Página inicial AméricaEstados Unidos ‘Independence Day’: Veja 30 fotos de Washington, a cidade mais patriótica dos EUA

‘Independence Day’: Veja 30 fotos de Washington, a cidade mais patriótica dos EUA

por Escolha Viajar
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Em 1996, milhões de pessoas pelo mundo correram para o cinema mais próximo para assistir àquele que se tornaria o filme mais visto de todos os tempos: ‘Independence Day’. Embora seu público recorde tenha sido superado nas duas últimas décadas, é difícil conhecer alguém com mais de 25 anos que não tenha visto esta ficção científica estrelada por Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum. Se a história do filme fosse verdade, seria impossível hoje visitar ou mesmo ver fotos de Washington, a capital norte-americana, pois ela teria sido pulverizada por alienígenas invasores no dia 2 de julho. No filme, o presidente dos Estados Unidos escapa da destruição da Casa Branca e de toda ‘DC’ a bordo do Air Force One. Refugiado em uma base aérea, ele comanda o contra-ataque aos extraterrestres, que acabam sendo derrotados exatamente em 4 de julho, o Dia de Independência do país mais poderoso do mundo.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM WASHINGTON e pagar barato
⇒ GUIA DE VIAGEM WASHINGTON: Tudo que você precisa saber!

Embora o filme tenha colocado a data no repertório cultural de muita gente pelo mundo afora, o feriado de 4 de julho é uma tradição norte-americana por excelência. O ‘Fourth of July’, em inglês, celebra o dia em que foi assinada oficialmente a Declaração de Independência das Treze Colônias do Império Britânico. O ano era 1776 e alguns dos signatários do documento foram figuras históricas como Thomas Jefferson, John Adams e Benjamin Franklin.

Embora hoje a data correta da declaração seja debatida por estudiosos (é possível que o documento tenha sido firmado apenas em agosto), é no 4 de julho que os norte-americanos se reúnem com suas famílias, se cobrem com as cores da bandeira – branco, azul e vermelho -, assistem a paradas militares e se maravilham com grandiosas queimas de fogos de artifício.

E nenhuma outra cidade norte-americana simboliza tanto o patriotismo quanto a capital. Basta ver algumas fotos de Washington para perceber a maior concentração de bandeiras em vermelho, branco e azul por metro quadrado do planeta! É lá, na região chamada de National Mall, que estão alguns dos mais importantes símbolos da soberania nacional, como a Casa Branca e o Capitólio, além de inúmeros monumentos e memoriais que lembram personagens e passagens marcantes da história do país. Entre eles, estão o Washington Monument – mais conhecido como Obelisco -; o Lincoln Memorial, com seu gigantesco espelho d’água; e os memoriais aos mortos na Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã e Guerra das Coreias.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Além disso, DC é uma mina de ouro de museus nacionais, como o de História Natural (onde pode ser visto o famoso diamante Hope), o Jardim de Esculturas, o de História Americana e do Ar & Espaço. Neste último, você pode contemplar relíquias de uma das mais comemoradas façanhas dos Estados Unidos: levar o primeiro homem à Lua. A exposição abriga um módulo lunar, uma pedra trazida do satélite e a cápsula em que os astronautas da Apollo 11 retornaram à Terra.

Longe do National Mall, mas dentro da rota dos visitantes, está ainda o Cemitério Memorial de Arlington, onde jazem mais de 400 mil mortos em defesa dos Estados Unidos em todos os conflitos dos quais o país tomou parte desde sua Guerra Civil. Pode soar um tanto fúnebre demais, mas Arlington é um belo cenário que mescla tristeza e paz, rendendo algumas das melhores fotos de Washington.

Para completar o ‘pacote’, praticamente todas as atrações turísticas da capital são gratuitas, o que a torna um destino certeiro para viajantes que queiram conhecer um pouco melhor o sentimento nacionalista e a história norte-americanos.

Confira 30 fotos de Washington, a cidade mais patriótica dos Estados Unidos:

*** O Escolha Viajar esteve em Washington em outubro de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais