Página inicial ÁsiaIndonésia O que fazer em Bali: 10 atrações que você não pode perder

O que fazer em Bali: 10 atrações que você não pode perder

por Escolha Viajar
O que fazer em Bali - Templo de Uluwatu

Se você ainda não conhece a Ilha de Bali, na Indonésia, está na hora de arrumar as malas. Não porque ela seja linda e um dos principais destinos turísticos do mundo, pois isso todos estamos cansados de saber. Mas porque Bali tomou um caminho cujas consequências costumam ser devastadoras e irreversíveis: o da super urbanização em nome do turismo de massa. Mega resorts são construídos por todos os lados, rodovias expressas substituem as pequenas estradas vicinais (não tente rodar por lá sem um GPS…), lixo é visto em praticamente todas as praias, há mais turistas interessados nas baladas de Kuta do que nos templos de Ubud. Então compre sua passagem e vá para a ilha o mais rápido que puder. Ainda existe muito o que fazer em Bali que todo viajante deveria ter no currículo.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM BALI e gastar pouco dinheiro
⇒ GUIA DE VIAGEM ILHA DE BALI: Tudo que você precisa saber!

Basta estar preparado para não encontrar a ‘ilha dos sonhos’, como muitas vezes Bali é retratada nas fotos de sites e revistas de viagem. Foque seus olhos não nas garrafas plásticas boiando no mar, mas na cor incrível da água na praia de Pandawa, na beleza do pôr do sol em Uluwatu, na perfeição dos movimento dos dançarinos de Kecak, nas mãos ágeis dos macacos sagrados de Ubud, na ‘vibe’ alto astral de Padang Padang e, principalmente, na paz dos inúmeros templos icônicos que a ilha abriga à beira de lagos, no alto de rochedos ou sendo açoitado pelas ondas do mar em uma península. A palavra local para templo é ‘pura’ e, com o perdão do trocadilho, talvez seja nestes lugares que a pureza de Bali remanesça.

Bali foi ‘descoberta’ nos anos 70 por surfistas, que se apaixonaram não só por suas ondas perfeitas mas também pela combinação de beleza natural e espiritualidade da ilha, único reduto hindu no maior país muçulmano do mundo. Do paraíso intocado dos surfistas, Bali passou a roteiro de hippies, praticantes de ioga, meditação, massagem, artesanato e todo tipo de tribo alternativa que zanzava pelo sudeste asiático na década de 80. Mas a incrível mescla de praias, falésias, vulcões, templos, cultura única e preços para lá de atrativos acabou colocando a ilha na rota do turismo mundial. Hordas de jovens desembarcavam dos voos diretos vindos da Austrália e Nova Zelândia, em busca de surfe, sol, baladas, bebidas – e drogas – baratas.

Os atentados de 2002 – quando três bombas explodiram e mataram mais de 200 pessoas, a maioria turistas -, colocaram um freio na enxurrada de visitantes, mas não a extinguiram. Mais de 10 anos depois do triste episódio, a população de Bali bateu o recorde de 4,2 milhões de pessoas, segundo o jornal ‘The Jakarta Post’. Não só muitos turistas fixaram residência naquilo que consideravam um paraíso na Terra, como também houve uma migração interna de indonésios em busca da renda gerada pelos visitantes. Além disso, a localização da ilha a tornou alvo fácil do turismo de massa da gigantesca China e, hoje, é comum ver ônibus lotados de rostos orientais fazendo atrações de Bali, mesmo na baixíssima temporada.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Pode-se condenar alguém pela superpopulação, urbanização e poluição desta porção de terra tão única? É difícil quando pensamos que a Indonésia é um dos países mais pobres do mundo. Já não vimos o mesmo acontecer com destinos turísticos do Brasil e outras nações subdesenvolvidas da América Latina? Mas, assim como todos estes lugares, conhecer Bali vale a pena. E muito. Então, se apresse, compre sua passagem e confira aqui o que fazer em Bali – 10 atrações que você não pode perder!

O que fazer em Bali – Praia de Padang Padang

Não existe nenhum outro lugar que simbolize tanto a ‘Bali dos sonhos’ como a praia de Padang Padang. Localizada na península de Bukit, na parte sul da ilha, ela oferece ótimas ondas para os surfistas, águas verdinhas para os banhistas e rochedos que emolduram todo o quadro com perfeição. Para chegar até o nível do mar, é preciso descer uma longa escadaria e passar por um templo hinduísta, onde macacos sagrados costumam ‘assaltar’ os turistas desavisados. Você pode comprar comida e bebida, além de alugar guarda-sol e prancha, com os ambulantes que marcam ponto diariamente na minúscula faixa de areia. O espaço fica apertado e a sujeira, aparente, mas a ‘vibe’ alto astral de Padang prevalece.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!
O que fazer em Bali - Praia de Padang Padang

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Templo Ulun Danu Beratan

Pura Ulun Danu Beratan, ou Templo do Lago, é o mais distante ponto turístico espiritual de Bali. Saindo da cidade de Ubud, no centro da ilha, leva-se cerca de duas horas de carro para chegar até ele por uma estrada em zigue-zague montanha acima. Mas este templo vale a pena, pois, além de gigantesco, está cenicamente localizado à beira de um lago emoldurado por montanhas. Paga-se uma pequena quantia para entrar – assim como em todos os templos da ilha -, mas não é preciso seguir a etiqueta hinduísta de usar um sarong para cobrir as pernas. No entanto, em respeito aos costumes locais, vista roupas discretas.

O que fazer em Bali - Templo Ulun Danu Beratan

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Terraços de arroz de Tagalagang

A combinação de solo vulcânico com irrigação tornou Bali um dos terrenos mais férteis do mundo para o cultivo de arroz. E isso deu à ilha mais um dos seus cartões-postais: os terraços de arroz de Tagalagang, localizados próximo a Ubud, na região central. Você pode percorrer as trilhas em meio às plantações livremente, pagando apenas uma doação que os agricultores utilizam para manter o espaço aberto ao público. Mas use sapatos de cano alto, pois cobras são comuns por lá.

O que fazer em Bali - Terraços de arroz de Tagalagang

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Cidade de Ubud

A cidade de Ubud, localizada no coração de Bali, é considerada a ‘capital espiritual’ da ilha. É em suas ruas ou redondezas que foram construídos os templos mais procurados pelos turistas, além de ser uma espécie de palco de exibição das tradições culturais balinesas. Em Ubud você pode experimentar a deliciosa culinária local, relaxar com a mundialmente famosa massagem, comprar artesanatos em pedra e madeira a preço de banana e ver apresentações de dança e teatro típicos.

O que fazer em Bali - Cidade de Ubud

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Floresta dos Macacos

Outra atração localizada na cidade de Ubud, no coração da ilha, é a ‘Monkey Forest’, ou Floresta dos Macacos. Estes animais são considerados sagrados no hinduísmo balinês – que é diferente do indiano – e, por isso, abrigados e preservados pelo povo local. Você pode visitar a floresta sozinho ou acompanhado de um ‘guia’, que vai lhe ajudar a tirar fotos com os macacos e a não ser ‘assaltado’. Eles costumam roubar tudo que estiver dando sopa nas mãos dos turistas e podem se tornar bastante agressivos se perceberem odor de alimentos com você. Deixe tudo no hotel ou no carro e faça sua visita de ‘mãos livres’, assim você poderá se divertir com estes animais tão espertos e normalmente amigáveis.

O que fazer em Bali - Floresta dos Macacos

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Templo Tanah Lot

O templo Tanah Lot é com certeza o principal cartão-postal e paisagem mais incrível de Bali. O prédio se equilibra sobre uma península de rochas que avança mar adentro e costuma ser emoldurado por um pôr do sol icônico (o dia em que a foto foi tirada estava nublado). Este templo está localizado próximo da capital, Denpasar, mas pode ser visitado de excursão ou carro a partir da cidade de Ubud. Não se assuste com a ‘comercialidade’ do lugar, pois o complexo de templos é muito bem servido de lojinhas de todo tipo, bares e restaurantes, além de ficar lotado de ônibus de excursão ao entardecer.

O que fazer em Bali - Templo Tanah Lot

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Espetáculo de dança típica

Não saia de Bali sem assistir a um espetáculo de dança típica. Eles ocorrem em inúmeros locais da ilha, mas os mais famosos entre os turistas são a cidade de Ubud, onde há shows variados a cada dia da semana; e no templo de Uluwatu, na península sul de Bukit. Este último é um espetáculo de ‘Kecak’, que mescla ritmistas em transe a uma espécie de teatro musical, em que os dançarinos contam a  história do resgate da princesa Sita por seu irmão, o príncipe Rama. Os personagens se revesam pelo palco em belas roupas coloridas enquanto o sol se põe no oceano ao fundo. E tudo termina com uma performance de fogo! O show acontece todos os dias, no fim da tarde.

O que fazer em Bali - Espetáculo de dança típica

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Praia de Pandawa

A praia de Pandawa não costuma figurar entre os ‘hot spots’ da península sul de Bali, chamada de Bukit. Mas asseguramos que é uma das faixas de areia mais bonitas que você vai conhecer por lá. Como a rodovia até  Pandawa é nova, ainda não há superlotação de turistas e os preços são bem mais razoáveis do que em outras praias famosas, como Jimbaran ou Nusa Dua. E a cor do mar aqui é incomparável! Alugue um guarda-sol, peça uma cerveja e espere a maré baixa para nadar em uma piscina de águas mornas e cristalinas.

O que fazer em Bali - Praia de Pandawa

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Templo de Uluwatu

Mesmo que você não queira pagar a taxa extra para ver o show de dança ‘Kecak’ ao pôr do sol, não deixe de visitar o templo de Uluwatu quando for a Bali. A construção está encarapitada na beirada de uma falésia de 80 metros sobre o mar, o que por si só já é um espetáculo. Além disso, o lugar costuma estar cheio de macacos, que são uma atração e também um perigo para os turistas desavisados. Embora sejam sagrados para os hinduístas, eles não são ‘santos’ e costumam roubar tudo que puderem das pessoas! Deixe suas coisas no carro e divirta-se com as macaquices sem correr riscos. Na entrada, é preciso vestir um sarong, uma espécie de canga que cobre as pernas até os joelhos.

O que fazer em Bali - Templo de Uluwatu

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Bali – Praia de Uluwatu

Próximo ao templo de Uluwatu está outro lugar imperdível para visitar em Bali, a praia que leva o mesmo nome de Uluwatu. Mas programe o GPS com cuidado, pois as entradas para o templo e a praia são diferentes! Além de oferecer ondas para os surfistas, o visual do lugar é estonteante, com o acesso à areia sendo feito através de uma caverna e piscinas naturais que se formam na maré baixa em meio às falésias. No fim da tarde, relaxe em um dos bares ou restaurantes locais com vista VIP para o pôr do sol no oceano.

O que fazer em Bali - Praia de Uluwatu

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

*** O Escolha Viajar esteve em Bali em fevereiro de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais