Escolha Viajar

Países que exigem vacina contra febre amarela para viajar [guia completo]

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

O Brasil é considerado uma área de risco de febre amarela e, portanto, seus habitantes devem ficar atentos à exigência de vacina contra a doença feita por 120 países pelo mundo para poder viajar até eles, seja de férias, seja por qualquer outro motivo. A maioria está localizada na África e parte menos desenvolvida da Ásia, mas há também muitos vizinhos e destinos em alta entre brasileiros que demandam a vacina contra febre amarela.

⇒ COMO LEVAR REMÉDIOS EM VIAGEM INTERNACIONAL? Saiba aqui ⇐

Entre eles a Austrália, Bolívia, Bahamas, China, Costa Rica, Cuba, Egito, Polinésia Francesa, Índia, Indonésia, Paraguai, Cingapura, Jamaica, África do Sul, Maldivas, República Dominicana, Filipinas e TailândiaA lista completa de países que exigem vacina pode ser conferida logo abaixo (clique aqui para ir direto para ela). Lembre-se que a lista é de países, para saber de locais mais específicos, como praias ou cidades, pesquise de qual nação eles fazem parte.

Por exemplo: Cancún fica no México e o México não exige vacina contra febre amarela; Punta Cana fica na República Dominicana e a República Dominicana exige vacina contra febre amarela. Tomar a dose é um detalhe importante no seu planejamento de viagem, pois alguns países nem sequer permitem o embarque do passageiro para seu destino sem a vacinação. Na Índia, a chegada sem o comprovante de que a dose foi tomada acarreta em quarentena.

Além disso, a febre amarela é uma doença grave e que pode levar à morte, então é bom viajar seguro, não é mesmo? Outra recomendação que damos para quem vai viajar e se preocupa com a saúde é fazer um bom seguro de viagem. Ele pode te salvar, como nos salvou quando tivemos que enfrentar uma grave infecção intestinal no Egito (48 horas de internação hospitalar) e uma úlcera no olho no Peru. Faça sua cotação aqui e garanta a segurança da sua família lá fora!

SEGURO VIAGEM com 15% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR15!

Voltando ao tema principal desse texto, saiba agora passo a passo tudo sobre a vacina contra febre amarela:

Egito exige vacina da febre amarela


Países que exigem vacina contra febre amarela

Os países que exigem a vacina contra febre amarela são divididos em duas categorias: a de nações que controlam o certificado de TODOS os viajantes, e a das nações que controlam o certificado apenas de quem vem de uma área de risco da doença. Como o Brasil é considerado país de risco, se você voar diretamente daqui para a Austrália, vai ter que apresentar o comprovante de vacinação na chegada.

Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é escolhaviajar@gmail.com

⇒ SEGURO VIAGEM: saiba por que é importante e como contratar ⇐

Mas se você, mesmo sendo brasileiro, chegar na Austrália depois de passar um período na Nova Zelândia, por exemplo, não terá que apresentar nada. Tudo depende muito do quão rígido é o controle do país sobre a doença e da disposição do funcionário que atender você. Às vezes, o certificado é exigido antes mesmo do embarque, pela própria companhia aérea. Às vezes, se o seu voo chega de um país que não tem febre amarela, nada é verificado, mesmo que haja pessoas a bordo que tenham feito conexão vindas de outros lugares.

Pelo sim, pelo não, a posição oficial de cada país é a que consta na lista da Organização Mundial da Saúde (clique aqui para acessar, em inglês). Essa relação é atualizada uma vez por ano. Se o seu destino de viagem estiver lá, é melhor prevenir e tomar a vacina do que ser impedido de embarcar. Se for fazer apenas conexão ou escala em um país que exija certificado, não é preciso apresentar nada, desde que você não faça a imigração.

Nessa mesma lista da OMS, você pode conferir se vai passar por algum país de risco no caminho até o seu destino de férias e outras recomendações de saúde, como vacinação contra meningite ou malária, por exemplo. Uma versão em português está disponível no site da Anvisa, mas mais simplificada, relativa apenas à febre amarela (clique aqui para acessar). Confira abaixo todos os países que exigem vacina contra febre amarela.

Países que exigem vacina contra febre amarela de quem vive no Brasil ou outros locais de risco:

Países que exigem vacina contra febre amarela de todos os viajantes:

Tailândia exige vacina da febre amarela


Como tomar a vacina contra febre amarela?

O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a dose nos postos do SUS de todas as cidades do país, mas você também pode pagar para tomar a sua em uma clínica privada. A vacina é regulamentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que, em julho de 2016, fez uma alteração nas normas que afetou diretamente os viajantes brasileiros. Agora, uma dose da vacina garante imunidade contra febre amarela por toda a vida.

⇒ CARTEIRA DE MOTORISTA INTERNACIONAL passo a passo ⇐

Até então, a vacina tinha validade de 10 anos e precisava ser reforçada de uma nova dose quando esse prazo vencesse. Segundo a OMS, a nova regra se aplica também às pessoas que foram vacinadas antes da mudança. Ou seja, se você tomou a dose antes de julho de 2016, ela já terá validade para a vida toda. E não se esqueça de que esta vacina deverá estar documentada no Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Um detalhe, porém, não mudou na regulamentação da OMS. A vacina contra febre amarela deverá ser feita com pelo menos 10 dias antes do embarque para o país de destino. A idade mínima de exigência da dose entre os países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 6 meses, mas há países que não concordam em aplicar a dose em menores de 9 meses ou de 1 ano. No Brasil, aplica-se a dose apenas em crianças maiores de 9 meses.

Na dúvida, consulte a situação do seu destino de viagem na lista da OMS (de novo aqui). Não existe idade máxima para a aplicação, mas é recomendado que pessoas com mais de 60 anos tenham acompanhamento médico. Como toda vacina, a da febre amarela pode causar reações adversas nos primeiros dias, como dor de cabeça, febre e mal estar. Se os sintomas persistirem depois do décimo dia, procure um médico e avise-o sobre a vacinação.

Existem alguns casos em que a vacinação é contraindicada:

Nesses casos, é possível viajar levando um atestado médico que explique os motivos de não ter tomado a dose, escrito em inglês ou francês. Não existe um modelo específico para esse atestado, mas a Anvisa sugere um em seu site – clique aqui para acessar. Mas note que o país de destino tem liberdade para aceitar ou não o seu atestado no momento da imigração.

Polinésia Francesa exige vacina da febre amarela


Como emitir certificado de vacina contra febre amarela

Feita a vacina contra febre amarela, vamos explicar como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), ou, simplesmente, a carteira de vacinação internacional. Desde janeiro de 2023, ele está disponível de forma digital automaticamente através do aplicativo ConecteSUS. Ou seja, você faz a imunização e o próprio sistema de saúde envia os dados para o app, sem que você precise fazer NADA! Basta acessar o ícone ‘Vacinas’.

⇒ 24 LUGARES INCRÍVEIS PELO MUNDO e como visitá-los ⇐

Os certificados em papel ou em PDF já emitidos pela Anvisa continuam válidos e não precisam ser substituídos. Quem fez a vacina antes de janeiro de 2023 e ainda não tem o CIVP pode solicitá-lo pela internet. Para isso, você deve se cadastrar no Portal de Serviços do governo federal (gov.br) e então acessar esse link aqui. Será necessário fornecer cópia digitalizada (ou foto) do comprovante nacional de vacinação da febre amarela de forma legível.

Após a análise da solicitação, o governo envia um e-mail para dizer se o certificado foi liberado ou não. Em caso afirmativo, é só imprimir o documento. O tempo estimado do processo é de 1 a 10 dias úteis. Quem perdeu o certificado de papel pode solicitar uma segunda via da mesma forma. Depois disso, a carteira internacional fica disponível de forma digital no seu cadastro, o que significa que você pode imprimir outras cópias sempre que precisar.

Índia exige vacina da febre amarela

Sair da versão mobile