungria é uma das mais charmosas cidades da Europa e é cortada pelo rio Danúbio (Foto: beba/Pixabay)
PRAGA: uma das cidades mais lindas da Europa, a capital da República Tcheca é cortada pelo rio Vltava (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
DUBLIN: a capital da Irlanda é cortada pelo rio Liffey (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
VARANASI: o rio Ganges é sagrado na Índia e atravessa várias cidades, entre elas Varanasi (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
ISTAMBUL: não é exatamente um rio, mas o Estreito de Bósforo separa os lados europeu e asiático de Istambul (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
FLORENÇA: o rio Arno passa por essa importante cidade italiana, que fica na Toscana, deixando a histórica Ponte Vecchio (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
CHONGQING: essa cidade chinesa é banhada pelo rio Yangtse (Foto: wallyyoung886/Pixabay)
BELGRADO: os rios Sava e Danúbio se encontram na capital da Sérvia (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
NOVA ORLEANS: essa cidade ao sul dos Estados Unidos é banhada pelo rio Mississipi (Foto: 12019/Pixabay)
BERLIM: o rio Spree atravessa a capital da Alemanha (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)
NIJNY NOVGOROD: o rio Volga é o mais longo da Europa e atravessa várias cidades da Rússia (Foto: comrade_petruha/Pixabay)
MONTREAL: uma das principais cidades do Canadá é cercada pelo Rio São Lourenço (Foto: Ichigo121212/Pixabay)
BANGKOK: entre seus templos budistas, a capital da Tailândia é cortada pelo rio Chao Phraya (Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar)