Página inicial Planeje sua viagemVistos e burocracias Saiba se você precisa de visto para viajar a 57 países

Saiba se você precisa de visto para viajar a 57 países

por Escolha Viajar
Saiba se você precisa de visto para viajar a 57 países

Existem apenas 31 países no mundo para onde o brasileiro precisa de visto prévio para viajar a turismo. Isso significa que você não pode embarcar sem antes entrar em contato com a embaixada ou consulado e obter uma autorização de entrada. Figuram nessa lista alguns destinos ‘top’ entre os brasileiros, como Estados Unidos e Austrália. Mas isso não significa que a burocracia para cruzar a fronteira de outras nações seja zero. Algumas concedem o visto na sua própria imigração, sem que seja necessária nenhuma papelada antes de viajar, como é o caso da Indonésia e do Egito.

⇒ VACINA CONTRA FEBRE AMARELA? Veja quais países exigem
⇒ COMO FAZER CARTEIRA DE MOTORISTA INTERNACIONAL passo a passo

Existem ainda os que não exigem visto, mas podem solicitar documentação específica, vacina ou seguro de saúde para deixar você entrar, como é o caso da Europa em geral. E, por último, alguns países têm acordo de livre circulação com o Brasil, o que inibe até mesmo a necessidade de ter uma passaporte. Basta apresentar o RG para entrar na Colômbia e no Peru, por exemplo. Ou seja, é preciso fazer uma boa pesquisa para saber se você precisa de visto para viajar, ou outras burocracias, e evitar qualquer dor de cabeça na hora de entrar no seu destino de férias.

Para dar um pontapé inicial sobre o que é necessário para a sua viagem, o site Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores, disponibiliza uma ficha básica de vários países – mesmo alguns bem desconhecidos – na sessão ‘Seu Destino’. Outro site bacana para consultar é o Mundo dos Vistos, uma empresa que vende serviços para auxiliar você a obter sua permissão de entrada. As informações básicas sobre o que é necessário para viajar a cada país estão disponíveis de forma gratuita. De posse desses dados, é hora de mergulhar na web para pedir seu visto ou descobrir se é necessário levar alguma documentação específica.

É possível pesquisar muita coisa na internet, principalmente sobre destinos muito procurados. Existe material disponível de forma abundante sobre Estados Unidos e Europa, por exemplo, tanto dos sites oficiais como de empresas que vendem serviços para auxiliar na confecção do visto e ainda dos blogs especializados em viagens. No Escolha Viajar, você encontra material passo a passo sobre como tirar visto de turismo para Austrália e Índia, por exemplo. Persistindo dúvidas sobre o que é preciso para entrar em determinado país, consulte as embaixadas/consulados no site do Itamaraty e entre em contato com eles por telefone.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Mas a situação se complica em países pequenos ou pouco visitados por brasileiros, pois é difícil conseguir informações precisas e confiáveis. Muitas embaixadas e consulados não possuem sites, sem falar que algumas nações sequer têm representação diplomática no Brasil, como é o caso das Ilhas Fiji e de Montenegro. Nesses casos, os blogs de viagem são a única fonte de informação e você acaba embarcando rezando para que nada tenha mudado.

Para auxiliar nesta tarefa, reunimos informações de 57 países para você saber se precisa de visto para viajar a turismo, ou outras burocracias. Confira como carimbar seu passaporte nos 26 membros do Espaço Schengen e outras 31 nações:

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

Precisa de visto para viajar aos 26 países do Espaço Schengen (Europa)?

Fazem parte o Espaço Schengen: Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Grécia, Espanha, França, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda (Países Baixos), Áustria, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, Suécia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, nos 26 países europeus que fazem parte do Espaço Schengen. Esta é uma zona de livre circulação nas fronteiras, o que quer dizer que você só carimba o passaporte no primeiro e no último país pelo qual for passar. Para entrar no Schengen como turista, é preciso ter em mãos uma série de documentos para comprovar que você não está imigrando ou planejando passar mais tempo que os 90 dias permitidos.

Leve com você um passaporte válido por pelo menos seis meses, a passagem de saída do Espaço Schengen, reservas de hotéis (quem se hospeda em casa de família ou amigos deve preencher uma carta-convite própria de cada país), comprovantes de que possui renda para pagar a viagem (dinheiro, extrato dos cartões de débito ou carta do banco especificando o limite do cartão de crédito) e comprovante de que tem emprego fixo no Brasil, se for possível. Além disso, é obrigatório contratar um seguro de saúde internacional no valor de 30 mil euros. Além de conferir a documentação do viajante, as autoridades poderão fazer uma entrevista para confirmar as informações prestadas.

Precisa de visto para viajar aos 26 países do Espaço Schengen (Europa)?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Argentina?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar na Argentina, você deve apresentar um passaporte válido ou RG.

Precisa de visto para viajar à Argentina?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Aruba?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 30 dias. Ao entrar em Aruba, você deve apresentar um passaporte válido, a passagem de saída do país e ter meios de comprovar hospedagem e renda para pagar a viagem.

Precisa de visto para viajar a Aruba?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Austrália?

Brasileiros precisam de visto prévio para viagens a turismo, por até 90 dias, e também fazer vacina contra a febre amarela. O pedido de Visto de Visitante (Categoria Turismo – subclasse 600) é feito através de um formulário eletrônico a ser preenchido em inglês no site da embaixada e pagamento da taxa de solicitação (135 dólares australianos). O processo é simples, mas você vai precisar anexar uma série de documentos para mostrar ao governo australiano que não está imigrando ilegalmente.

Entre eles estão foto, documentos de identidade, passagens, reservas de hotéis, comprovantes de renda para pagar a viagem e bens. A resposta chega no seu e-mail em cerca de 3 dias úteis. Uma vez autorizada a entrada no país, você só precisa apresentar o passaporte e o certificado internacional de vacinação quando chegar à Austrália. Leia aqui como tirar visto de turismo para Austrália passo a passo.

Precisa de visto para viajar à Austrália?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Bolívia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 30 dias, mas é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Ao entrar na Bolívia, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses ou RG, além do certificado internacional de vacinação.

Precisa de visto para viajar à Bolívia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao Chile?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no Chile, você deve apresentar um passaporte válido ou RG.

Precisa de visto para viajar ao Chile?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Cingapura?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 30 dias, mas é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Ao entrar em Cingapura, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses, a passagem de saída do país (com eventuais vistos), meios de comprovar renda para pagar a viagem e o certificado internacional de vacinação.

Precisa de visto para viajar a Cingapura?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Colômbia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 180 dias. Ao entrar na Colômbia, você deve apresentar um passaporte válido ou RG.

Precisa de visto para viajar à Colômbia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Costa Rica?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Ao entrar na Costa Rica, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses e o certificado internacional de vacinação.

Precisa de visto para viajar à Costa Rica?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Croácia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar na Croácia, você deve apresentar um passaporte válido.

Precisa de visto para viajar à Croácia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Cuba?

Brasileiros precisam do cartão de turismo, uma espécie de visto que o governo da ilha concede para visitas de até 30 dias e que custa US$ 20. Se você vai sair direto do Brasil, deve pedir o documento na embaixada/consulado pessoalmente ou via Correios. Se vai sair de outros países, consulte se a sua companhia aérea não vende o cartão no momento do ‘check in’.

Todas as empresas que voam para a ilha a partir do México, por exemplo, fazem isso. Não existe nenhuma burocracia, basta apresentar uma passagem de saída de Cuba em até 30 dias e pagar a taxa. Já o processo via embaixada é mais formal e será preciso preencher um formulário, além de apresentar comprovantes de hospedagem e um seguro de saúde internacional.

Precisa de visto para viajar a Cuba?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Curaçao?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Ao entrar em Curaçao, você deve apresentar um passaporte válido, o certificado internacional de vacinação, a passagem de saída do país e ter meios de comprovar renda para pagar a viagem.

Precisa de visto para viajar a Curaçao?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao Egito?

Brasileiros precisam de visto para viagens a turismo, por até 30 dias, mas ele pode ser obtido na chegada ao país. Além disso, é preciso estar vacinado contra a Febre amarela. Para ter a permissão de entrada é preciso apresentar um passaporte válido, o certificado internacional de vacinação e pagar a taxa de US$ 25.

Precisa de visto para viajar ao Egito?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar aos Estados Unidos?

Brasileiros precisam de visto prévio para viagens a turismo. Para obter a permissão de entrada é preciso preencher o formulário online DS-160 em inglês no site da embaixada, pagar a taxa de solicitação (US$ 160), agendar a ida ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para colher impressões digitais e foto, e ainda marcar a entrevista no consulado ou embaixada para responder aos questionamentos das autoridades americanas e entregar seus documentos.

É um processo longo e trabalhoso, sendo que o questionário tem mais de 200 questões, portanto é recomendável que você peça o visto pelo menos dois meses antes da viagem. E lembre-se que as entrevistas só podem ser realizadas em São Paulo, Brasília, Rio e Recife.

Além do passaporte válido por pelo menos seis meses, você deve apresentar uma série de documentos que podem ser úteis para a concessão do seu visto, mesmo que não sejam obrigatórios. Entre eles estão passagem de saída dos Estados Unidos, reservas de hotéis e passeios, comprovantes de renda para pagar a viagem e de laços com o Brasil, como Carteira de Trabalho assinada, matrícula em instituição de ensino, escritura de imóveis etc.

Depois da entrevista, o passaporte é devolvido pelos Correios – com ou sem o visto – em dez dias úteis. A permissão de entrada vale por 10 anos e o período de permanência nos Estados Unidos é determinado pela autoridade imigratória no momento da chegada a solo americano, sendo que o mais comum é a autorização de até 90 dias para turismo.

Precisa de visto para viajar aos Estados Unidos?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Fiji?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Ao entrar em Fiji, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos três meses e o certificado internacional de vacinação.

Precisa de visto para viajar a Fiji?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar às Filipinas?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 30 dias, mas é preciso fazer a vacina contra febre amarela. Ao entrar nas Filipinas, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses e o certificado internacional de vacinação.

Precisa de visto para viajar às Filipinas?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Índia?

Brasileiros precisam de visto prévio para viagens a turismo e também fazer vacina contra a febre amarela. O documento deve ser solicitado com o preenchimento de um formulário online, vale por 30 dias e permite uma única entrada no país via aeroportos (fronteiras terrestres não estão liberadas para este tipo de visto). Será necessário ter em seu computador uma foto recente e frontal do rosto com fundo branco e sem sombras – nos mesmos moldes da 3×4 -, além de cópias virtuais das páginas do seu passaporte em que estejam a foto e os dados pessoais.

O pedido de visto online deve ser feito pelo menos quatro dias antes da data de desembarque na Índia e, no máximo, com 30 dias de antecedência. O custo do documento é de US$ 60. Ao chegar ao país, você deve apresentar o visto enviado por e-mail impresso, um passaporte válido por pelo menos seis meses, o certificado internacional de vacinação, a passagem de saída país e meios de comprovar que tem dinheiro para a viagem. Leia aqui como tirar visto de turismo para Índia passo a passo.

Precisa de visto para viajar à Índia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Indonésia?

Brasileiros precisam de visto para viagens a turismo, por até 30 dias, mas ele pode ser obtido na chegada ao país. Também é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Para ter a permissão de entrada é preciso apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses, passagem de saída da Indonésia, certificado internacional de vacinação e pagar a taxa de US$ 35.

Precisa de visto para viajar à Indonésia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Irlanda?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Mas é necessário ter em mãos uma série de documentos para comprovar que você não está imigrando ou planejando passar mais tempo que os 90 dias permitidos. Leve com você um passaporte válido, a passagem de saída da Irlanda, comprovantes de hospedagem e de que possui renda para pagar a viagem (dinheiro, extrato dos cartões de débito ou carta do banco especificando o limite do cartão de crédito). Além disso, é obrigatório contratar um seguro de saúde internacional no valor de 30 mil euros.

Precisa de visto para viajar à Irlanda?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Israel?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar em Israel, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses.

Precisa de visto para viajar a Israel?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Jordânia?

Brasileiros precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas ele pode ser obtido na chegada ao país. Também é preciso fazer a vacina contra febre amarela. Para ter a permissão de entrada é preciso apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses, o certificado internacional de vacinação e pagar a taxa de US$ 55.

Precisa de visto para viajar à Jordânia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao México?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 180 dias. Ao entrar no México, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses.

Precisa de visto para viajar ao México?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar a Montenegro?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar em Montenegro, você deve apresentar um passaporte válido.

Precisa de visto para viajar a Montenegro?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Nova Zelândia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar na Nova Zelândia, você deve apresentar um passaporte válido, passagem de saída do país e meios de comprovar hospedagem e renda para pagar a viagem.

Precisa de visto para viajar à Nova Zelândia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao Panamá?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no Panamá, você deve apresentar um passaporte válido e passagem de saída do país.

Precisa de visto para viajar ao Panamá?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao Peru?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no Peru, você deve apresentar um passaporte válido ou RG.

Precisa de visto para viajar ao Peru?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Polinésia Francesa?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas é preciso fazer a vacina contra febre amarela. Ao entrar na Polinésia, você deve apresentar um passaporte válido e o certificado internacional de vacinação.

Precisa de visto para viajar à Polinésia Francesa?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao Reino Unido?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 180 dias. Mas é necessário ter em mãos uma série de documentos para comprovar que você não está imigrando ou planejando passar mais tempo que os 180 dias permitidos. Leve com você um passaporte válido, a passagem de saída do Reino Unido, comprovantes de hospedagem e de que possui renda para pagar a viagem (dinheiro, extrato dos cartões de débito ou carta do banco especificando o limite do cartão de crédito). Além disso, é obrigatório contratar um seguro de saúde internacional no valor de 30 mil euros.

Precisa de visto para viajar ao Reino Unido?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Sérvia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar na Sérvia, você deve apresentar um passaporte válido.

Precisa de visto para viajar à Sérvia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Tailândia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias, mas é necessário fazer vacina contra a febre amarela. Ao entrar na Tailândia, você deve dirigir-se ao balcão de controle sanitário (‘Health Control’) antes de passar pelo controle de passaportes para apresentar o certificado internacional de vacinação e preencher um formulário. Em seguida, apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses ao controle imigratório.

Precisa de visto para viajar à Tailândia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar à Turquia?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar na Turquia, você deve apresentar um passaporte válido.

Precisa de visto para viajar à Turquia?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Precisa de visto para viajar ao Uruguai?

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no Uruguai, você deve apresentar um passaporte válido ou RG.

Precisa de visto para viajar ao Uruguai?

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Posts relacionados

Deixe um comentário

18 comentários

claudia 28 de fevereiro de 2020 - 17:39

Eu preciso de um victo par turismo ,para viajar para Dubai?

Responder
Escolha Viajar 28 de fevereiro de 2020 - 18:54

Olá, Claudia!
Não é preciso visto prévio para entrar em Dubai a turismo por até 90 dias.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
LUZIA 21 de novembro de 2018 - 22:26

qdo fui pro Mêxico precisou de visto. agora não é mais necessário?

Responder
Escolha Viajar 24 de novembro de 2018 - 15:33

Olá, Luzia!
O México não exige mais visto de turismo de brasileiros desde maio de 2013.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Marcelo 17 de junho de 2018 - 13:31

Ola a todos, eu adorei este site, estou prestes a viajar para os Estados Unidos da America e as informações contidas aqui foras excelentes para minha viajem segura.
Obrigado a todos

Responder
Escolha Viajar 23 de junho de 2018 - 19:30

Olá, Marcelo!
Ficamos muito felizes em ajudar na sua viagem.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Valter Ribeiro 20 de abril de 2018 - 15:43

Nossa, que post completo. Estou planejando minha viagem para alguns países no final do ano e tirei muitas dúvidas aqui. Abraço.

Responder
Escolha Viajar 21 de abril de 2018 - 17:46

Olá, Valter!
Obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Maíra 9 de outubro de 2017 - 02:04

A permanência permitida em UK é de até 180 dias e não 90.

Responder
Escolha Viajar 18 de outubro de 2017 - 14:57

Olá, Maíra!
Obrigada pela atualização, vamos mudar o texto.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Claudia Costa 14 de junho de 2017 - 11:30

Muito legal o post mas me surgiu uma dúvida. Viajo para Genova em 29/10/17 para embarcar em 01/11/17no navio MSC Precioza com destino ao Brasil, ficarei portanto 2 dias em Genova até o embarque e no roteiro do cruzeiro de travessia atlântica passarei por Barcelona, Cadiz, Lisboa, Funchal e Santa Cruz de Tenerife. A minha pergunta é nessa caso como fica a situação de visto? É necessário?
Obrigada, Claudia

Responder
Escolha Viajar 18 de junho de 2017 - 00:04

Olá, Claudia. Todos os países para onde você vai viajar fazem parte do Espaço Schengen. As regras para entrada no Schengen estão escritas no texto.

Responder
Deroaldo Augusto 15 de maio de 2017 - 18:19

Eu achei muito importante as dicas, principalmente para quem vai fazer a primeira viagem ou um destino diferente
do habitual.

Responder
Bruna 7 de janeiro de 2017 - 21:11

Oi! Sobre a Colômbia, pode ficar realmente 180 dias sem visto? Porque a maioria dos sites que eu encontro diz que é no máximo 90 dias, e não 180. Pretendo ir nos próximos meses para lá, por isso precisava dessa informação.

Responder
Escolha Viajar 8 de janeiro de 2017 - 02:51

Olá, Bruna. Sim, é isso que consta no Portal Consular, do Itamaraty:
“Visto de turista necessário: não é necessário (até 180 dias)
Viagens de até 90 dias
Cidadãos brasileiros podem permanecer na Colômbia por 90 dias, sem necessidade de registro.
Viagens de 90 a 180 dias
O prazo de estada na Colômbia pode ser prorrogado por mais 90 dias sem a necessidade de sair do país, a critério da autoridade de migração colombiana.”

Responder
Márcia Marcondes 4 de janeiro de 2017 - 14:41

Legal, muito interessante esta matéria!

Responder
Rafael e Carol 2 de janeiro de 2017 - 23:43

Muito legal o post, e útil.

Feliz ano novo para vocês.

Rafael e Carol – @nutrips

Responder
Escolha Viajar 3 de janeiro de 2017 - 01:03

Obrigada Rafael e Carol, para vocês também!

Responder