Página inicial ÁsiaFilipinas O que fazer nas Filipinas: 9 atrações que você não pode perder

O que fazer nas Filipinas: 9 atrações que você não pode perder

por Escolha Viajar
O que fazer nas Filipinas - Tour A de El Nido

Eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza, o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa colocou a ilha filipina de Palawan no mapa do turismo mundial. Não que a ilha não tenha outras atrações de tirar o fôlego, mas nem sempre os olhares dos viajantes estavam voltados para esta parte do planeta ou mesmo do país. Há até poucos anos atrás, os poucos turistas brasileiros que desembarcavam nas Filipinas tinham como destino praticamente certo e único Boracay, mais conhecido como o Caribe filipino. Mas as coisas mudaram para melhor e, graças ao rio subterrâneo, as coisas imperdíveis o que fazer nas Filipinas se multiplicaram!

⇒ ONDE SE HOSPEDAR NAS FILIPINAS gastando pouco
⇒ GUIA DE VIAGEM FILIPINAS: Tudo o que você precisa saber!

A província de Palawan se tornou um dos destinos mais procurados não só do turismo filipino como do mundo. Lá estão localizados não apenas o rio de Puerto Princesa como também El Nido e Coron, duas regiões com tantas atrações que é até difícil fazer uma seleção. Há lagoas, praias, pontos de snorkel e ilhas para todos os lados, seja escancaradamente lindas, seja escondidas entre as famosas rochas negras que formam a paisagem surreal desta parte do planeta. Tudo em tons de azul e verde difíceis de encontrar em qualquer outro lugar, mesmo em vizinhos famosos do sudeste asiático, como a Tailândia.

Mas tudo servido também por uma estrutura um tanto quanto capenga, digamos assim. Palawan ainda está se adaptando ao fato de que chegou à rota dos viajantes para ficar e muita coisa funciona na base do improviso possível em um país tão pobre como as Filipinas. Os tours são quase todos feitos em barcos de madeira antes usados para a pesca local. Alguns hotéis não têm paredes de madeira ou pedra, mas sim de bambu, como é típico na ilha. Alguns transportes são feitos em vans que devem estar devendo alguns anos de manutenção. Mas nada disso amedronta quem põe os olhos nas belezas locais. Confira 9 coisas imperdíveis o que fazer nas Filipinas:

O que fazer nas Filipinas 1 – Lago Barracuda

O Lago Barracuda está localizado na Ilha de Coron, que fica na Província de Palawan e logo em frente à cidade de Coron, que tem o mesmo nome mas não fica na mesma ilha, e sim na de Busuanga (é um pouco confuso no início, mas você se acostuma, hehe). O Barracuda é apenas um dos 11 lagos da ilha, mas de longe o mais lindo! Suas águas azuis profundas são cercadas por rochas calcárias negras esculpidas pelo tempo e pelo clima, em uma formação geológica chamada de ‘karst’. É possível fazer mergulho e snorkel no lago, que é acessado apenas por uma minúscula plataforma de madeira empoleirada nas rochas.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Para chegar ao Lago Barracuda existem duas maneiras. A primeira, é tomar parte e um dos populares tours pela Ilha Coron, que saem do píer da cidade de Coron às dezenas todos os dias de manhã. Esse passeio dura o dia todo e visita várias outras atrações da ilha, como praias, pontos de snorkel (há muitos navios da Segunda Guerra Mundial afundados nos arredores) e outros lagos. A segunda é contratar um barco particular e fazer o seu próprio roteiro, mas é claro que essa opção custa mais caro. Uma vez aportado na baía que dá acesso ao Barracuda, basta subir uma escadaria curta e você estará no lago em cinco minutos.

O que fazer nas Filipinas - Lago Barracuda

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 2 – Malcapuya Island

Não bastasse a beleza das lagoas da Ilha de Coron, a região também é adornada por belíssimas praias. Entre elas está a Ilha de Malcapuya, localizada a mais de uma hora e meia de barco desde o píer da cidade de Coron. Esta ilha é tão pequena e distante que não se encontra muita coisa sobre ela pesquisando na internet. Mas podemos afirmar com toda a certeza que é uma das praias mais lindas do mundo! Composta por uma estreita faixa de areia muito branca, ela é banhada por águas calmas e azuis fluorescentes, sombreada por algumas palmeiras e adornada por rochedos nas extremidades, onde se pode subir para ter uma visão total da ilha.

⇒ Vai para Coron? Reserve aqui sua hospedagem pelo Booking ⇐

Há algumas redes para alugar na praia, assim como uma tendinha que vende bebidas e pequenos lanches (chocolates, salgadinhos etc). Para chegar à Malcapuya existem duas maneiras. A primeira, é tomar parte e um dos populares tours pelas praias da região que saem do píer da cidade de Coron às dezenas todos os dias de manhã. Esse passeio dura o dia todo e visita também as ilhas Bulog e Banana. Ele permite permanência de cerca de uma hora na praia. A segunda é contratar um barco particular e fazer o seu próprio roteiro, mas é claro que essa opção custa mais caro. Existem ainda algumas agências que vendem passeios em que é possível dormir na ilha – que não é habitada.

O que fazer nas Filipinas - Malcapuya Island

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 3 – Tour A de El Nido

Assim como a região de Coron, a de El Nido, que fica no norte da Ilha de Palawan, na província do mesmo nome, é recheada de atrações turísticas e de coisas imperdíveis o que fazer nas Filipinas. Todas elas no mar, é claro. Para tornar a vida do viajante mais fácil, as empresas de turismo da região criaram três circuitos que compreendem as principais atrações locais em passeios que duram o dia todo. Eles são chamados de tours A, B e C. Embora tenha seus atrativos, o B é dispensável, já que os lugares mais interessantes para se visitar estão concentrados nos roteiros A e C. Se você tiver pouco tempo de viagem ou orçamento limitado, esta é a melhor opção para conhecer El Nido de forma rápida e econômica.

⇒ Vai para El Nido? Reserve aqui sua hospedagem pelo Booking ⇐

Algumas agências ainda dão desconto para quem compra o combo A + C. Se não, você pode usar os passeios como uma forma de se inteirar das belezas da região e, depois, locar um barco particular para passar um dia inteiro ou pelo menos mais tempo nos pontos que gostou. Há variações de empresa para empresa, mas a maioria dos tours A passa pelas lagoas Big, Small e Secret, todas localizadas na Ilha de Miniloc; depois, o almoço é servido na Ilha Shimizu e, por fim, o barco faz uma pausa para se atirar na areia e beber uma cerveja na Praia dos Sete Comandos (‘7 Commando Beach’).

O que fazer nas Filipinas - Tour A de El Nido

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 4 – Lago Kayangan

O Lago Kayangan está localizado na Ilha de Coron, que fica na Província de Palawan e logo em frente à cidade de Coron, que tem o mesmo nome mas não fica na mesma ilha, e sim na de Busuanga. O Kayangan é apenas um dos 11 lagos da ilha e, embora não seja tão impressionante como o Barracuda, também é muito bonito e tem uma área de lazer bem maior para se desfrutar. Suas águas verdes e transparentes são cercadas por montanhas. É possível fazer mergulho e snorkel no lago, que é acessado por uma ampla plataforma de madeira montada ás suas margens. Para chegar ao Lago Kayangan existem duas maneiras.

A primeira, é tomar parte e um dos populares tours pela Ilha Coron, que saem do píer da cidade de Coron às dezenas todos os dias de manhã. Esse passeio dura o dia todo e visita várias outras atrações da ilha, como praias, pontos de snorkel (há muitos navios da Segunda Guerra Mundial afundados nos arredores) e outros lagos. A segunda é contratar um barco particular e fazer o seu próprio roteiro, mas é claro que essa opção custa mais caro. Uma vez aportado na baía que dá acesso ao Kayangan, será preciso fazer uma subida de cerca de 10 minutos por escadaria íngreme, mas não muito difícil. Pare no meio do caminho para tomar fôlego e tirar algumas fotos da baía atrás de você. Esta é uma das paisagens mais fotografadas de Coron!

O que fazer nas Filipinas - Lago Kayangan

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 5 – Banana Island

Entre as belíssimas praias da região de Coron está a Ilha Banana, localizada a mais de uma hora e meia de barco desde o píer da cidade. Assim como a Malcapuya – que fica logo ao lado – esta ilha é tão pequena e distante que não se encontra muita coisa sobre ela pesquisando na internet. Composta por uma estreita faixa de areia muito branca, ela é banhada por águas calmas e azuis profundas e sombreada por  várias árvores e palmeiras. Você pode estender sua canga entre elas ou mesmo sentar nas mesas de piquenique espalhadas pela praia. Há redes e equipamento de snorkel para alugar.

Existem também algumas tendinhas que vendem bebidas e pequenos lanches (chocolates, salgadinhos etc). Para chegar à Banana há duas maneiras. A primeira, é tomar parte e um dos populares tours pelas praias da região que saem do píer da cidade de Coron às dezenas todos os dias de manhã. Esse passeio dura o dia todo e visita também as ilhas Bulog e Malcapuya. Banana é o lugar onde os barcos param para fazer o almoço dos turistas, então você consegue aproveitar cerca de uma hora e meia na praia. A segunda é contratar um barco particular e fazer o seu próprio roteiro, mas é claro que essa opção custa mais caro.

O que fazer nas Filipinas - Banana Island

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 6 – Rio Subterrâneo de Puerto Princesa

Eleito uma das Sete Maravilhas da Natureza, o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa colocou a Ilha de Palawan no mapa do turismo mundial e é, definitivamente, uma das coisas imperdíveis o que fazer nas Filipinas. O rio está localizado no parque nacional do mesmo nome e que fica a 80 quilômetros de Puerto Princesa, a cidade usada como base para o passeio. Não é possível visitar o rio por conta própria, já que está é uma área de preservação natural extremamente controlada pelo governo filipino. É preciso contratar um tour e a empresa vai retirar uma senha para que você possa entrar no parque – as senhas são limitadas a um certo número a cada dia.

⇒ Vai para Puerto Princesa? Reserve aqui sua hospedagem pelo Booking ⇐

Por isso, é altamente recomendável que você marque o passeio com pelo menos um mês de antecedência, especialmente se estiver viajando na alta temporada de férias (dezembro-fevereiro ou junho-agosto). Você pode contatar seu hotel para que faça a reserva ou lhe indique uma agência que possa fazer isso. Uma vez comprado o passeio, você será levado de Puerto Princesa até o píer de Sabang, de onde partem os barcos para a parte do parque em que está a entrada do rio. Cada guia retira uma senha e o grupo aguarda em uma fila de espera que pode durar mais de uma hora até que chegue sua vez de embarcar.

Tendo chegado até o rio, você será colocado em uma canoa com cerca de 10 outras pessoas que vai percorrer 1,5 quilômetros caverna adentro (sua extensão total é de mais de 8 quilômetros, sendo o  segundo maior rio subterrâneo do mundo). O passeio dura 45 minutos e passa por formações rochosas que lembram Jesus e o Titanic (na foto) entre outras coisas, cavernas imensas e muitos morcegos – que não chegam perto dos barcos, não se preocupe. Não há iluminação dentro da caverna, então tirar fotos no barco em movimento pode ser um tanto quanto complicado.

O que fazer nas Filipinas - Rio Subterrâneo de Puerto Princesa

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 7 – Bulog Island

Outra das belíssimas praias da região de Coron, a Ilha Bulog – ou Bulog Dos – é tão pequena que só pode ser visitada na maré baixa, pois desaparece na maré alta. Localizada a mais de uma hora e meia de barco desde o píer da cidade, ela fica muito próxima da Península de Malaroyroy, na Ilha de Bulalacao. Tão perto que dela é possível ver o Two Seasons Coron Island Resort & Spa, que fica em Bulalacao e é um dos hotéis mais caros e exclusivos da região. Composta por uma estreita faixa de areia muito branca e um pequeno rochedo, Bulog é banhada por águas calmas e muito azuis.

Mas não há mais nada na ilha: nenhum tipo de serviço além de algumas árvores mirradas que fazem pouca sombra. Por isso, as paradas dos barcos por lá costumam ser curtas, de ceca de meia hora. Há duas maneiras de chegar à Bulog. A primeira, é tomar parte e um dos populares tours pelas praias da região que saem do píer da cidade de Coron às dezenas todos os dias de manhã. Esse passeio dura o dia todo e visita também as ilhas Banana e Malcapuya. A segunda é contratar um barco particular e fazer o seu próprio roteiro, mas é claro que essa opção custa mais caro.

O que fazer nas Filipinas - Bulog Island

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 8 – Twin Lagoons

As ‘Twin Lagoons’, ou Lagoas Gêmeas, estão localizadas na Ilha de Coron, que fica na Província de Palawan e logo em frente à cidade de Coron, que tem o mesmo nome mas não fica na mesma ilha, e sim na de Busuanga. Apesar do nome, elas não são exatamente lagoas, mas dois braços de mar – um muito verde, o outro muito azul – cercados pelas famosas rochas negras que adornam a paisagem local. Só é possível acessar as Twin Lagoons de barco. As embarcações param na primeira lagoa, de onde os turistas nadam até a plataforma nas rochas que dá acesso à segunda lagoa, ou mergulham por baixo das pedras mesmo.

Não há nenhum outro ponto de suporte nas lagoas, a não ser as pedras, então esteja em forma para nadar ou use colete salva-vidas. Para chegar às Twin Lagoons existem duas maneiras. A primeira, é tomar parte e um dos populares tours pela Ilha Coron, que saem do píer da cidade de Coron às dezenas todos os dias de manhã. Esse passeio dura o dia todo e visita várias outras atrações da ilha, como praias, pontos de snorkel (há muitos navios da Segunda Guerra Mundial afundados nos arredores) e outros lagos. A segunda é contratar um barco particular e fazer o seu próprio roteiro, mas é claro que essa opção custa mais caro.

O que fazer nas Filipinas - Twin Lagoons

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer nas Filipinas 9 – Tour C de El Nido

Como dissemos acima, as empresas de turismo da região de El Nido criaram três circuitos que compreendem as principais atrações locais em passeios que duram o dia todo. Eles são chamados de tours A, B e C. Embora tenha seus atrativos, o B é dispensável, já que os lugares mais interessantes para se visitar estão concentrados nos roteiros A e C. Se você tiver pouco tempo de viagem ou orçamento limitado, esta é a melhor opção para conhecer El Nido de forma rápida e econômica. Algumas agências ainda dão desconto para quem compra o combo A + C.

Se não, você pode usar os passeios como uma forma de se inteirar das belezas da região e, depois, locar um barco particular para passar um dia inteiro ou pelo menos mais tempo nos pontos que gostou. Depois de fazer o tour A, embarque no tour C que é realmente o campeão de atrações . Você passará pela Ilha Helicóptero, que ganhou esse nome pelo seu formato de aeronave, vai fazer uma parada no Memorial Matinloc, de onde se tem uma bela vista da região; e vai conhecer três praias incríveis: Star, Hidden e Secret. Note que a maré pode mudar o roteiro do passeio, já que, quando está alta ela fecha alguns acessos, como a entrada da Hidden Beach, por exemplo.

O que fazer nas Filipinas - Tour C de El Nido

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

*** O Escolha Viajar esteve nas Filipinas em fevereiro de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais