Página inicial Fotos de viagem Nunca pensou em viajar para a Irlanda do Norte? Surpreenda-se em 35 fotos

Nunca pensou em viajar para a Irlanda do Norte? Surpreenda-se em 35 fotos

por Escolha Viajar

Foto: Ticiana Giehl/Escolha Viajar

É difícil encontrar alguém que tenha fotos da Irlanda do Norte como fundo de tela do computador, ou que tenha colocado este, que é um dos quatro países integrantes do Reino Unido, na sua wish list de viagens. Pelo contrário, muita gente viaja para a Irlanda, país muito popular entre brasileiros, mas não cruza a fronteira até Belfast, a capital da Irlanda do Norte, que fica a apenas 1h30 de ônibus de Dublim, a capital do sul.

⇒ MUSEU DO TITANIC fica na Irlanda do Norte; conheça!

⇒ ROTEIRO DE VIAGEM NA IRLANDA (E IRLANDA DO NORTE) de 8 dias

Quem fez isso perdeu a chance de conhecer um país surpreendente! Se você acha que o último muro que dividia a humanidade caiu em Berlim, saiba que existe outro em Belfast, separando os bairros católico e protestante – em guerra na ilha há quase 500 anos. Mas nem só de surpresas políticas vive o país: as belezas naturais da costa leste vão colorir seu álbum de fotos da Irlanda do Norte. Sem falar que existe um bairro inteiro dedicado à história trágica do Titanic.

É verdade que a história recente da Irlanda do Norte não tem sido nenhum mar de rosas e que isso pode afastar muitos turistas. Desde os idos de 1600, quando ingleses passaram a colonizar a Ilha da Irlanda, os conflitos entre católicos e protestantes não deram trégua. A situação se tornou incontornável em 1920, quando o território foi separado em dois, sendo o sul independente e o norte ainda sob a jurisdição do Reino Unido. Isso foi feito porque, no norte, os protestante descendentes de ingleses eram maioria da população. O que não evitou que conflitos com a minoria católica, favorável a uma separação total da ilha, voltassem a surgir.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

⇒ Reserve já seu hotel em Belfast e garanta os melhores preços! ⇐

Quem tem mais de 30 anos lembra perfeitamente da canção do U2 chamada Sunday, Bloody Sunday. A música se refere ao episódio que ficou conhecido como Domingo Sangrento, um confronto entre manifestantes católicos, protestantes e o exército britânico ocorrido em Derry e que deixou 14 mortos em 1972. Diversos outros conflitos a atentados tiveram consequências fatais, muitos envolvendo o grupo paramilitar IRA, o Exército Republicano Irlandês. Há inúmeros vídeos e fotos da Irlanda do Norte naqueles tempos sangrentos disponíveis na internet.

Embora o conflito normalmente seja reduzido à nominação religiosa – católicos X protestantes -, hoje ele trata basicamente da independência do país do Reino Unido, seja para uma possível união com a Irlanda, seja para se ter um governo próprio. Mas a violência diminuiu muito nos últimos anos, principalmente depois que o IRA aceitou se desarmar em 2001, em um acordo costurado pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O muro continua lá, é verdade, assim como as manifestações em murais e bandeiras. Mas, neste momento, a Irlanda do Norte é um país de protestos pacíficos e braços abertos para o turismo.

⇒ Nunca viaje sem seguro saúde! Faça o seu já e garanta os melhores preços! ⇐

Seja ele político, para conhecer o muro, suas pinturas e memoriais a bordo de um tradicional black cab (táxis negros britânicos); seja para descobrir o local de nascimento do Titanic no Titanic Quarter, o bairro onde ele foi construído e que hoje abriga um museu e outras atrações; seja para tomar um ônibus rumo à costa leste do país, lar de belas paisagens, castelos, uma icônica ponte de cordas e até mesmo uma calçada feita por gigantes.

Veja 35 fotos da Irlanda do Norte e surpreenda-se você também!

 

 

*** O Escolha Viajar esteve na Irlanda do Norte em setembro de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais