Página inicial EuropaReino Unido Saiba como visitar Stonehenge, o monumento dos adoradores do sol

Saiba como visitar Stonehenge, o monumento dos adoradores do sol

por Escolha Viajar
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Stonehenge é um dos pontos turísticos mais populares do Reino Unido, o que não é pouco para a terra da rainha. O monumento pré-histórico começou a ser construído mais de 3 mil anos antes de Cristo e cumpre seu objetivo até os dias modernos: impressionar quem dele se aproxime. São três círculos formados por pedras que chegam aos cinco metros de altura e a quase 50 toneladas, tendo algumas sido trasportadas de uma pedreira a 20 quilômetros de distância. Sobram motivos para você conhecer o monumento o ano todo, mas há um elemento especial para quem escolhe fazê-lo em junho: o sol. Saiba como visitar Stonehenge, o monumento dos adoradores do astro-rei.

⇒ Tragédia do Titanic faz 104 anos; conheça museu na Irlanda do Norte
⇒ MAIS REINO UNIDO: Londres é eleita melhor destino do mundo

Adorar o sol em um país onde chove, em média, 130 dias por ano tem certa lógica. Desde seus primórdios, quado não passava de uma vala circular com um santuário de madeira, Stonehenge já estava alinhado com o pôr do sol do último dia do inverno. O monumento seguiu com a função de indicar o movimento dos corpos celestes por toda a sua longeva existência, embora os motivos para os quais esses dados eram usados ainda não tenham sido descobertos com exatidão pelos arqueólogos. Acredita-se que Stonehenge possa ter funcionado como um observatório astronômico, um lugar sagrado e também um centro de cura.

O que se sabe, é que suas pedras gigantescas estão exatamente alinhadas com o nascimento do sol em 21 de junho. Este é o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, ou o solstício de verão. É o momento em que o sol atinge a maior declinação em altitude, medida a partir da linha do Equador, e banha a terra com sua luz por mais tempo durante um ciclo de 365 dias. É para ver esse espetáculo, do astro-rei nascendo por entre as pedras milenares, que milhares de pessoas se dirigem todos os anos a Stonehenge no dia 21 de junho.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados

Vários são turistas em busca de belas fotos e também da oportunidade de chegar mais perto do monumento, já que o campo ao redor das rochas é aberto ao público durante o solstício e a entrada é gratuita (há toda uma programação especial sobre como visitar Stonehenge nesse dia). Mas a maioria é formada por místicos em busca do dia mais especial do ano para adorar o astro-rei. Muitos se vestem à caráter, com roupas de magos, bruxas ou druidas – embora os druidas não tenham nenhuma relação histórica com Stonehenge. Em 2009, o monumento registrou público recorde de 36.500 pessoas no solstício de verão.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Se você não é da tribo dos místicos, nem gosta de visitar pontos turísticos ao lado de multidões, evite circular pelo monumento na semana do solstício, mas não desperdice a presença do astro-rei em Stonehenge. O Reino Unido é famoso por seu clima desfavorável, recheado de dias cinzentos e molhados, sendo junho e julho os meses em que o sol mais dá as caras na terra da rainha (média de 9,5 dias de chuva).

Andrew Dunn/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0)

Andrew Dunn/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0)

O problema é que, em julho, hordas de famílias ou estudantes europeus em férias escolares de verão farão companhia a você no monumento. Em junho, ele será todo seu, pelo menos até o solstício. Além disso, o sítio arqueológico fica em campo aberto, sem nenhuma proteção contra a chuva, o vento e o frio e a pelo menos meia hora de caminhada do centro de visitantes (tenha roupas quentes e m grada-chuva na bolsa). Por isso, é tão importante saber ‘quando visitar Stonehenge’ quanto ‘como visitar Stonehenge’.

Esclarecido o primeiro ponto, vamos ao segundo. Saiba como visitar Stonehenge, o monumento dos adoradores do sol, sejam os místicos, sejam os fãs de um belo dia de verão.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados


Como visitar Stonehenge – Como chegar

Stonehenge está localizado na cidade de Salisbury, a cerca de 150 quilômetros de Londres. É possível chegar até o monumento alugando um carro, pegando um trem desde a estação Waterloo, um ônibus desde a estação Victoria ou ainda contratando um tour. Além de ser um tradicional bate-volta desde a capital inglesa, Salisbury também pode integrar passeios com a cidade balneária de Bath, que fica nas proximidades. Agências também vendem tours combinados com Windsor e Oxford.

Caso opte ir por conta própria, é preciso comprar também um ticket para o The Stonehenge Tour, um ônibus turístico que faz o percurso desde a estação de Salisbury até o monumento, que fica 35 quilômetros distante da cidade. O coletivo faz o trajeto no estilo ‘hop on, hop off’ e para em outras atrações das redondezas, como o Old Sarum. O preço da passagem é de 15 libras, mas há pacotes com desconto para quem compra o ticket para Stonehenge em conjunto. Para mais informações, acesse o site da empresa.

Uma dica para quem quer fazer a visita sem gastar tanto quanto um tour padrão e, ao mesmo tempo, não ter tanto trabalho com os deslocamentos e horários, é pegar um dos passeios de meio turno que saem da estação de ônibus Victoria, em Londres. Eles são chamados de ‘Simply Stonehenge Tour’ e incluem apenas o transporte direto até o monumento, ticket de entrada e audioguia. Você tem cerca de uma hora livre para visitar Stonehenge como quiser, o que é tempo suficiente. Depois, é só embarcar de volta para Londres. O passeio sai pela manhã ou à tarde e tem cinco horas de duração. Recomendamos a empresa Golden Tours.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados


Como visitar Stonehenge – Preços e horários

Para visitar Stonehenge é preciso comprar um ticket com horário marcado. Não é obrigatório, mas o governo recomenda que o ingresso seja comprado com pelo menos um dia de antecedência pela internet como forma de garantir que você vai conseguir uma vaga. A entrada custa 15,5 libras e pode ser adquirida aqui. Na bilheteria física, o preço sobe para 18,2 libras.

O monumento fica aberto à visitação todos os dias da semana, mas em diferentes horários dependendo da estação do ano. A última admissão ocorre duas horas antes do fechamento, pois este é o tempo estimado de duração da visita ao monumento. De 1º de junho a 31 de agosto, é das 9h às 20h. De 1º de setmbro a 15 de outubro, das 9h30 às 19h. De 16 de outubro a 15 de março, das 9h30 às 17h. De 16 de março a 31 de maio, das 9h30 às 19h. O sítio arqueológico fica fechado na véspera e dia de Natal, operando parcialmente em 26 de dezembro e 1º de janeiro (10h-16h).

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados


Como visitar Stonehenge – Por dentro do sítio arqueológico

A entrada em Stonehenge é feita através de um novo e moderno centro de visitantes, que funciona também como estacionamento. Ninguém pode passar deste ponto em veículo próprio. O trajeto até as pedras propriamente ditas pode ser feito a pé (cerca de 30 minutos de caminhada) ou em ônibus que percorrer o trajeto a cada 10 minutos. Quem não estiver em um tour e quiser se informar melhor sobre a história de Stonehenge, pode alugar audioguias por 3 libras no centro de visitantes. Também estão disponíveis no local um museu, lancheria, banheiros e loja de souvenires.

Os três círculos de pedra que formam o monumento de Stonehenge se encontram protegidas por um cordão de isolamento. Portanto, você só poderá dar a volta nele e admirá-lo a uma boa distância. Isso foi necessário para preservar o sítio arqueológico, que não apenas estava ruindo com a ação do tempo mas também de pessoas que escalavam as pedras ou tiravam pedaços delas para levar para casa. Para conseguir ver Stonehenge em detalhes, é bom levar uma câmera com zoom poderoso ou uma lente de longo alcance (75-300mm).

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Desempacotados


Como visitar Stonehenge – Solstício de verão

Durante o evento do solstício de verão, a visitação a Stonehenge funciona de forma diferenciada. A entrada é gratuita entre a noite do dia 20 de junho e a manhã do dia 21, sendo que o acesso ao campo ao redor do monumento é liberado. O estacionamento, no entanto, continua sendo pago. Há campings nas proximidades que oferecem pacotes de acomodação e transporte para o espetáculo do nascer do sol. Mais informações podem ser encontradas neste site.

Embora possa parecer uma grande bagunça em meio a milhares de pessoas vestidas como magos ou druidas e tocando tambores, a visitação é bastante controlada. É proibido levar sacos de dormir, cadeiras, ouvir música, deixar lixo no chão, levar objetos de vidro, beber álcool, usar drogas, acender fogueiras ou subir nas pedras. Tudo para que o nascer do sol mais disputado do Reino Unido seja apenas um momento de paz, tranquilidade e beleza para místicos e turistas.

Andrew Dunn/Wikimedia Commons/CC BY-SA 2.0

Foto: Andrew Dunn/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0)

*** O Escolha Viajar esteve em Stonehenge em setembro de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais