Página inicial Fotos de viagem Veja 40 fotos de Cracóvia: Do resplendor medieval ao horror do Holocausto

Veja 40 fotos de Cracóvia: Do resplendor medieval ao horror do Holocausto

por Escolha Viajar
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Se alguém lhe dissesse que o Exército da Polônia está chegando, você provavelmente daria risada ao invés de ficar assustado. Bom, pelo menos nos tempos modernos. Porque na Idade Média, a Polônia foi um dos reinos mais temidos e poderosos da Europa, capaz de fazer muitos francos e bretões tremerem nas bases. Sua capital era a cidade de Cracóvia, localizada no sul do atual território polonês. Ali, às margens do Rio Vístula, foi construída uma das mais belas cidades medievais da Europa. Busque na internet por ‘fotos de Cracóvia’ e você verá um charmoso centro histórico cercado por muralhas centenárias, uma basílica gótica e um castelo sobre a colina.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM CRACÓVIA e gastar pouco
⇒ GUIA DE VIAGEM CRACÓVIA: Tudo que você precisa saber!

Enquanto o poderio do reino polonês reluzia acima da terra, abaixo dela escavava-se a fantástica Mina de Sal de Wieliczka. Hoje ponto turístico imperdível, ela tem nada menos do que 327 metros de profundidade! Como, naqueles tempos, sal valia mais do que ouro, a Polônia e sua capital pareciam destinadas a se tornar cada vez maiores e mais prósperas. Tão abençoada era a cidade, que veio de lá o papa mais pop de todos os tempos: Karol Wojtyla, mais tarde João Paulo II. Ele nasceu nos arredores de Cracóvia, mas foi lá que estudou, se tornou padre e bispo.

A era dourada acabou no momento em que os alemães invadiram a Polônia. A Segunda Guerra assolou todo o país, mas foi nas vizinhanças de Cracóvia que o horror do Holocausto tomou forma. A cidade de Oswiecim foi o local escolhido pelo III Reich para colocar em prática a ‘solução final’: o extermínio em massa do povo judeu. Para isso, construiu-se uma rede de campos de concentração batizados de Auschwitz. A primeira unidade era destinada aos trabalhos forçados e a segunda, conhecida como Auschwitz-Birkenau, às câmaras de gás e fornos crematórios.

Hoje, todo o horror ficou no passado, mas os campos de concentração foram transformados em ponto turístico para que a Humanidade não esqueça o que já foi capaz de fazer. A cidade voltou a sorrir e a receber viajantes, que lotam as ruelas medievais – principalmente no verão – com seus ‘paus de selfies’ e tiram toneladas de fotos de Cracóvia. E é disso que ela vive, em meio a um país empobrecido tanto pela guerra quando pelo domínio soviético que veio a seguir: do turismo. Não poderia ser diferente, com tantas atrações diversificadas a oferecer.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Confira 40 fotos de Cracóvia, este lugar tão histórico, belo, sofrido, charmoso e simplesmente imperdível!

*** O Escolha Viajar esteve em Cracóvia em julho de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais