A vida é feita de escolhas. E eu escolhi viajar. No lugar de comprar um apartamento, um carro, uma TV de última geração, um smartphone mais rápido ou roupas da moda, eu, a jornalista e fotógrafa Ticiana Giehl, decidi guardar cada centavo que ganhei na vida para viajar. Sendo uma brasileira de classe média, não teria dinheiro suficiente para fazer as duas coisas.
Então, resolvi parar de ter bens materiais, que só juntam pó na estante ou no fundo do armário, para viver experiências fora das fronteiras, que jamais se apagam da memória. Comprar menos para viajar mais. E assim nasceu o Escolha Viajar. Isso foi lá em 2011, quando decidi fazer uma viagem de volta ao mundo.
Em julho de 2013, coloquei o site no ar como parte desse sonho e como uma forma de não mantê-lo guardado apenas para mim, mas de compartilhá-lo com todos. Em novembro de 2014, depois de muita economia e de vender tudo que tinha, finalmente embarquei. Foram 14 meses percorrendo 34 países nos cinco continentes.
Uma experiência que mudou o modo como vejo a sociedade, o planeta, o dinheiro e me marcou de forma irremediável. Desde então, de volta ao Brasil, tenho me dedicado ao Escolha Viajar e à escolha de viajar. Estive em mais países e, hoje, já tenho o passaporte carimbado em 41 deles! E não pretendo parar nunca mais: cada centavo continua sendo guardado para a próxima viagem.
Para isso, transformei o Escolha Viajar no meu negócio, estou trabalhando duro nele e o vendo crescer dia a dia. Ele deixou de ser um simples blog onde compartilhava minhas experiências particulares para se tornar um site sobre viagens econômicas onde produzo textos e fotos de alta qualidade!
Se você quiser e puder contribuir com qualquer valor para que a gente continue viajando mais e mais longe, o nosso PIX é [email protected]
Ticiana Giehl tem 43 anos e nasceu em Santa Cruz do Sul (RS). É jornalista formada pela UFRGS e pós-graduada em Moda e Mídia pelo Senac-RS. Já foi editora dos portais UOL, Terra e MSN. Sempre amou viajar, mas nunca teve muitas oportunidades até 2011.
Foi quando escolheu viajar, pisou pela primeira vez fora do país – em uma viagem modesta até Montevidéu -, e decidiu nunca mais parar. Desde então conheceu 41 países e realizou o sonho de dar a Volta ao Mundo.
Por onde andou o Escolha Viajar desde 2011…
2011 – Montevidéu e Punta del Este (Uruguai), Aruba, Curaçao e França
2012 – Foz do Iguaçu (Brasil); Santiago, Valparaiso e Viñas del Mar (Chile) e Machu Picchu (Peru)
2013 – Lima (Peru), Cartagena (Colômbia) e Nova York (EUA)
2014 – Ilha de Páscoa (Chile), Nova Zelândia, Polinésia Francesa e Austrália
2015 – Fiji, Bali (Indonésia), Singapura, Filipinas, Tailândia, Índia, Egito, Jordânia, Jerusalém (Israel), Turquia, Grécia, Belgrado (Sérvia), Montenegro, Croácia, Viena (Áustria), Cracóvia (Polônia), Praga (Tchéquia), Alemanha, Itália, Mônaco, França, Reino Unido, Irlanda, Nova York e Washington (EUA), México, Cuba, Costa Rica, Panamá, Peru, Bolívia e Deserto do Atacama (Chile)
2016 – Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina)
2017 – Foz do Iguaçu (Brasil), Nova York (EUA) e Portugal
2018 – Alter do Chão e Jalapão (Brasil), e França
2019 – Chapada dos Veadeiros, Chapada das Mesas, Ceará e Galinhos (Brasil)
2020 – Ushuaia (Argentina)
2022 – Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Brasil)
2023 – São Paulo (Brasil)
2024 – São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Brasil)
2025 – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Boipeba e Chapada Diamantina (Brasil), e Islândia

Glaciar Pastoruri, em Ushuaia (Argentina)

26 comentários
È muito bom viajar e conhecer lugares diferentes, culturas, gastronomia, costumes e muito mais, é o que gostaria de ter feito e admiro a coragem para tal, gosto muito de colocar o carro na estrada e já fiz várias viagens dentro do Brasil e uma em Portugal indo até Santiago de Compostela, na Espanha.
Abçs para ambos e boas viagens
Olá, Moacir!
Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
Um grande abraço,
Tici&Marquinhos
Olá Tici & Marquinhos, li a reportagem de vocês sobre Zakinthos, muito legal, quando der vamos trocando idéias sobre viagens, eu e minha esposa amamos viajar, e claro quando li sobre vocês impossível não se identificar e adorar as suas histórias, não largamos os empregos, mas garanto a vocês que não há um só mês que não pagamos parcelas relacionadas a viagens, estamos juntos a 15 anos e desde de lá já são 63 países visitados, muita histórias e maravilhosas recordações, e como vocês não pretendemos parar tão cedo. Grande abraço!
PS: claro, sei que gostam de fotos de viagem, então seria um prazer ter vocês visitando meu Instagram exclusivo com fotos próprias de nossas viagens @fabian_pelo_mundo_fotgrafia
Olá, Fabian!
Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Quem sabe a gente não se encontra fotografando por aí? Hehe 🙂
Um grande abraço,
Tici&Marquinhos
adorei, quero planejar uma viagem para o próximo ano, em alguns países históricos
Olá, Conceição!
Muito obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um grande abraço,
Tici&Marquinhos
Oi Ticiana e Marquinhos!!!! Vale mesmo incluir Meteora no roteiro???? Vocês ficaram hospedados perto dos mosteiros?
Olá, Tatiana!
Meteora é um dos lugares mais incríveis do mundo e com certeza vale incluir no roteiro. Não, ficamos hospedados na rua central de Kalampaka, pois foi onde encontramos o hotel mais barato. Você pode conferir aqui todas as nossas sugestões de hospedagem a baixo custo na Grécia: https://www.escolhaviajar.com/onde-se-hospedar-na-grecia/
Um abraço,
Tici&Marquinhos
Inspiradora a história de vocês! Pensava em comprar uns bens no começo no ano que vem, e por isso, ia sacrificar a viagem de fim de ano. Mas suas histórias são mais interessantes; acho que vamos repensar as compras. Mas, deem uma dica: sou casado e tenho 3 filhos entre 11 e 20 anos, ou seja, escola, faculdade, namorados, haja “investimento” neles. Mesmo assim, dá pra escolher viajar?
Olá, Frederico!
Talvez você não consiga dar uma Volta ao Mundo – pelo menos não tão cedo, hehe – mas como você mesmo disse, dá para economizar em algumas coisas aqui e ali e fazer uma viagem legal ao menos uma vez por ano. Tenho certeza que serão memórias sensacionais tanto para você quanto para os seus filhos, ainda mais que eles já são crescidinhos e vão levar essas vivências para sempre. Faça uma experiência esse ano e, se achar que valeu a pena, repita nos próximos. Lhe desejamos uma ótima viagem!
Um abraço,
Tici&Marquinhos
Sou simples de classe média, eu e meu esposo somos casados a 36 anos e nunca fizemos uma viagem , temos um sonho de ir para Paris e de lá ir para cidadizinha de Potters Bar ver uns amigos, quero realizar agora em junho 2018, mas, estou totalmente perdida não sei nem comprar as passagens, gostaria de dicas
Olá, Nice!
Nosso conselho é que você procure uma agência de viagens para lhe ajudar. Vai sair um pouco mais caro, mas você e seu marido poderão viajar sem preocupações. A agência vai comprar as passagens, reservar os hotéis, guias para passeios e tudo o mais. Lhe desejamos uma ótima ida a Paris.
Um abraço,
Tici&Marquinhos
Compartilho com vocês o pensamento de “comprar menos e viajar mais”! Amei as dicas de fotografia no msn, práticas e funcionais.
Olá, Edna!
Obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos
Genteee…adorei vcs…incrível!!!!!
Quero ir para Austrália ano que vem, e já estou pegando as dicas 🙂
Obrigada, Thaís!
Adorei o blog e já virei fã! Muitos destinos que ainda iremos fazer! Beijos! Eugênio e Cris!
Obrigada, Eugênio e Cris!
Muito interessante esse site, encontrei nele informações sobre diversos assuntos.
Vocês tiveram uma excelente ideia!
Obrigada, Jorge!
Oi casal, somos um casal viajante também. Começamos há uma semana, com um bilhete de volta ao mundo nas mãos e muitos destinos pela frente. Estamos acompanhando a viagem de vocês pelo Instagram. Boa viagem! Arquiteturistas
Obrigada, Iris e Gabriel!
legal esse blog de vcs , me expira com minhas px viagens , tudo de bom p vcs dois.
Obrigada, Adalberto!
Estou amando seu blog ! amando saber das possibilidades de realizar um passeio que possa ser parecido com o de vocês!
Obrigada, Luciette!