Escolha Viajar

Conheça Giethoorn, a cidade holandesa dos canais

Foto: Michel_van_der_Vegt/Pixabay/CC0 Creative Commons

Giethoorn é uma cidade de interior conhecida por “Veneza holandesa”. Com esse apelido, já dá para imaginar canais, gôndolas e beleza por todos os lados. A síntese é mais ou menos essa: trata-se de um vilarejo sem ruas -e por consequência sem carros-, que esbanja charme e colorido, mas que ainda está longe de atrair as multidões da “parente italiana”.

Localizada a cerca de 150 quilômetros de Amsterdã, na Holanda, Giethoorn é formada por um grande canal (chamado de Dorpsgracht) e outros três estreitos. Além disso, cada casa ou fazenda também é separada por um pequeno “córrego”. Todo esse cenário é enfeitado por pontes de pedestres, flores, árvores, casas com seu estilo arquitetônico holandês e barcos.

Giethoorn foi fundada em 1230 e praticamente construída em cima de terrenos com uma vegetação já desgastada. A escavação deu lugar aos canais que fazem o contorno do vilarejo. Entrou no roteiro turístico em 2010 e recebe a visita de muitos chineses. Por isso, os cardápios de restaurantes locais também estão escritos em mandarin.

Mas, afinal, o que fazer em Giethoorn? Essa cidade holandesa carrega um estilo bucólico e tem a oferecer ao turista dias agradáveis com paz e tranquilidade, típico de quem mora no campo.

O trivial para os visitantes é o passeio de barco pelos canais. É possível alugar um “punter”, como é chamado localmente, pelo preço mínimo de 75 euros para levar seis pessoas. Os maiores, que transportam até dez pessoas, custam até 175 euros. Porém, se o objetivo é fazer um passeio romântico a dois, o preço “per capita” acaba saindo caro.

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

Outra modalidade para apreciar as diversas paisagens de Giethoorn é o cruzeiro pelos canais. O mais barato sai por 7,50 euros por um passeio de uma hora de duração. O cruzeiro noturno chega a 17 euros. Para quem quiser incrementar, um cruzeiro, com café (que serve um pedaço de torta com café ou chá), sai por 17 euros. Com um almoço, vai a 21 euros.

Do lado de fora dos canais, passeios de bicicletas ou a pé completam a visita a esse vilarejo de 2,6 mil habitantes.

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com

Mesmo que não haja grandes aventuras ou passeios demorados, Giethoorn não merece apenas um “bate-volta”. Descansar, relaxar, observar o modo de vida dos locais, deslumbrar-se com a beleza de um lugar organizado e arrumado, além de fazer prazerosas refeições fazem parte do turismo.

Para chegar a Giethoorn, a maneira mais cômoda é de carro. Mas lembre-se que eles não entram na cidade. Portanto, deixe-o estacionado em Steenwijk e pegue um ônibus ou alugue uma bicicleta para chegar a esse lindo vilarejo. Ou então, vá até Steenwijk de trem, e o caminho já estará facilitado.

Hospedagem não é algo com muita variedade em Giethoorn. Para se hospedar na cidade, é possível pagar cerca de R$ 150 por dia em uma cama de dormitório. Se preferir um quarto duplo privado, a diária sai no mínimo por R$ 400 na alta temporada. Conheça mais dessa cidade fofíssima nas fotos abaixo!

O vilarejo é um dos mais charmosos da Europa
Um dos canais com uma paisagem típica de inverno de um vilarejo holandês
As pontes que atravessam os canais fazem parte da paisagem que compõe Giethoorn
Paisagem típica de cidades do interior é um dos atrativos de Giethoorn
Um passeio de barco pelas águas de Giethoorn proporciona bons momentos para a família. É o melhor de Giethoorn
Os barcos podem comportar até dez pessoas, dependendo do tamanho. Só é preciso tomar cuidado com os congestionamentos para não atrapalhar o passeio dos outros
Passeio de barco a dois para conhecer o vilarejo
Também é possível fazer passeios hop-on e hop-off, comprando um bilhete válido por um dia inteiro por cerca de 22 euros
O clima pacato da cidade é perfeito para relaxar e esquecer um pouco a vida agitada de seu dia-a-dia
Muitas cores fazem parte da paisagem de Giethoorn, com suas casas construídas no melhor estilo tradicional da Holanda
As flores deixam esse pequeno vilarejo ainda mais sensacional em meio a seus canais e barcos
Imagem mostra como a cidade de Giethoorn é pacata, ainda longe do assédio do turismo de massa
Durante o inverno, a paisagem de inverno também se torna espetacular
Sem os canais, durante o inverno é possível praticar patinação no gelo
Vista de inverno em Giethoorn
As casas se enfeitam e participam do clima de Giethoorn

LEIA TAMBÉM:

⇒ 12 CIDADES MEDIEVAIS pelo mundo que você não pode perder

⇒ O QUE FAZER NA ALEMANHA: 10 atrações que são imperdíveis ⇐

⇒ ROTEIRO DE VIAGEM NA FRANÇA: 22 dias de Paris a Nice ⇐

⇒ O QUE FAZER NA GRÉCIA: 15 atrações que são imperdíveis ⇐

⇒ ROTEIRO DE 3 DIAS EM LISBOA: O que ver, onde ficar e comer

Sair da versão mobile