Página inicial AméricaChile Guia de Viagem Atacama: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Guia de Viagem Atacama: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Escolha Viajar
Guia de Viagem Atacama

O Atacama, localizado no extremo norte do Chile, é o deserto mais seco e alto do mundo. Dois fatores que, por si só, já o tornariam uma atração turística. Mas o Atacama não é um deserto como os que costumamos ver nos filmes e fotos, com dunas amarelas a perder de vista, oásis, beduínos e camelos. Nascido nas alturas da Cordilheira dos Andes, a 2.400 metros do nível do mar, ele é formado basicamente de sal, rochas, noites profundamente estreladas e longos entardeceres multicoloridos.

Essa combinação contribuiu para que ao seu redor se criassem salares, vulcões, vales tão vermelhos que parecem ter saído de uma ficção científica sobre Marte, lagoas tão salgadas quanto o Mar Morto e tão capazes de refletir a beleza ao redor quanto espelhos. A cidade-base para conhecer o deserto é San Pedro do Atacama, um pequeno vilarejo de casas baixas de barro e uma única rua principal de onde partem diariamente vários tours pela região. Confira tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este pedaço do mundo no:

Guia de Viagem Atacama do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDI do Chile – 56
Brasil Direto (ligação a cobrar via Embratel) – 800 360 220

VOLTAGEM E TOMADAS: 220 volts, com tomadas de três furos redondos paralelos (tipo L). Os aparelhos brasileiros com a antiga configuração de dois pinos redondos paralelos (tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos – com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo (tipo N) – precisam. Clique aqui para ver os tipos e saber mais sobre as tomadas de cada país.

COMO CHEGAR: Há voos diários de São Paulo para a região do Atacama via Santiago, e vários diretamente da capital do Chile ou outras grandes cidades do país. A cidade base para conhecer o deserto é San Pedro de Atacama, e o aeroporto mais próximo é o de Calama, que fica a cerca de 100 km. Para completar o trajeto, você pode alugar um carro, agendar um transfer com seu hotel, pegar um no próprio aeroporto ou ir até o centro da cidade e embarcar em um coletivo de linha. Há ônibus de hora em hora das 7h até por volta de 21h30, mas de três empresas diferentes (Turbus, Frontera del Norte e Atacama).

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Se não quiser voar, há ônibus que fazem o trajeto desde Santiago e outras grandes cidades, como La Serena, Antofagasta, Arica e Iquique. Pelo menos cinco empresas percorrem o trajeto para Calama, mas apenas uma vai diretamente até San Pedro de Atacama: a Turbus. Só que é preciso estar com o físico preparado, pois uma viagem de Santiago a San Pedro dura nada menos do que 23 horas (com as paradas)…

É possível ainda chegar ao Atacama desde o Salar do Uyuni, outra popular atração turística das proximidades. Ele fica na Bolívia, mas a maioria das empresas que vende o tour pelo salar oferece a opção de o turista terminar o passeio no Atacama, que fica a menos de uma hora de distância do ponto final do passeio. Basta comprar o pacote, atravessar a fronteira e pegar a van da empresa contratada até San Pedro. Os guias orientam você nos postos de imigração dos dois países.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

CLIMA: Não existe época do ano ruim para fazer turismo no Atacama. Mas, como todo deserto, a região está sujeita a grandes variações térmicas entre a noite e o dia. Durante o verão, as temperaturas chegam aos 30°C sob a luz do sol, e caem para de 10 a 15 ºC após o anoitecer. No inverno, os termômetros variam de 20°C durante o dia para próximo de 5°C à noite. Chuva é algo muito raro, é claro, mas, quando ocorre, é nos meses de janeiro e fevereiro. Em setembro, podem ocorrer raras tempestades de areia.

Vale notar que vários passeio nos arredores de San Pedro vão a altitudes muito maiores do que a da cidade, como as Lagunas Altiplanicas, que está mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Nesse caso, as temperaturas podem baixar até 10°C, portanto, esteja preparado e leve agasalhos sobre uma roupa mais leve.

FUSO HORÁRIO: 1 hora a menos que o horário de Brasília.

QUANTO TEMPO FICAR: É possível fazer o combo das principais atrações do Atacama em apenas dois dias, mas para conhecer todas as coisas legais da região, o ideal é ficar por lá pelo menos cinco.

MOEDA: Peso chileno. Há casas de câmbio para dar e vender em San Pedro, então você não precisa se preocupar em pagar o preço mais alto praticado no Brasil ou nos aeroportos. Também é possível sacar dinheiro com cartão de débito/crédito internacional nos caixas ATM.

DOCUMENTOS: Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no Chile, você deve apresentar um passaporte válido ou RG.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

O que fazer no Atacama:

Saiba o que fazer no Atacama, um deserto que tem vales que lembram a Lua e o Inferno, lagoas mais salgadas que o Mar Morto e pedras vermelhas!

⇒ Confira aqui as atrações imperdíveis


Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarOnde se hospedar no Atacama:

Viajar para o Chile não é tão barato quanto se imagina, ainda mais em lugares turísticos. Por isso, temos uma dica de onde se hospedar no Atacama por US$ 12.

⇒ Confira aqui onde se hospedar


Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Quanto custa viajar para o Atacama:

O turismo no Chile é dos mais caros na América do Sul, especialmente em lugares isolados e distantes como o deserto.

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem


Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarDicas do Atacama que você precisa saber:

Ir ao deserto mais seco e mais alto do mundo pode parecer ‘perrengue à vista’, mas um pouco de preparo resolve todos os problemas.

⇒ Confira aqui as dicas essenciais


Guia de Viagem Atacama - RoteiroRoteiro de 1, 2 ou 3 dias no Atacama:

Confira nossa sugestão de roteiro no Atacama para quem tem de 1 a 3 dias de viagem e conheça algumas das paisagens mais belas e surreais da América do Sul!

⇒ Confira aqui a sugestão de roteiro


Guia de Viagem Atacama - FotosConheça o Atacama em 55 fotos:

O Atacama e a região ao seu redor abrigam uma variedade de paisagens ímpar e que não têm nada a ver com o Saara ou outros desertos.

⇒ Confira aqui 55 fotos do deserto

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais