Página inicial Guias de Viagem Guia de Viagem Jalapão: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Guia de Viagem Jalapão: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Escolha Viajar
Montagem de fotos mostra atrações turísticas do Jalapão

Você já ouviu falar do Jalapão? Já pensou em passar uma semana das suas férias por lá? Provavelmente, a resposta é não. Mas você deveria. Ah, como deveria! E neste texto vamos te dar TODAS AS DICAS para uma viagem muito especial a este lugar singular no planeta e que é chamado de ‘deserto das águas’. O Jalapão é uma região localizada no leste do estado do Tocantins, bem perto da tríplice divisa com Maranhão, Bahia e Piauí.

⇒ Reserve já seu hotel no Jalapão e garanta os melhores preços! ⇐

Soa como o fim do mundo e, de fato, o acesso não é dos mais fáceis. No Jalapão, as estradas de terra vermelha são infinitas, assim como a quantidade de buracos e ‘costelas de vaca’. Por isso, os deslocamentos entre as atrações são longos, embora as distâncias sejam curtas. Mas isso não deve te desanimar a chegar lá. Vale a pena MESMO! Além disso, agências de turismo especializadas te carregam no conforto de caminhonetes 4×4 com ar condicionado no talo.

O Jalapão abriga chapadões e serras cobertos por vegetação dourada de savana e cerrado, dunas alaranjadas e impressionantes formações de rocha vermelha que se espalham por uma área de 34 mil km². A paisagem árida é cortada por uma imensa teia de rios, cachoeiras e fervedouros – nascentes em que a água brota da areia – todos de águas transparentes, potáveis e de tons de azul e verde inimagináveis.

Mulher toma banho no Fervedouro Bela Vista

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar

Existe de fato uma área de conservação chamada Parque Estadual do Jalapão, mas apenas duas das inúmeras atrações da região se encontram dentro dele (as dunas e a Cachoeira da Velha). As outras se espalham ao longo de três cidades: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Todas são muito simples e pequenas, mas oferecem a infraestrutura necessária ao turista, com pousadas familiares e restaurantes caseiros.

Comida bem brasileira é uma atração à parte no Jalapão. Prepare-se para muita galinha caipira, massa, arroz, tutu, farofa, carne de panela e outras delícias. Os sucos são sempre frescos e feitos de frutas típicas, como caju do cerrado e cajá. Claro que uma cervejinha gelada no fim da tarde é sempre bem-vinda, já que o calor beira os 40ºC quase o ano todo. Ficou interessado em conhecer? Confira tudo no nosso…

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Guia de Viagem Jalapão do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDD do Jalapão – 63

FUSO HORÁRIO:  Horário de Brasília.

VOLTAGEM: 220 volts.

Casal de turistas posam para foto no Parque Estadual do JalapãoCOMO CHEGAR: As cidades usadas como base para visitar as atrações do Jalapão são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Jalapão. Elas estão localizadas a 145, 300 e 255 quilômetros de distância da capital do estado. Por isso, para chegar até o Jalapão, basta voar até o aeroporto de Palmas e, lá mesmo, pegar o seu carro alugado para fazer o passeio ou embarcar no tour previamente contratado.

As agências podem buscar você no aeroporto mesmo, nem é preciso pernoitar na cidade dependendo do seu horário de chegada ou partida. Além de chegar ao Jalapão indo de avião até Palmas, quem vive em Goiânia, Brasília e outras cidade menores que estejam no caminho até a capital do Tocantins pode se aventurar a ir de carro, próprio ou alugado.

Mas o primeiro porém é que as distâncias podem chegar a 1.000 quilômetros ou mais de estrada. O segundo porém é que já escrevemos um LONGO texto sobre por qual motivo recomendamos que você viaje ao Jalapão com uma agência, e não por conta própria (leia aqui). Mas, se essa for a sua opção, faça a cotação de aluguel do veículo aqui! Mais abaixo, você encontra o link para nossas sugestões de roteiros pela região, com muito mais mapas 😉


Cachoeira da FumaçaQUANDO VIAJAR (CLIMA): O Jalapão é um destino que pode ser visitado o ano inteiro sem grandes prejuízos ao seu passeio. O calor é constante na região o ano todo. A temperatura da água dos fervedouros, rios e cachoeiras também não muda. Mas há algumas pequenas diferenças entre viajar nas duas estações que ocorrem por lá: a seca e a chuvosa. A estação seca vai de maio a setembro e é considerada a melhor época para visitar o Jalapão.

Nesse período do ano, praticamente não chove na região e as temperaturas médias ficam entre 15ºC e 40ºC. É também nessa época que o ar fica mais seco, o que pode não agradar quem sofre de alergias respiratórias. Por outro lado, quanto mais seco o clima, mais bonito e colorido fica o famoso pôr do sol no cerrado. Em julho, mês das férias escolares, o lugar fica lotado e há longas filas para entrar nos fervedouros, que têm capacidade limitada de 6 a 10 pessoas por vez.

Julho também é o mês com menor incidência de chuva e quando florescem os ipês. Setembro é o mês da colheita do capim dourado e do amadurecimento do delicioso caju do cerrado. É na estação seca também que as terríveis estradas do Jalapão ficam em melhores condições, embora haja muita poeira. Além disso, com menor volume de água nos rios, fica mais fácil tomar banho e mesmo praticar rafting.

Pôr do sol nas dunas do Parque Estadual do JalapãoEstivemos na região em setembro e o clima estava perfeito: quente, seco, com belíssimos pôr do sol e raras nuvens no céu. Já na opinião da Monique Renne, do Melhores Destinos, o melhor mês para visitar o Jalapão é maio, quando a umidade é alta, quase não há chuvas e a vegetação ainda está verde (leia mais aqui). A outra estação é a chuvosa, que ocorre de outubro a abril. Janeiro é o mês em que mais chove. Mas, mesmo nessa época, não cai muita água do céu na região.

No entanto, há risco de temporais fortes e rápidos, que podem atrapalhar seu passeio. Além disso, com o aumento da umidade do ar o céu fica mais nublado, o que pode atrapalhar as cores das cachoeiras e fervedouros do Jalapão, além de encobrir o famoso pôr do sol. Ao mesmo tempo, a temperatura fica mais amena – entre 19ºC e 30ºC – e a paisagem, mais verde. Mas as estradas de terra podem virar grandes lamaçais fáceis de atolar por conta das chuvas.


Mulher toma banho no Rio SoninhoQUANTO TEMPO FICAR: O tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações do Jalapão é de três dias. O ideal é ficar ao menos cinco. Os passeios mais longos das agências duram seis dias, mas é possível esticar um pouco o roteiro e ficar sete contratando um tour privado. Mais do que sete não é necessário, pois não haverá mais nada na região para visitar. Se você tem mais tempo de viagem disponível, pode estender o roteiro para a Chapada das Mesas (MA).

Se você tem menos tempo disponível, como um fim de semana, não recomendamos que você vá para o Jalapão. É possível conseguir passeios de dois dias e uma noite, mas são muito corridos e você verá pouco de toda a beleza que a região tem a oferecer. Tanto que poucas agências trabalham com roteiros de dois dias. Muitos guias se recusam a trabalhar nessa correria. Espere ao menos um feriadão de três dias para fazer essa viagem incrível.

Todos os passeios para o Jalapão começam em Palmas e voltam para lá no fim. Por isso, é preciso colocar ainda na sua conta um dia para voar para a capital do Tocantins e outro para retornar à sua cidade – a não ser que você consiga horários de voo para o mesmo dia, é claro. Recomendamos que você fique o máximo que puder, pois curtir as atrações do Jalapão com calma é muito mais gostoso.


Pôr do sol na Pedra FuradaO QUE FAZER NO JALAPÃO:

Planejando sua viagem e não sabe o que fazer no Jalapão? Confira 15 atrações imperdíveis entre fervedouros, cachoeiras, rochas, dunas, lagoas e pôr do sol

⇒ Confira aqui 15 atrações imperdíveis


Piscina de pousada em São Félix do JalapãoONDE SE HOSPEDAR NO JALAPÃO:

Vai visitar esta incrível região do Tocantins? Confira nossas sugestões de onde ficar no Jalapão e também em Palmas. Hospedagem boa, bonita e barata!

⇒ Confira aqui onde se hospedar


Comida caseira é destaque no JalapãoQUANTO CUSTA VIAJAR PARA O JALAPÃO:

Quer saber quanto custa viajar para o Jalapão? Neste texto, detalhamos a maioria dos gastos que você vai ter nessa belíssima região do Tocantins. Explicamos também por que fazer a viagem com uma agência é o melhor custo-benefício!

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem


Placa indica a entrada do Parque Estadual do JalapãoDICAS DE VIAGEM PARA O JALAPÃO:

Essa linda região do Tocantins é um dos locais de acesso mais complexo do país para os turistas. Veja 11 dicas do Jalapão que são essenciais

⇒ Confira aqui as dicas essenciais


Mulher boia no Fervedouro Bela VistaROTEIRO DE VIAGEM NO JALAPÃO:

Vai viajar e ainda não sabe quais atrações deve colocar no seu roteiro no Jalapão (TO)? Confira nossas sugestões para quem tem 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 dias para passar entre dunas, rios, cachoeiras, fervedouros e pôr do sol incríveis!

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro


Mulher fotografa a Cachoeira do FormigaCONHEÇA O JALAPÃO EM 100 FOTOS:

Nunca pensou em ir ao Jalapão? Pois deveria! Veja dunas, cachoeiras e fervedouros em 100 fotos do Jalapão e você vai querer embarcar para o Tocantins agora!

⇒ Confira aqui 100 fotos da região

 


Montagem mostra foto de fervedouro do Jalapão na esquerda e do Portal da Chapada na direitaROTEIRO NO JALAPÃO + CHAPADA DAS MESAS:

Quer conhecer o Jalapão e Chapada das Mesas – ou ‘jalapada’? Confira roteiro passo a passo para 11 dias de viagem entre Tocantins e Maranhão!

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais