Página inicial AméricaBrasilChapada das Mesas (MA) Guia de Viagem Chapada das Mesas: Tudo que você precisa saber

Guia de Viagem Chapada das Mesas: Tudo que você precisa saber

por Escolha Viajar
Montagem mostra fotos do Portal da Chapada, da Cachoeira da Prata e do Poço Azul

A Chapada das Mesas é uma região de cerrado localizada no sul do estado do Maranhão, a quase 900 quilômetros de São Luís e a 500 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins. Entre os morros de pedra com o topo chato – as ‘mesas’ do nome – e a paisagem ressequida do cerrado, escorrem nada menos do que 89 cachoeiras! E não são cachoeiras comuns, mas de beleza singular, difícil de encontrar em qualquer outra parte do Brasil ou do mundo.

⇒ Reserve já seu hotel em Carolina e garanta os melhores preços! ⇐

Tal característica catapultou a Chapada das Mesas para a lista de destinos top para se conhecer no Brasil e cada vez mais gente viaja para lá. Não bastasse tantas quedas d’água, há ainda outras atrações belíssimas na região, que se situa ao redor da pequena cidade de Carolina e do Parque Nacional da Chapada das Mesas. Da trilha do Portal da Chapada, se admira a incrível paisagem do cerrado através de um enorme furo escavado na pedra pelo vento e pela chuva.

Já a trilha guiada do Mirante da Chapada te leva mais longe dentro da natureza em uma caminhada de quatro horas. O pôr do sol no Rio Tocantins é outra atração. Na cidade vizinha de Riachão, o grande destaque é o complexo turístico do Poço Azul, que combina comodidades de um clube – como piscina e restaurante – com mais cachoeiras e um mergulho no belíssimo Poço Azul que dá nome ao lugar. Destaque para a Cachoeira Santa Bárbara.

Cachoeira Santa Bárbara, no Complexo Turístico Poço Azul

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar

A 5 quilômetros de distância, fica o não menos impressionante Encanto Azul, outro poço de águas cristalinas que brotam em meio aos paredões de pedra. Ficou babando por tantas atrações? Neste Guia de Viagem Chapada das Mesas (MA), vamos te ensinar como montar seu roteiro, quais atrações visitar, onde ficar hospedado, quanto custa a viagem, dar dicas essenciais, contar como é o clima, quando é melhor viajar, mostrar belíssimas fotos e muito mais!

Guia de Viagem Chapada das Mesas do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS: O DDD de Carolina é o 99.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

FUSO HORÁRIO:  Horário de Brasília.

VOLTAGEM: 220 volts.

COMO CHEGAR: A região da Chapada das Mesas está localizada no sul do Maranhão, na divisa com o Tocantins. A cidade usada como base para explorá-la é a pequena Carolina, de apenas 25.000 habitantes. O aeroporto mais próximo é o de Imperatriz, que fica a 220 quilômetros. Então, você voa da sua cidade até Imperatriz e, de lá, sugerimos que alugue um carro (faça sua reserva aqui) para percorrer a distância até Carolina.

Se você não quer ou não pode locar um veículo, tem a opção de ir de Imperatriz a Carolina de ônibus. A JR 4000 faz o trajeto em cerca de 3h30 mas o site da empresa não está funcionando para a consulta de horários e preços (acesse aqui). Há ainda a opção de contratar um serviço de transfer junto ao seu hotel ou pousada por um valor adicional. Por fim, você também pode contratar um pacote com uma agência, que vai te buscar no aeroporto.

Rodovia Transamazônica com o Morro do Chapéu ao fundo, em Carolina (MA)

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar

Não usamos esse tipo de serviço, mas ficam algumas sugestões: EcoTrilhas (site aqui), Cia. do Cerrado (aqui) e Torre da Lua (aqui). Você pode ainda decidir fazer um passeio que una a Chapada das Mesas e o Jalapão, no estado vizinho do Tocantins. É uma ideia bem interessante e chamada de ‘jalapada’. Nesse caso, existe a alternativa de começar o tour no Tocantins, o que te leva primeiro ao aeroporto de Palmas, e não ao de Imperatriz.

De Palmas para Carolina só há duas opções: carro alugado ou pacote com uma agência de viagens que faça a ‘jalapada’. Nesse caso, todo o transporte fica por conta deles, e você não precisa de preocupar com nenhum deslocamento para aeroportos ou atrações turísticas. Ficam algumas sugestões para quem prefere assim: a Desviantes faz o tour em 8 dias (site aqui), a Pisa Trekking em 10 dias (aqui) e a Torre da Lua, também em 10 (aqui).


QUANDO VIAJAR (CLIMA): A Chapada das Mesas é um destino que pode ser visitado o ano inteiro sem grandes prejuízos ao seu passeio. O calor é constante na região o ano todo, sendo que a temperatura média é de 27ºC. Só há duas estações – a seca e a chuvosa. A seca vai de maio a setembro e é considerada a melhor época para visitar a Chapada. Nesse período do ano, praticamente não chove na região e as temperaturas médias ficam entre 21ºC e 36ºC.

É também nessa época que o ar fica mais seco – principalmente em junho, julho e agosto -, o que pode não agradar quem sofre de alergias respiratórias. Por outro lado, quanto mais seco o clima, mais dias de céu azul e de coloridos pôr do sol no cerrado você terá. Além disso, com menor volume de água nos rios, fica mais fácil tomar banho nas cachoeiras. A outra estação é a chuvosa, que ocorre de outubro a abril.

Pôr do sol no Rio Tocantins visto desde Carolina (MA)

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar

Os meses mais molhados são janeiro, fevereiro e março. Mas, mesmo nessa época, não cai muita água do céu na região. No entanto, há risco de temporais fortes e rápidos que podem atrapalhar seu passeio. Além disso, com o aumento da umidade do ar o céu fica mais nublado, o que pode atrapalhar as cores das cachoeiras e encobrir o pôr do sol. Ao mesmo tempo, a temperatura fica um pouco mais amena – entre 22ºC e 30ºC – e a paisagem, mais verde.

Mas não é só o clima que você deve levar em conta para decidir quando viajar à Chapada das Mesas. O lugar é um balneário popular entre moradores do Norte e Nordeste que não têm acesso ao mar. Isso significa que fica lotadíssimo nos feriados e meses de férias escolares: dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Se você não gosta de disputar espaço nos poços e cachoeiras com multidões de famílias com crianças, melhor evitar viajar nesses períodos.

Mulher admira a Cachoeira do Capelão, na Complexo Pedra Caída

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar


QUANTO TEMPO FICAR: O tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações da Chapada das Mesas é de três dias. Para ver tudo, ao menos cinco. Se você tem mais tempo de viagem disponível, pode estender o roteiro para o vizinho Jalapão (TO), como já explicamos no item ‘Como Chegar’. Se você tem menos tempo disponível, como um fim de semana, tudo bem. Já dá para ver um bom pedaço de toda a beleza que a região tem a oferecer.

É preciso levar em conta ainda o tempo que você vai levar para voar até Imperatriz e ir de lá até Carolina, se for o caso. Esses deslocamentos devem acrescentar ao menos mais um dia na sua viagem, entre ida e volta. Se você ficar dois dias, vá à Pedra Caída, Portal e Parque Nacional. Se ficar três, visite também as atrações de Riachão. Em quatro dias, inclua as cachoeiras do Dodô, Itapecuru e o Mirante da Chapada. Todos os detalhes estão no item ‘roteiro’, mais abaixo.

Mulher admira a vista do cerrado desde a trilha do Mirante da Chapada das Mesas

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar


Mulher flutua no Poço Encanto Azul, em Riachão (MA)O QUE FAZER NA CHAPADA DAS MESAS:

Vai viajar e não sabe o que fazer na Chapada das Mesas (MA)? Confira 9 atrações da região que são imperdíveis, entre elas muitas cachoeiras!

⇒ Confira aqui 9 atrações imperdíveis


Piscina de pousada na cidade de Carolina (MA)ONDE FICAR NA CHAPADA DAS MESAS:

Na dúvida sobre onde ficar na Chapada das Mesas? Confira sugestão de hospedagem bem avaliada e de baixo custo em Carolina (MA), a cidade usada como base para explorar essa região cheia de cachoeiras e beleza natural exuberante!

⇒ Confira aqui onde se hospedar


Copos de cerveja de restaurante em Carolina (MA)QUANTO CUSTA VIAJAR PARA A CHAPADA DAS MESAS:

Está planejando as férias e quer saber quanto custa viajar para a Chapada das Mesas? Veja nossos custos e como gastar R$ 276 por pessoa ao dia

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem


Carro transita por estrada de terra na região da Chapada das Mesas (MA)ROTEIRO DE VIAGEM NA CHAPADA DAS MESAS:

Vai viajar e não sabe como montar seu roteiro na Chapada das Mesas? Veja nossa sugestão de 4 dias cheia de poços e cachoeiras deslumbrantes!

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro


Montagem mostra imagem do Jalapão e da Chapada das Mesas, destinos turísticos que formam a 'jalapada'ROTEIRO NA CHAPADA DAS MESAS + JALAPÃO:

Quer conhecer o Jalapão e Chapada das Mesas – ou ‘jalapada’? Confira roteiro passo a passo para 11 dias de viagem entre Tocantins e Maranhão!

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro


Mulher admira as Cachoeiras do Itapecuru, na Chapada das MesasCONHEÇA A CHAPADA DAS MESAS EM 75 FOTOS:

Viaje sem sair de casa em incríveis 75 fotos da Chapada das Mesas, o paraíso das cachoeiras escondido na divisa do Maranhão com o Tocantins

⇒ Confira aqui 75 fotos incríveis

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais