Página inicial EuropaSérvia O que fazer em Belgrado: 6 atrações que você não pode perder

O que fazer em Belgrado: 6 atrações que você não pode perder

por Escolha Viajar
O que fazer em Belgrado - Parque Kalemegdan

Conhecer Belgrado, a capital da Sérvia, é fazer uma pequena viagem no tempo. Caminhar por suas ruas charmosas, cheias de cafés, restaurantes e linhas de tram – a versão moderna do bonde -, é como ser transportado para a Europa dos anos 70, quando viajar ainda não era tarefa das mais fáceis e não havia hordas de turistas circulando por recantos antes escondidos por detrás da ‘cortina de ferro’ da União Soviética. E o isolamento da Sérvia foi ainda maior, já que o governo socialista só encerrou os trabalhos nos países integrantes da antiga Iugoslávia no ano 2000, depois de duras retaliações por parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Por isso, muita gente não sabe o que fazer em Belgrado e acaba passando reto pela cidade quando monta um roteiro de viagem pelo leste europeu.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM BELGRADO e pagar muito barato
⇒ GUIA DE VIAGEM BELGRADO: Tudo que você precisa saber!

Mas a vocação turística da cidade é tão grande que as cicatrizes da guerra foram transformadas em atrações de Belgrado. Uma vez lá, você poderá visitar o memorial às crianças mortas nos bombardeios da OTAN, no Parque Tasmajdan, ou os prédios atingidos na rua Kneza Milosa. Há ainda a possibilidade de participar de tours temáticos sobre o assunto e visitar lugares como o mausoléu e museu de Tito, dirigente socialista que comandou o país por 35 anos. Mas se você prefere atrações mais alegres, também há o que fazer em Belgrado.

Basta entrar em qualquer kafana, as cantinas típicas sérvias onde se bebe muito, se come demais, se canta e se dança até a energia terminar (e se fuma muito também, já que na Sérvia não existe lei antifumo, mesmo em locais fechados como restaurantes). Talvez tantos anos de guerra tenham sido exatamente a razão de os habitantes de Belgrado estarem sempre sorrindo e se divertindo, como se não houvesse amanhã. Confira abaixo o que fazer em Belgrado: 6 atrações que você não pode perder!

O que fazer em Belgrado – Templo de São Sava

O Templo de São Sava é a maior igreja ortodoxa do mundo e uma das 10 maiores do planeta entre todas as religiões. O prédio branco coroado por uma cúpula gigantesca que projeta uma cruz dourada contra o céu azul é realmente impressionante. Por dentro ainda não há muito o que ver, já que, embora inaugurado em 2009, o templo ainda não foi completamente concluído.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Sua construção começou em 1895, mas os diversos conflitos pelos quais a Sérvia passou e o empobrecimento consequente deles impediram que ela fosse levada a cabo por mais de 100 anos. O lugar chegou a se usado como estacionamento pelas tropas nazistas que invadiram a Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, finalmente em paz, a igreja pode ser visitada das 7h às 20h.

O que fazer em Belgrado - Templo de São Sava

Foto: Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Belgrado – Prédios bombardeados pela OTAN

Belgrado foi duramente bombardeada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em 1999 como parte da estratégia das nações ocidentais para derrubar o ditador Slobodan Milosevic e sua intervenção genocida na região do Kosovo. Realizados sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, os ataques foram considerados ilegais, principalmente por terem atingidos cidades longe da zona de conflito e feito centenas de vítimas civis.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

Para lembrar ao mundo esses dias terríveis, alguns dos prédios atingidos pelo ataque aéreo foram mantidos em ruínas em Belgrado. Os mais emblemáticos deles são estes dois de tijolos vermelhos, localizados na rua Kneza Milosa e que antes faziam parte do Ministério das Relações Exteriores.

O que fazer em Belgrado - Prédios bombardeados pela OTAN

Foto: Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Belgrado – Rua Skadarlija

Os sérvios não pagam imposto para comer, beber, dançar e se divertir. Não é à toa que existe em Belgrado uma rua dedicada apenas à boemia dos bares, restaurantes e kafanas: a Skadarlija. Embora não tenha mais do que dois quarteirões de distância, a via reúne tudo o que você precisa para uma noite animada no melhor estilo sérvio: há restaurantes familiares, bares jovens e kafanas bem turísticas. Para quem não aguenta a fumaça de cigarro – como dissemos lá no início, não existe lei antifumo na Sérvia -, as mesinhas nas calçadas são a melhor opção.

A rua tornou-se popular no final do século XIX, quando suas kafanas passaram a ser frequentados por personalidades culturais da cidade. Muitos artistas sérvios moravam na Skadarlija, como o escritor e pintor sérvio Dura Jaksic, cuja casa atualmente é um museu aberto à visitação pública. Na entrada e na saída da via, há uma placa apontando a direção de diversas ruas boêmias pelo mundo e uma haste para cima, indicando o lugar onde você vai parar se não souber se controlar na boêmia sérvia: na lua, hehe.

O que fazer em Belgrado - Rua Skadarlija

Foto: Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Belgrado – Parque Tasmajdan

Além de ser um dos maiores recantos verdes da cidade, o Parque Tasmajdan está cheio de pequenas atrações para curtir uma deliciosa manhã ou tarde ao ar livre em Belgrado. A começar pela Catedral de São Marcos, mais um belo exemplar da arquitetura ortodoxa na cidade. Há também uma fonte musical, cujas águas se movimentam conforme o ritmo que sai dos auto-falantes (muito popular entre cachorros e crianças, hehe).

Mas, como não poderia deixa de ser em se tratando de Belgrado, há também lembranças da guerra. É no Parque Tasmajdan que fica o monumento às crianças mortas nos bombardeios da OTAN em 1999. Além de terem sido ilegais, os ataques feitos nas manhãs de dias úteis acabaram atingindo escolas, que estavam cheias. Daí o grande número de crianças entre as vítimas.

O que fazer em Belgrado - Parque Tasmajdan

Foto: Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Belgrado – Kafana ‘?’

‘Kafana’ é a palavra sérvia para denominar as tradicionais cantinas locais, onde músicos costumam se apresentar pelas mesas e onde são servidos pratos e bebidas típicas como a Pljeskavica (hambúrguer de carne) e a Rakija (aguardente à base de frutas). E nenhuma é mais simbólica para os locais – ou mais atrativa para os turistas – do que a ‘?’. Isso mesmo, o restaurante de chama ‘ponto de interrogação’. Localizada na rua Kralja Petra, é a mais antiga das kafanas de Belgrado em atividade.

Construído em 1823, o prédio foi propriedade da família real sérvia antes de cair nos braços do povo, por assim dizer. O nome inusitado deriva do fato de que era sempre difícil saber o que estava acontecendo lá dentro: se era comida, bebida, jogo ilegal, música, dança etc. Hoje, além de ser um restaurante de excelente qualidade, ainda é barato! Um prato de carnes variadas acompanhado de duas cervejas grandes sai por míseros US$ 16,60. E não deixe de pedir uma apresentação particular de algum dos grupos de músicos que circula por lá à noite.

O que fazer em Belgrado - Kafana '?'

Foto: Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


O que fazer em Belgrado – Parque Kalemegdan

O Kalemegdan é o maior parque e coração verde de Belgrado, para onde todos correm em busca de sombra nas tórridas tardes de verão da capital sérvia. Sua maior atração é a Fortaleza de Belgrado, um conjunto de estruturas de defesa que foi sendo construído ao longo de muitos séculos. Há muros originais romanos, fontes erguidas durante a ocupação do Império Otomano, torres, portões e pontes. Além da fortaleza, o parque abriga trilhas, monumentos, galerias, canteiros, fontes, museus, igrejas, capelas e o zoológico de Belgrado.

Um dos pontos de destaque é o Monumento Pobednik, construído originalmente para ser exibido no centro da cidade, mas cuja nudez não agradou a sociedade da época. ‘Escondido’ no parque, hoje ele faz como muitos habitantes de Belgrado e contempla o pôr do sol sobre a conjunção dos rios Sava e Danúbio (sim, aquele do Belo Danúbio Azul). O Kalemegdan fica aberto ao público 24 horas por dia, gratuitamente.

O que fazer em Belgrado - Parque Kalemegdan

Foto: Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

*** O Escolha Viajar esteve em Belgrado em junho de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

4 comentários

Maria de Fátima Derencius 19 de junho de 2020 - 18:15

Quero conhecer

Responder
Escolha Viajar 20 de junho de 2020 - 12:42

Olá, Maria!
Obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Maria Aparecida abreu 4 de abril de 2019 - 21:58

muito bom, me ajudou a programar melhor minha viagem no final de Abril…

Gratidão.

Responder
Escolha Viajar 7 de abril de 2019 - 19:09

Olá, Maria!
Muito obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais