Página inicial Guias de Viagem Guia de Viagem México: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Guia de Viagem México: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Escolha Viajar
Guia de Viagem México: Tudo que você precisa saber

O México é um país gigante. E não estamos falando de seu território de quase 2 milhões de quilômetros quadrados, mas sim de sua enormidade cultural, histórica e natural. Erguido entre florestas tropicais e montanhas nevadas, em meio a dois oceanos – Pacífico e Atlântico -, exibe uma variedade de atrações turísticas com as quais poucos lugares no mundo podem rivalizar. Para muito além da exuberante costa do Caribe, onde praias de areias brancas encontram o mar de infinitos tons de azul, estendem-se cavernas inundadas, lagos sagrados, ilhas paradisíacas, cânions, cachoeiras, montanhas nevadas, florestas verdejantes, cidades coloniais tombadas e incríveis ruínas pré-colombianas.

Tudo regado à inigualável culinária mexicana, muita tequila e colorido pela riqueza cultural de um povo que formou grandes civilizações muito antes de os espanhóis colocarem os pés em suas terras. Na única nação latina a integrar a América do Norte, há pobreza e violência, mas também abundam os sorrisos e a gentileza. O México recebe o turista de braços abertos e o brinda com uma infraestrutura eficiente e preços mais do que camaradas, até mesmo para quem ganha em real. Confira tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este pedaço fascinante do mundo no:

Guia de Viagem México do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDI do México – 52
Ligação a cobrar via Embratel (Brasil Direto): 018001230221

VOLTAGEM E TOMADAS: 110 volts, com tomadas de dois furos chatos paralelos (tipo A) e de dois furos chatos paralelos com um terceiro orifício redondo ao centro e abaixo (tipo B). Todos os aparelhos brasileiros precisam de adaptador. Clique aqui para ver os tipos e saber mais sobre as tomadas de cada país.

COMO CHEGAR: Há voos diretos do Brasil para o México com saídas de São Paulo em uma viagem que dura entre nove e 10 horas. Se você quiser economizar um pouco, há passagens mais baratas com paradas na Colômbia ou Panamá, sendo que o trajeto não fica muito mais longo. Quem quiser pousar direto em Cancún terá que fazer conexão – não necessariamente na capital mexicana – em uma viagem de pelo menos 11 horas. Para quem já está viajando pela América Central e Caribe, há duas boas opções: transfer por terra desde a Guatemala (a maioria dos viajantes chega/parte da cidade de San Cristóbal de las Casas) ou um voo direto de apenas três horas desde Havana, em Cuba, até Cancún.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

QUANDO VIAJAR (CLIMA): O México é um país de grande área territorial, grande variação de altitudes, cortado pelo Trópico de Câncer e banhado por dois Oceanos: O Pacífico e o Atlântico, mais especificamente o Mar do Caribe. Por tudo isso, seu clima também varia muito. O melhor a fazer antes de viajar é determinar quais serão os destinos do seu roteiro para, apenas depois, pesquisar como é o clima em cada um deles. A maioria dos turistas circula pela capital, a Cidade do México, pelo sul do país e pela região do Caribe. Na Cidade do México, as temperaturas são amenas e as chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.

No verão (junho-agosto), os termômetros ficam entre os 12ºC e os 25ºC, em média. No inverno (dezembro-fevereiro), entre 7ºC e 23ºC. Os meses mais chuvosos são junho, julho e agosto. Os mais secos, dezembro, janeiro e fevereiro. Já na região do Mar do Caribe, que abrange toda a Península de Yucatán, o tempo é quente e úmido quase o ano todo. É nesta parte da costa mexicana que estão localizadas as famosas praias de Cancún, Playa del Cármen, Tulum e demais recantos paradisíacos da Riviera Maia. A península abriga ainda joias coloniais como Valladolid e Mérida, além de uma das novas Sete Maravilhas do Mundo – a cidade maia de Chitchén Itzá.

A temperatura fica entre 19°C e 35°C em média, seja inverno ou verão. Os meses mais secos são fevereiro, março e abril. Os mais chuvosos, setembro, outubro e novembro. Essa região do México costuma ser bastante atingido pela temporada de furacões do Caribe, que vai de junho a novembro, sendo que a maioria dos fenômenos ocorre entre agosto e outubro. Essa é a época do ano em que você deve evitar viajar para o Caribe mexicano. As chances de um furacão passar por lá exatamente nas suas férias não são muito grandes, mas definitivamente é melhor prevenir do que perder parte de uma viagem a um país tão sensacional quanto o México.

FUSO HORÁRIO:  O México é dividido em cinco zonas de fuso horário, sendo que a maior parte do país segue o horário padrão da capital, a Cidade do México, de 3 horas a menos do que o horário de Brasília. Durante o horário de verão local, a diferença cai para 2 horas e, durante o horário de verão brasileiro, aumenta para 4 horas. No estado de Quintana Roo, onde ficam Cancún e demais praias da Riviera Maia, a diferença é de 2 horas a menos que o horário de Brasília. Durante o horário de verão brasileiro, aumenta para 3 horas.

No estado de Baja California, a diferença é de 5 horas a menos que o horário de Brasília. Durante o horário de verão local, a diferença cai para 4 horas e, durante o horário de verão brasileiro, aumenta para 6 horas. No estado de Sonora, a diferença é de 4 horas a menos que o horário de Brasília. Durante o horário de verão brasileiro, aumenta para 5 horas. Nos estados de Baja California Sur, Chihuahua, Nayarit e Sinaloa, a diferença é de 4 horas a menos que o horário de Brasília. Durante o horário de verão local, a diferença cai para 3 horas e, durante o horário de verão brasileiro, aumenta para 5 horas. 

QUANTO TEMPO FICAR: Embora não seja um país de dimensões continentais como o Brasil, o México tem um extenso território de quase 2 milhões de quilômetros quadrados, 125 milhões de habitantes e um sem número de atrações turísticas. Para conhecer a capital, a Cidade do México, reserve pelo menos três dias. Um para conhecer o centro histórico e o Museu Nacional de Antropologia, outro para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe e as Pirâmides de Teotihuacán, e o terceiro para visitar as atrações mais afastadas, como a casa museu de Frida Kahlo e os canais de Xochimilco.

Se for também para Oaxaca, separe mais dois dias, sendo um para visitar o centro histórico e as ruínas de Monte Albán e outro para fazer um tour pelas atrações da região (Árbol del Tule, Hierve el Agua, ruínas de Mitla etc). Se acrescentar também San Cristóbal de las Casas ao seu roteiro, reserve mais um dia de viagem para passear pelo centro histórico e fazer o passeio até o Cânion del Sumidero. Se quiser seguir até Palenque, mais um dia de viagem será necessário para que você possa conhecer as ruínas do mesmo nome e as cachoeiras Misol-Ha e Agua Azul.

Continuando até Tulum, reserve mais um dia para curtir a praia e visitar as ruínas do mesmo nome, outro para mergulhar com as tartarugas na Praia de Akumal, um terceiro para ver as ruínas de Cobá, um quarto para visitar um ou dois cenotes e um quinto para a incrível cidade maia de Chichén Itzá. Se o seu destino for Playa del Carmen, guarde um dia para curtir os beach clubs à beira-mar e outro para ir de ferry até a Ilha de Cozumel, onde o snorkel é programa obrigatório. Segue até Cancún? Reserve quantos dias quiser para relaxar na praia do seu resort, curtir as famosas baladas locais e conhecer a bela Isla Mujeres. E não esqueça de considerar o tempo necessário para se deslocar de uma cidade para outra!

MOEDA: Peso mexicano, sendo que US$ 1 = 17,80 MXN e R$ 1 = 5,70 MXN (cotações de setembro de 2017).

DOCUMENTOS: Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 180 dias. Ao entrar no país, você deve apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses.

Guia de Viagem México - AtraçõesO que fazer no México:

Muito além das praias do Caribe, o país oferece ao viajante uma diversidade cultural e de belezas naturais incrível! Confira 12 coisas imperdíveis no México.

⇒ Confira aqui 12 coisas imperdíveis

 


Guia de Viagem México - HospedagemOnde se hospedar no México:

É fácil encontrar onde se hospedar no México bem e barato, e não apenas em cidades menos procuradas para o turismo, mas também na famosa costa do Caribe!

⇒ Confira aqui onde se hospedar

 


Guia de Viagem México - CustosQuanto custa viajar para o México:

Confira a lista completa de despesas do nosso roteiro de 20 dias, descubra quanto custa viajar para o México e prepare suas economias para embarcar também!

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem

 


Guia de Viagem México - DicasDicas de viagem para o México:

É preciso ter um pouco de cuidado com alimentação, segurança e a temporada de furacões. Confira estas e outras dicas do México para saber antes de viajar.

⇒ Confira aqui as dicas essenciais

 


Guia de Viagem México - RoteiroRoteiro de viagem no México:

Para quem tem pouco tempo em um país grande como o México, o segredo é se limitar ao sul, da capital ao Caribe. Confira um roteiro de viagem pelo México.

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro

 


Guia de Viagem México - FotosConheça o México em 100 fotos:

Vá muito além de Cancún! Veja 100 fotos do México e ‘viaje’ por praias deslumbrantes, ruínas impressionantes, cidades coloniais cheias de charme e mais.

⇒ Confira aqui 100 fotos do país

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais