Página inicial Dicas de viagem Confira 10 dicas de como tirar selfies perfeitas em viagens

Confira 10 dicas de como tirar selfies perfeitas em viagens

por Escolha Viajar
Confira 10 dicas de como tirar selfie perfeita em viagens

Não há como negar que a invenção da ‘selfie’ – uma foto sua tirada por você mesmo – revolucionou o universo das viagens, principalmente para quem viaja sozinho. Antes, era preciso pedir para estranhos tirarem uma foto sua, sob o risco de a pessoa sair correndo com a sua máquina na mão ou de registrar aquela imagem horrorosa e você não ter cara de pedir mais uma. Agora, basta levantar o braço, apertar o botão e… ‘voilá!’, os momentos de viagem estão devidamente eternizados e difundidos para amigos e parentes nas redes sociais. O que é ótimo, mas não significa que as fotos tenham necessariamente ficado boas, hehe. Para solucionar esse pequeno detalhe, o Escolha Viajar fez uma lista de 10 dicas super simples de como tirar selfie perfeita em viagens!

⇒ FOTOS DE VIAGEM boas com qualquer câmera? 10 dicas essenciais
⇒ 10 ERROS DE VIAGEM que todo mundo comete e como evitá-los

Nada de pânico: não é preciso ter estudado fotografia nem comprar um equipamento caro para registrar boas imagens. Muito pelo contrário. Para as selfies, quanto mais leve e descomplicado for seu celular ou sua câmera, mais fácil fica tirar a foto. Alguns acessórios básicos vão ajudar na tarefa, como o popular ‘pau de selfie’, mas nada que vá pesar na sua bolsa nem abrir um rombo no seu bolso. É claro que, quanto maior resolução tiver a sua câmera – os famosos megapixels -, menor será a chance de a sua foto ficar quadriculada em situações de pouca luz ou movimento. Mas isso não é o fundamental para uma boa foto. A peça-chave é e sempre será aquela que fica com o dedo no botão: você! Confira 10 dicas de como tirar selfie perfeita em viagens.

Como tirar selfie em viagens 1 – Evite o carão

Se você está tirando uma selfie no elevador, não há problema em o seu rosto ocupar quase toda a tela. Afinal, você é o centro da foto e não há nada mais ao lado ou atrás para mostrar. Mas em fotos de viagem, a coisa muda. Você deixa de ser a figura central e passa a ser parte do conjunto da obra. A paisagem ou o ponto turístico onde você está precisam dividir espaço com o seu rosto. Afinal, se for para o lugar não aparecer, você nem precisaria viajar, não é?

Nesta montagem, vemos do lado esquerdo uma selfie com o famoso ‘carão’. Ou seja, o rosto da turista ocupa quase toda a imagem, deixando a Estátua da Liberdade apagada no fundo. Tanto que ela aponta para o ponto turístico, para garantir que ele não se perca na foto. Já no lado direito, vemos uma selfie em que a turista divide o espaço com a estátua, sendo que ambos aparecem claramente na imagem – apesar de ela preferir não olhar para a câmera.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Como tirar selfie em viagens - Evite o carão


Como tirar selfie em viagens 2 – Mostre onde você está

Essa dica de como tirar selfie em viagens é um complemento à anterior. Além de tentar não tapar quase toda a tela com o ‘carão’, mostre onde você está. Como dissemos acima, em uma viagem a paisagem ou o ponto turístico precisam aparecer na foto, do contrário ela perde o sentido. A foto abaixo foi tirada em um passeio de barco pelo Arquipélago de Koh Phi Phi, na Tailândia, um dos lugares mais lindos e cobiçados por turistas no mundo todo.

Mas, se eu não dissesse isso para vocês, quem saberia? Nesta selfie, não há quase nenhuma pista da paisagem. Poderia ser um barco em absolutamente qualquer ponto do planeta. Portanto, tente mostrar sempre um pouco do lugar que está visitando nas fotos para que as pessoas saibam onde você está sem necessidade de nenhuma legenda.

Como tirar selfie em viagens - Mostre onde você está


Como tirar selfie em viagens 3 – Use e abuse do pau… de selfie!

Para evitar as duas situações que descrevemos acima, existe uma arma fundamental: o pau de selfie, ou ‘selfie stick’. Esse acessório não custa mais do que R$ 20 em qualquer camelô e ajuda MUITO em como tirar selfie boa em viagem. Ele serve como um prolongamento do seu braço e dá maior distância da câmera para o seu rosto. Isso evita quase sempre que você e seus companheiros de viagem ocupem toda a tela e tapem a paisagem ou o ponto turístico que estão visitando. Se você encaixar um bom ângulo e tiver braço comprido, às vezes nem parece que é uma selfie, mas uma foto tirada por uma terceira pessoa. Outra forma de ampliar a distância entre a câmera e as pessoas é ter uma lente grande angular.

Ou seja, uma lente que abrange muito mais coisas do que a lente comum. Como fazer isso? Se você usa celular para as selfies, basta comprar um kit de lentes que tenha a grande angular e encaixar no aparelho. Se você fotografa com câmera, o negócio é comprar um equipamento que já venha com lente grande angular. A mais famosa entre os brasileiros é a GoPro, mas ela não é só uma grande angular como uma olho de peixe – aquela lente tão ampla que distorce o horizonte e deixa todas as suas imagens arredondadas. Particularmente, prefiro câmeras sem essa distorção, como a Olympus TG-860. Além de ser mais barata que uma GoPro ela ainda tem visor móvel para que você saiba como está tirando a foto!

Como tirar selfie em viagens - Use e abuse do pau de selfie


Como tirar selfie em viagens 4 – Use a luz a seu favor

Usar a luz de forma correta é o elemento mais básico de qualquer fotografia. Afinal, sem luz nem existe registro de imagem. Ao tirar uma selfie em viagem – ou qualquer foto -, garanta que o sol está a seu favor, iluminando o seu rosto e a paisagem atrás de você. Se fizer o contrário, ou seja, deixar a luz vir de trás, sua imagem ficará escurecida e possivelmente não aparecerá nada do lugar que está visitando.

Mas, nas selfies, ainda é preciso ter um cuidado extra: não deixar que o sol faça a sombra da câmera aparecer no seu rosto! Para evitar que isso acontece, mude o ângulo da câmera para cima, baixo ou para os lado até que a sombra saia da frente. Repare como a câmera aparece nitidamente na camiseta do turista na foto abaixo, sendo que por pouco não estraga o registro do casal na Pont des Arts, em Paris.

Como tirar selfie em viagens - Use a luz a seu favor


Como tirar selfie em viagens 5 – Procure ângulos diferentes

Às vezes, temos a nítida sensação de que todas as selfies são tiradas exatamente no mesmo ângulo: de cima para baixo. Isso acaba tornando sua sequência de fotos monótona, além de prejudicar o lance de mostrar a paisagem ou o ponto turístico, pois eles dificilmente estarão abaixo de você. Por isso, tente variar o ângulo da imagem mudando a posição do braço com o qual você tira a foto ou mesmo apoiando a câmera em uma mesa ou qualquer outra superfície próxima. Ponha a câmera para o lado, reta ou mesmo para baixo e teste fotos diferentes.

Tem gente que diz que não se deve tirar selfies de cima para baixo porque as pessoas saem com ‘papadas’, mas isso é um mito. Ajeitando a pose aqui e ali elas ficam tão boas quanto qualquer outra foto bem tirada. Na imagem abaixo, o casal de turistas está no segundo andar da Torre Eiffel e, graças ao ângulo diferenciado de baixo para cima, conseguiu retratar o ponto turístico ao fundo. Isso seria impossível com o tradicional ângulo da selfie de cima para baixo. E a foto ficou super bonita e criativa (e sem papadas)!

Como tirar selfie em viagens - Procure ângulos diferentes


Como tirar selfie em viagens 6 – Faça poses diferentes

É claro que selfies em que o seu rosto e o dos seus companheiros de viagem aparece em primeiro plano, olhando para a câmera e sorrindo são o básico do básico. Quase todo mundo tira as fotos assim porque elas dificilmente vão dar errado. Mas se você bater TODAS as suas selfies de viagem do mesmo jeito, vai ficar chato para caramba. Por mais que a paisagem e o ponto turístico atrás mudem, ficará parecendo sempre a mesma imagem. Por isso, mude de pose de vez em quando: olhe para o lado, encare seus companheiros de viagem, fique meio de costas e olhe para o ponto turístico, deite no chão, suba em alguma coisa. Para tudo isso, aquele pau de selfie que mencionamos antes é fundamental.

Como tirar selfie em viagens - Faça poses diferentes


Como tirar selfie em viagens 7 – Use planos diferentes

Nada de pânico! Plano é simplesmente a posição para trás ou para frente dos objetos na foto. Na selfie normalmente só se usa dois planos: no primeiro estão as pessoas e, no fundo, está a paisagem ou ponto turístico. Ao usar mais planos do que o que é comum, você consegue dar variedade e vida nova para as suas selfies. Se você está viajando sozinho, coloque um elemento atrás de você ou na sua frente. Pode ser um canteiro de flores, uma fonte ou mesmo um cãozinho que esteja circulando por perto, por exemplo.

Se está viajando em grupo, fica ainda mais fácil. Disponha todos os seus companheiros de viagem em diferentes distâncias atrás de você. Isso dará uma sensação de profundidade que fica muito legal. Na foto abaixo, o casal de turistas se dividiu entre o primeiro plano – quem está tirando a selfie -, o segundo – quem está nadando na lagoa – e o terceiro – a paisagem em si (que é uma das lagoas conhecidas como Twin Lagoons, na ilha filipina de Corón).

Como tirar selfie em viagens - Use planos diferentes


Como tirar selfie em viagens 8 – Cuidado com o flash

Nas selfies, a câmera costuma ficar muito próxima do rosto das pessoas retratadas, o que dificulta bastante o uso do flash. O que normalmente acontece é a luz refletir na pele, que está em primeiro plano, e deixar a cara de todo mundo branca. Ao mesmo tempo, o fundo desaparece porque fica muito escuro. Se você estiver em um local com pouca luz ou tirando fotos à noite, teste primeiro a necessidade do uso do flash. Muitas vezes, a própria câmera compensa a iluminação fraca, principalmente em máquinas e celulares mais modernos.

Se a imagem ainda estiver mais escura do que você gostaria, procure uma luz natural antes de usar o flash. Pode ser a iluminação da rua ou de uma vitrine, por exemplo. Na foto abaixo não há luz de flash. O rosto do casal de turistas recebe apenas a iluminação de um lampião, o que deixa todo o ambiente muito mais suave e natural, além de o ponto turístico ao fundo – o Marco das Três Fronteiras de Foz do Iguaçu – ficar bem evidente.

Como tirar selfie em viagens - Cuidado com o flash


Como tirar selfie em viagens 9 – Seu rosto não precisa aparecer

Que tal tirar uma selfie sem você? Ou pelo menos sem o seu rosto estar aparecendo literalmente? Essa é outra forma de mudar o padrão de fotos e obter resultados criativos, que vão chamar a atenção de todo mundo na sua timeline do Facebook ou Instagram. Em vez de colocar o seu carão em primeiro plano – por mais bonito que ele seja, hehe – apareça na foto de uma forma diferente. No reflexo de um espelho, de uma vitrine, na sombra no chão. Ou mostre uma parte de você que não o rosto: os pés, as mãos, aquela tatuagem que você adora, a camisa com o escudo do time etc. Na foto abaixo, você vê apenas a sombra do casal de turistas desenhada no solo do Vale da Morte, no Deserto do Atacama.

Como tirar selfie em viagens - Seu rosto não precisa aparecer


Como tirar selfie em viagens 10 – Pense a sua foto

Não chegue em um lugar e saia tirando fotos a torto e a direito, sem parar para pensar em como você vai registrar essa imagem. Isso vale para qualquer foto, mas na selfie é um ponto ainda mais importante porque você normalmente está virado ao contrário, sem ver o que está acontecendo ao fundo. Por isso, respire, pare e pense em todos os nove pontos que abordamos antes. O sol estará a seu favor? Essa foto é melhor em qual ângulo?

Vou fazer qual pose? A paisagem ou ponto turístico está aparecendo? Etc. E olhe as fotos logo depois que tirar para garantir que elas saíram da forma que você esperava! Não existe nada pior do que chegar no hotel à noite e descobrir que você cortou a ponta da Torre Eiffel de TODAS as fotos, ou que elas saíram muito escuras, ou que você ficou com uma cara estranhíssima etc etc etc.

Como tirar selfie em viagens - Pense a sua foto

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais