Página inicial Dicas de viagem Conheça as 26 praias mais bonitas da Europa para aproveitar o verão

Conheça as 26 praias mais bonitas da Europa para aproveitar o verão

por Escolha Viajar
Praias mais bonitas da Europa - Anthony Quinn's Bay (Grécia)

A Europa não desfruta de um clima tropical como o Brasil, sendo que o sol e o calor estão restritos aos meses de verão na maioria dos países. No Hemisfério Norte, a estação mais quente do ano ocorre entre os meses de junho, julho e agosto. É quando as plantações de lavanda colorem os campos de roxo, as uvas amadurecem, os termômetros sobem à casa dos 30ºC e os dias se tornam longos e ensolarados… Às vezes, longos e ensolarados demais! No auge do verão, ondas de calor podem fazer a temperatura bater nos 40ºC, enquanto o sol só se põe às 22h. É hora, então, de correr das cidades – onde os prédios são preparados para suportar o frio do inverno, mas não a força do astro-rei -, em direção às praias mais bonitas da Europa.

⇒ VERÃO NA EUROPA É ROUBADA? 10 motivos que indicam que sim
⇒ 100 PRAIAS PELO MUNDO que você deveria conhecer

O litoral do Velho Continente é famoso pela beleza, tanto natural quanto construída pelo homem, tendo praias banhadas pelas águas ora muito azuis, ora muito verdes do Mediterrâneo e emolduradas por rochedos de todas as cores, cidades medievais, balneários elegantes ou ruínas do mundo antigo. Apesar do visual estonteante das praias mais bonitas da Europa, vale lembrar que muitas delas são formadas por pedras ou cascalho, e não areia, como estamos acostumados.

Um pequeno desconforto, fácil de ser superado levando na mala uma esteira – ou alugando uma espreguiçadeira – e sapatos de mergulho. Ao entrar na água, atenção não apenas para as rochas pontiagudas, mas para a presença de ouriços do mar com espinhos gigantes alojados entre elas. A temperatura da água? Normalmente fria, especialmente em junho, quando o sol ainda está ganhando força, mas nada que espante quem já nadou em Santa Catarina ou no Rio de Janeiro.

Entre os destaques litorâneos do Velho Continente está, obviamente, a Grécia, com suas mais de 6 mil ilhas e incontáveis praias. O minúsculo Montenegro clama aos quatro cantos do mundo o título de mais bela costa da Europa, atraindo milhares de visitantes russos e ingleses a cada veraneio. Mas discordamos veementemente, já que a inusitada paisagem da regão do Algarve, em Portugal, abriga baías quase secretas de areias fofas e mar muito azul cercado por falésias douradas.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Mulher senta nos penhascos sobre a Praia de Navagio, na Grécia

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

A Croácia, com as regiões da Dalmácia, Puglia e dezenas de pequenas ilhas, é figurinha fácil na lista de férias de qualquer europeu. O litoral sul da França, onde também se localiza o principado de Mônaco, é um clássico de verão onde turistas se bronzeiam de ‘topless’ entre a elegância dos balneários da Côte D’Azur e o mar Mediterrâneo. Fora da rota de destinos populares na estação mais quente do ano, as Cinque Terre italianas merecem uma menção honrosa.

É lá que está localizada a pequena e charmosa Monterosso al Mare. A Turquia não fica localizada oficialmente no continente europeu, mas sua proximidade com os demais países citados e o fato de ostentar um belo litoral banhado pelo Egeu não poderiam deixar de ser mencionados. São eles que completam esta lista de 26 praias mais bonitas da Europa que você não pode perder neste ou em qualquer verão:

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

Praias mais bonitas da Europa 1 – Navagio (Grécia)

Considerada a praia mais linda do mundo, esta faixa de areia colocou a Ilha de Zakynthos – antes um refúgio de verão de italianos de classe média – na rota do turismo mundial. Não existe nenhuma cidade em Navagio, então você terá que se hospedar na capital, Zakynthos Town, ou em alguma das praias da ilha. Há duas formas de visitar Navagio, seja por terra, para vê-la do alto (é a parte mais bonita); seja por mar, para efetivamente pisar nas suas areias.

⇒ Reserve já seu hotel em Zakynthos e garanta os melhores preços! ⇐

Se quiser ver a praia de cima, você pode contratar um tour ou alugar um carro/quadriciclo/scooter e percorrer a estrada até o mirante que fica nas falésias. A sinalização é precária, mas a ilha é pequena e não há como se perder. Além disso, basicamente todos os carros da estrada estarão indo para lá, hehe. Já os tours de ônibus saem praticamente de qualquer praia, bastando consultar seu hotel ou uma das muitas agências de passeios espalhadas pela ilha.

O mirante sobre as falésias de Navagio é um quadradinho de ferro minúsculo que está sempre lotado e que NÃO tem a melhor vista da praia. Para isso, você deve se dirigir para a trilha de terra à direita, que entra em uma propriedade privada e para sobre os rochedos alguns metros adiante. Deste ponto sim, você terá a melhor vista de Navagio do alto, além de muito espaço para dividir com todos os outros visitantes.

Praia de Navagio, na Grécia, vista das rochas que ficam à direita do mirante

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Apenas tome cuidado se estiver com crianças, pois não há nenhum tipo de grade de proteção. Já para colocar os pés em suas areias, é preciso ir de barco. Existem dois modos de fazer isso. O primeiro é embarcar em um dos inúmeros tours que partem de Zakynthos Town ou de localidades mais próximas, como Porto Vromi, Agios Nikolaos e Skinarialugar. O passeio custa cerca de 25 euros.

Se você estiver hospedado nas praias não precisa se preocupar, pois as empresas de turismo buscam clientes de ônibus em várias localidades à beira-mar (veja aqui nossa sugestão de hospedagem econômica em Zakynthos). Mas, se você quiser saber como visitar Navagio Beach com toda a liberdade do mundo, a resposta é abrir a mão e alugar um barco particular de pequeno porte em Porto Vromi, o vilarejo que fica logo ao lado da praia.

Assim, você pode ir a Navagio antes ou depois das ordas de turistas e ficar por lá quanto tempo quiser. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre como visitar Navagio Beach.

Praias mais bonitas da Europa - Navagio (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 2 – Praia da Marinha (Portugal)

A Praia da Marinha é considerada não só uma das praias mais bonitas da Europa, mas uma das mais lindas do mundo! Ela está localizada na famosa região litorânea do Algarve, no extremo sul do país e caracterizada pelo encontro de falésias de pedra dourada com o azul infinito e profundo do Mar Mediterrâneo. Na Praia da Marinha, essa reunião da natureza se agiganta devido a altura descomunal das rochas e dos formatos inusitados que a ação do tempo e do oceano lhes deram.

A baía é cercada por um arco de pedra natural na direita e um paredão íngreme e gigantesco na esquerda. Algumas partes que se desprenderam totalmente na terra firme parecem flutuar sobre o oceano ou a areia. Um cenário lindo de arrancar lágrimas. Tanta beleza atrai muita gente, e a praia pode ficar extremamente lotada na alta temporada de verão (junho-agosto), ou mesmo nos finais de semana já fora dela.

Por isso, se puder, escolha fazer a visita fora deste período, em dias de semana ou ao menos de manhã cedo ou no fim da tarde. A Marinha está 40 quilômetros a leste de Lagos, que é o balneário mais usado como base para o turismo pelo Algarve; e 59 quilômetros a oeste de Faro, que é a principal cidade da região e onde fica o aeroporto. Para quem está de carro, basta setar a praia no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas para chegar até ela.

Penhascos da Praia da Marinha, em Portugal, vistos da areia

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Há muito estacionamento livre no local. Para quem depende de transporte público, o caminho é um pouco mais complicado. Saindo de Lagos, você deve pegar a linha de ônibus que parte da estação rodoviária e que vai até Lagoa (veja aqui os horários). Saindo de Faro, você deve fazer exatamente a mesma coisa, só que vai pegar o ônibus para Lagoa no sentido contrário, já que esta linha vai de Lagos até Faro e vice-versa.

Uma vez em Lagoa, é preciso pegar um táxi para cobrir os 7 quilômetros restantes até a Marinha. E não esqueça de combinar com o taxista de lhe buscar para a volta, do contrário ficará preso na praia! Assim que descer do carro, você verá inúmero mirantes para admirar a beleza lá embaixo. Eles seguem ao longo de todo o paredão direito, assim como inúmeras trilhas sobre as falésias, até chegar ao belíssimo arco natural que fecha a baía.

Quando cansar o dedo de tanto apertar o botão da máquina fotográfica, é hora de descer o caminho que sai pela esquerda do estacionamento e que vai dar acesso à areia. Existe um restaurante lá embaixo onde você pode aproveitar para fazer uma pausa de descanso na sombra e almoçar com essa vista sensacional ou pelo menos beber uma cervejinha gelada.

Praias mais bonitas da Europa - Praia da Marinha, no Algarve (Portugal)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 3 – Ilha de São Nicolau (Montenegro)

É uma pequena porção de terra, ou melhor, de rochas, de apenas 2 quilômetros de extensão localizada no Mar Adriático, em frente à cidade de Budva, o balneário mais badalado de Montenegro. O mar – em tons que variam do verde translúcido ao azul ‘Kolynos’ – recortado contra as falésias de 120 metros de altura tornaram o lugar um cartão-postal do país e destino popular entre os turistas da região. Há três praias – de cascalho e pedras, brasileiros! – acessíveis a partir da marina, além de outras pequenas baías que só podem ser alcançadas alugando um barco.

⇒ Reserve já seu hotel em Budva e garanta os melhores preços! 

Para ir de Budva até a ilha, basta ir até o píer e pegar um táxi aquático em qualquer época do ano, ou um dos ferries que cruzam a baía algumas vezes por dia na alta temporada de verão. O trajeto de ‘táxi boat’ dura cinco minutos e custa cerca de US$ 22. Uma vez lá, há dois restaurantes que servem comida, bebida e alugam cadeiras e guarda-sol. Mesmo que você não seja muito fã de praia de pedrinha e da água fria do Adriático, vale a visita apenas para apreciar a vista e beber uma cervejinha gelada. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Budva do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Ilha de São Nicolau (Montenegro)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 4 – Banje (Croácia)

Não bastasse ser uma das cidades medievais mais incríveis do mundo, Dubrovnik – no extremo sul da Croácia – ainda tem uma praia belíssima. A faixa de areia fica a uma curta caminhada pelo lado de fora das muralhas, saindo pelo portão Ploce e passando o restaurante East-West. Você já fica babando com a paisagem antes mesmo de descer as escadas, pois o mar muito azul faz um contraste surreal com as muralhas medievais ao fundo.

⇒ Reserve já seu hotel em Dubrovnik e garanta os melhores preços! 

A praia tem restaurante, beach club e aluguel de espreguiçadeiras, mas quem quiser comida e bebida a preços mais acessíveis pode comprar no quiosque ou minimercado que ficam logo acima, na estrada. Embora seja de areia, Banje vai ficando pedregosa perto do mar, portanto é melhor levar sapatos de mergulho para entrar na água e uma canga para não dolorir a retaguarda quando sentar, hehe. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Dubrovnik do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Banje (Croácia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 5 – Paraga (Grécia)

Conhecida por ser uma das ilhas mais democráticas da Grécia, Mykonos – localizada no popular Arquipélago das Cíclades – oferece opções de praias para todos os gostos e bolsos. Enquanto os jovens e baladeiros encontram seu lugar em Super Paradise, Psarou é a faixa de areia dos ricos e refinados. Mas quem curte sossego e um mar daqueles lindos de morrer vai para Paraga.

⇒ Reserve já seu hotel em Paraga e garanta os melhores preços! ⇐

Para chegar até ela, é preciso se hospedar na praia – existe um hostel/camping com preços bem acessíveis na beira do mar – ou alugar um veículo para dirigir por pouco mais de seis quilômetros de estradinhas sinuosas desde a capital, Mykonos Town. Como a ilha é bem pequena, não há necessidade de alugar um carro: um quadriciclo ou uma scooter estão de bom tamanho.

Paraga oferece infraestrutura completa, incluindo bares, restaurantes, ‘beach clubs’, aluguel de espreguiçadeiras e até um minimercado. Os preços são honestos, o que a torna uma das praias mais frequentadas por jovens casais e mochileiros. O ponto forte de Paraga é a cor do mar, que não se consegue decidir se é azul ou verde, mas que com certeza é lindo de deixar a gente sentado horas nas rochas da praia, só olhando… Veja aqui nossa sugestão de hospedagem econômica em Mykonos.

Praias mais bonitas da Europa - Paraga (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 6 – Dona Ana (Portugal)

Dona Ana é possivelmente a praia mais famosa do país, além de ser uma das praias mais bonitas da Europa. Localizada na cidade litorânea de Lagos, no Algarve, é de muito fácil acesso e costuma atrair multidões no verão, especialmente famílias. Cercada pelos belos paredões de rocha dourada que caracterizam esta região do extremo sul do país, Dona Ana oferece uma ampla faixa de areia fofa, mar azul muito calmo – embora gelado – e completa infraestrutura para passar o dia.

⇒ Reserve já seu hotel em Lagos e garanta os melhores preços! ⇐

Você pode desfrutar de restaurante, aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras e banheiros. Os toiletes são pagos e ficam no topo da praia, na rua de onde se tem acesso à escadaria de madeira que desce até a areia. Assim como em várias outras praias do Algarve, infelizmente aqui não é possível o acesso de cadeirantes ou qualquer pessoa que não possa se locomover através de degraus.

Para chegar até Dona Ana, você pode dirigir seu carro desde o centro da cidade – que está a 2,5 quilômetros de distância – e estacionar gratuitamente nas vagas comuns disponíveis ao longo da Alameda Dr. Armando Soares Ribeiro ou da Estrada da Piedade. Não há estacionamento pago no local. Se precisar de transporte público para se locomover, dirija-se à Praça Infante Dom Henrique, bem no coração de Lagos, e procure pela parada do ônibus da Linha 2 – Azul da empresa Onda.

Praia de Dona, em Portugal, é iluminada pela luz dourada do entardecer

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

O coletivo custa 1,20 euros, sai de hora em hora a partir das 7h22 e leva apenas oito minutos para percorrer o trajeto até a parada seguinte, que já é Dona Ana (confira a tabela horária completa aqui). Depois que saltar do coletivo, que para bem em frente ao mirante da praia, explore as trilhas nas rochas tanto para a direita quanto para a esquerda para ter vistas maravilhosas do alto das falésias.

Em seguida, dê uma passada no minimercado que fica ao lado da parada de ônibus para comprar cerveja gelada antes de descer para passar a manhã, tarde o mesmo o dia todo na praia. Se puder, visite-a também ao entardecer. É perto do pôr do sol que os paredões de arenito e as areias ocres ganham um tom ainda mais alaranjado e lindo de chorar no cantinho. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Lagos do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Dona Ana (Portugal)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 7 – Oludeniz (Turquia)

Muito popular entre quem salta de paraglider, este balneário da cidade de Fethiye – e ligada a ela por vans que passam a cada 10 ou 15 minutos – é uma joia cercada de montanhas e banhada pelo Mar Egeu que poucos turistas já descobriram. Seus visitantes são, em sua maioria, jovens em busca da emoção de ver o mundo do alto ou casais de meia idade ingleses, atraídos não só pela beleza do lugar como pelos preços acessíveis (principalmente para quem ganha em libra).

⇒ Reserve já seu hotel em Oludeniz e garanta os melhores preços! ⇐

A praia principal de Oludeniz tem o solo formado por pedras grandes e não é nada confortável para caminhar de chinelo. O melhor é usar sapatos de mergulho para se locomover. Alugar uma espreguiçadeira para poupar sua retaguarda também é uma boa ideia, hehe. A praia conta com restaurantes, quiosques, banheiros e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Para chegar ao balneário, você pode pegar um ônibus até a cidade de Fethiye desde outros pontos turísticos do litoral turco, como Bodrum ou Marmaris.

Se o seu ponto de partida for as longínquas Istambul ou Ancara, o melhor é voar até o aeroporto de Dalaman e, de lá, pegar um coletivo para completar os 45 quilômetros de distância para Fethiye. É possível ainda chegar desde a Grécia, pois na alta temporada de verão um ferry circula três vezes por semana entre Fethiye e a Ilha de Rhodes. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Oludeniz do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Oludeniz (Turquia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 8 – Anthony Quinn’s Bay (Grécia)

Anthony Quinn’s Bay é uma baía belíssima localizada na Ilha de Rhodes, no arquipélago grego do Dodecaneso e quase na fronteira com a Turquia. O nome da praia advém do fato de o governo do país ter dado o lugar de ‘presente’ ao ator Anthony Quinn por sua interpretação no filme ‘Zorba, o Grego’. O astro nunca tomou posse da baía e quem ganhou o presente fomos nós, viajantes, que podemos frequentá-la livremente.

⇒ Reserve já seu hotel em Rhodes e garanta os melhores preços! ⇐

Além de espreguiçadeiras para alugar, a praia tem um barzinho com vista panorâmica que serve pizzas, sanduíches, sorvetes e saladas. Há duas formas de chegar a Anthony Quinn’s, que fica a cerca de meia hora da capital, Rhodes Town, pela rodovia EO95 (que também leva para Lindos, mas falaremos dela mais adiante). A primeira é alugar um veículo. Saindo da cidade, você segue as placas para Lindos até que apareça a sinalização para Cape Ladiko, à esquerda.

São 10 minutos de estrada até Ladiko, que também é uma prainha bonitinha, e mais cinco até o estacionamento de Anthony Quinn’s. A segunda é tomar parte em um dos tours de barco que saem de Rhodes Town e seguem até Lindos, parando na baía no caminho. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Rhodes do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Anthony Quinn's Bay (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 9 – Villefranche-sur-Mer (França)

Localizada na metrópole capitaneada por Nice, na mundialmente famosa região da Côte D’Azur, esta pequena cidade de 5 mil habitantes está localizada no extremo sul da França, quase na fronteira com Mônaco e a Itália. Ao contrário da agitada e sofisticada praia vizinha, Villefranche atrai os turistas que preferem passeios em família e uma bela paisagem às multidões e preços salgados dos ‘beach clubs’. E a praia aqui ainda é de areia fofinha, enquanto Nice é de pedrinhas! A retaguarda agradece, hehe.

⇒ Reserve já seu hotel em Villefranche e garanta os melhores preços! ⇐

Para chegar a Villefranche, basta pegar um ônibus intermunicipal ou o trem regional, que segue até Mônaco e outras localidades turísticas da região, como Cap D’Ail. A viagem de trem não leva mais do que 10 minutos e custa US$ 4,45 ida e volta. A praia tem apenas um banheiro, que também serve como vestiário, portanto espere filas no verão. Há ainda chuveiro e um quiosque, que vende bebidas, salgadinhos e sorvetes a preços extorsivos. Melhor comprar tudo em Nice antes de ir para a estação e fazer seu piquenique na areia. Confira aqui nossa sugestão de hospedagem econômica em Nice.

Praias mais bonitas da Europa - Villefranche-sur-Mer (França)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 10 – Hula Hula (Croácia)

A praia de Hula Hula é apenas a mais famosa das várias que existem na popular Ilha de Hvar, localizada na costa da Dalmácia, no sul da Croácia. Esta porção de terra pode ser visitada de duas formas. Se hospedando nela e passando alguns dias descobrindo todas as suas dezenas de pequenas praias e baías escondidas, ou fazendo um bate-volta de ferry desde a cidade de Split, outro famoso destino turístico croata.

⇒ Reserve já seu hotel em Hvar e garanta os melhores preços! ⇐

O trajeto dura em torno de uma hora e custa cerca de US$ 22 ida e volta. Os tickets podem ser comprados no píer antes do embarque. Ir para ficar com certeza é a melhor opção, mas se você só tem um dia livre no seu cronograma de viagem para visitar Hvar, aproveite-o em Hula Hula. A praia fica a menos de 20 minutos de caminhada do píer de Hvar Town. Seguindo pelo calçadão à beira-mar á direita da cidade, você chegará primeiro ao ‘beach club’ Hula Hula, que originou o nome do lugar.

Distribuído sobre as rochas, ele é o centro do agito em Hvar, com música rolando solta e grupos de jovens se bronzeando em espreguiçadeiras ou bebericando champanhe em sofás e colchões abrigados na sombra. Passando o bar, fica o pequeno trecho de praia de Hula Hula, com solo de pedrinhas, zero infraestrutura e paisagem de tirar o fôlego. Quem quiser conforto, vai ter que levar sua própria esteira e mantimentos, ou se preparar para pagar os preços exorbitantes do ‘beach club’. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Split do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Hula Hula (Croácia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 11 – Azenhas do Mar (Portugal)

Azenhas do Mar não é um nome que costume aparecer em qualquer lista de praias mais bonitas da Europa, mas nós achamos o lugar encantador e com um vista espetacular. Trata-se de uma pequena aldeia encarapitada nos rochedos sobre o mar na costa do Oceano Atlântico, apenas 11 quilômetros a oeste de Sintra e a 40 de Lisboa. Distâncias que fazem dela um excelente passeio de bate-volta de um dia – ou pelo menos de um almoço ou pôr do sol – de qualquer uma das duas cidades.

⇒ Reserve já seu hotel em Azenhas do Mar e garanta os melhores preços! ⇐

O grande destaque de Azenhas com certeza é seu mirante, de onde se descortina uma visão deslumbrante das casinhas brancas no alto das pedras em contraste com o azul do céu e do mar. Para arrematar tudo, na base do penhasco existe uma piscina natural, onde as pessoas podem nadar com a segurança que não encontrariam no mar muito agitado e gelado. Logo acima da piscina, encontra-se o restaurante que leva o mesmo nome da praia e que é procurado por gente de toda a Portugal tanto pela bela vista da praia quanto pela fama dos pratos com frutos do mar.

Pratos do restaurante Azenhas do Mar, em Portugal, são servidos com vista para a praia

Foto: Divulgação

Destaque para a cataplana de polvo, camarões e amêijoas. Se decidir almoçar ou jantar lá, é bom fazer reserva, porque o espaço pode ser muito disputado, principalmente na alta temporada de verão (junho-agosto). É só acessar o site oficial e garantir seu lugar na varanda se estiver calor ou no salão se estiver frio. Chegar a Azenhas do Mar é muito fácil. Se estiver de carro alugado, é só setar no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas.

De Lisboa a viagem dura 45 minutos e de Sintra, apenas 15. Quem precisar de transporte público saindo de Lisboa deve procurar a Estação do Rossio – no coração da capital, acessível pelas linhas Verde e Azul do metrô – e pegar qualquer trem para Sintra. Os tickets custam 2,25 euros. Desça na penúltima estação, que é a Portela de Sintra, e pergunte pela parada dos ônibus número 440 ou 441.

Ambos chegam a Azenhas em apenas 20 minutos e custam 3,30 euros cada trecho. Se estiver saindo de Sintra mesmo, é só caminhar até a Estação Portela, que fica a apenas 1 quilômetro do centro da cidade, e pegar o mesmo coletivo. Para consultar os horário dos coletivos e não perder o último retorno, acesse aqui o site oficial da empresa de transportes da cidade e região, a Scotturb.

Praias mais bonitas da Europa - Azenhas do Mar (Portugal)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 12 – Saint Paul’s Bay (Grécia)

Saint Paul’s Bay é uma baía belíssima localizada na Ilha de Rhodes, no arquipélago grego do Dodecaneso e quase na fronteira com a Turquia. E é difícil imaginar que em alguma outra das 6 mil ilhas gregas ou milhões de praias pelo mundo todo exista uma visão tão única quanto ela! A baía é dominada por uma Acrópole, onde há ruínas de um templo e de fortificações medievais.

⇒ Reserve já seu hotel em Lindos e garanta os melhores preços! ⇐

Lá de cima, é possível ter uma visão incrível da praia principal de Lindos à esquerda (falaremos dela mais adiante), e também de Saint Paul’s Bay, à direita. Embora tenha uma abertura para o mar, quando vista do alto Saint Paul parece um gigantesco ‘buraco’ azul fluorescente no meio da terra! Vista de baixo, a baía é emoldurada pela Acrópole e dispõe de uma pequena faixa de areia dominada por um único restaurante.

Praia de Saint Paul's Bay , na Grécia, com a Acrópole de Lindos ao fundo

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Nele, você pode alugar espreguiçadeiras, além de comprar bebidas e fazer refeições à beira-mar. O quadro é arrematado por uma capelinha típica grega, toda branca, nas pedras à direita. Para chegar até Saint Paul’s Bay há duas opções: pegar um ônibus público desde a capital, Rhodes Town, ou alugar um veículo. A primeira exige uma certa dose de paciência, já que os serviços públicos gregos costumam lembrar muito os do Brasil e os coletivos demoram a passar ou estão lotados.

A segunda é bem mais cara, mas oferece a oportunidade de conhecer outras belezas litorâneas da ilha no caminho. Saint Paul está localizada no vilarejo de Lindos, que fica a uma hora de distância da cidade de Rhodes Town pela rodovia EO95 (aquela mesma de Anthony Quinn’s Bay). Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Rhodes do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Saint Paul's Bay (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 13 – Mogren I e II (Montenegro)

Não existem muitos lugares pelo mundo em que você pode tomar banho de mar com vista para as muralhas de uma cidade medieval. Por isso, o balneário montenegrino de Budva e suas praias se tornaram um dos mais badalados destinos de férias europeus. Muito procurado por milionários russos do petróleo, o lugar abriga, além do pequeno centro histórico, conglomerados de hotéis, prédios de apartamentos por temporada, restaurantes de primeira linha, cassinos, iates de luxo e baladas que bombam madrugada adentro.

⇒ Reserve já seu hotel em Budva e garanta os melhores preços! 

As duas praias urbanas de Budva, Mogren I e II, são de areia fofa, emolduradas pelo mar muito verde e calmo à frente e por íngremes paredões de rocha atrás. As duas ficam lado a lado e a uma curta caminhada do centro histórico, saindo pelo lado direito da muralha e passando pela famosa estátua da bailarina – que é símbolo da cidade. Na primeira há banheiros e chuveiros disponíveis, assim como um restaurante.

Na segunda, separada por um paredão de pedra onde uma passarela de madeira serve como ligação, há apenas um quiosque que vende bebidas, salgadinhos e sorvetes a preços razoáveis. Ambas dispõem de aluguel de espreguiçadeiras. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Budva do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Mogren (Montenegro)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 14 – Psarou (Grécia)

Conhecida por ser uma das ilhas mais democráticas da Grécia, Mykonos – localizada no popular Arquipélago das Cíclades – oferece opções de praias para todos os gostos e bolsos. Enquanto os jovens e baladeiros encontram seu lugar em Super Paradise, quem prefere tranquilidade a baixo custo fica em Paraga. Já Psarou é a faixa de areia dos ricos e refinados. Ela oferece infraestrutura completa, incluindo bares, restaurantes, ‘beach clubs’ e aluguel de espreguiçadeiras.

⇒ Reserve já seu hotel em Psarou e garanta os melhores preços! ⇐

Mas prepare-se para pagar os preços mais salgados da ilha. No entanto, a praia é muito bonita e tem espaço livre na areia para quem não tem um orçamento de viagem dos mais abonados. Estender a canga, curtir o sol e tirar muitas fotos é de graça. Para chegar até Psarou, é preciso pagar o preço de se hospedar nos hotéis da praia ou alugar um veículo para dirigir por pouco mais de quatro quilômetros de estradinhas sinuosas desde a capital, Mykonos Town.

Como a ilha é bem pequena, não há necessidade de ser um carro: um quadriciclo ou uma scooter estão de bom tamanho. Para não ter que desembolsar uma fortuna com o almoço no ‘beach club’, faça compras em algum supermercado da cidade e leve tudo com você para um piquenique na praia. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Mykonos do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Psarou (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 15 – Monterosso al Mare (Itália)

A faixa de areia de Monterosso al Mare é a maior praia entre os cinco vilarejos que deram nome a esta popular região turística do noroeste da Itália – as Cinque Terre. Mesmo assim, ela costuma ficar lotada no verão. A praia chama a atenção pelo formato de coração, com uma rocha íngreme bem no centro, as casas coloridas nas encostas das montanhas de um lado e o mar ora azul, ora verde, do outro. Monterosso está a poucos minutos de trem de qualquer uma das outras Terre: Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

⇒ Reserve já seu hotel em Monterosso e garanta os melhores preços! ⇐

Os mais bem dispostos podem ir de uma para outra até a pé! De La Spezia, cidade maior e que muita gente usa como base para visitar as Cinque Terre, são penas 30 quilômetros de distância ou 20 minutinhos de trem. Embora minúscula, a cidade oferece toda a estrutura necessária para um dia na praia: banheiros, chuveiros, beach clubs, bares, restaurantes, aluguel de espreguiçadeiras, guarda-sóis, caiaques, boias etc etc etc. Mas não espere preços muito acessíveis. Melhor comprar tudo em algum supermercado e levar para fazer um piquenique na praia.

Praias mais bonitas da Europa - Monterosso al Mare (Itália)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 16 – Albandeira (Portugal)

A Praia de Albandeira é outra das praias mais bonitas da Europa que fica na região do Algarve. Ela está localizada a apenas 10 minutos de carro (2,5 quilômetros) da famosa Praia da Marinha, que já mencionamos antes; 36 quilômetros a leste de Lagos e 60 quilômetros a oeste de Faro. Para quem está de carro, basta setar a praia no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas.

⇒ Reserve já seu hotel em Faro e garanta os melhores preços! ⇐

Mas cuidado com o trecho final do caminho, pois é de apenas uma pista para as duas mãos e exige velocidade moderada e cautela. Há estacionamento livre no local. Para quem depende de transporte público, o caminho é um pouco mais complicado. Saindo de Lagos, você deve pegar a linha de ônibus que parte da estação rodoviária e que vai até Lagoa (veja aqui os horários).

Arco de pedra natural pode ser admirado sobre o mar na Praia de Albandeira, em Portugal

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Saindo de Faro, você deve fazer exatamente a mesma coisa, só que vai pegar o ônibus para Lagoa no sentido contrário, já que esta linha vai de Lagos até Faro e vice-versa. Uma vez em Lagoa, a única maneira de chegar a Albandeira é pegando um táxi para cobrir os 8,5 quilômetros restantes. E não esqueça de combinar com o taxista de lhe buscar para a volta, do contrário ficará preso na praia!

Em Albandeira, novamente, a grande atração são as belíssimas formações de rocha ao redor da minúscula faixa de areia.  Seguindo pelas trilhas da direita de quem olha para a praia, você verá um belíssimo e imenso arco de pedra que se ergue sobre o mar muito verde. É de chorar de tão lindo. Um pouco mais adiante, você poderá ter uma privilegiada visão de um algar – ou gruta – de cima para baixo.

Depois de muitas fotos, a pedida é relaxar um pouco na beira da praia, que é dividida em duas pequenas baías cercadas por paredões de pedra muito altos. Há um pequeno quiosque no local, onde você pode comprar bebidas e alguns snacks.

Praias mais bonitas da Europa - Albandeira (Portugal)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 17 – Blue Lagoon (Turquia)

Já falamos mais acima da praia principal de Oludeniz, um pequeno balneário do oeste da Turquia que pertence à cidade de Fethiye. Embora muito popular entre quem salta de paraglider, Oludeniz é uma joia cercada de montanhas e banhada pelo Mar Egeu que poucos turistas já descobriram. Seus visitantes são, em sua maioria, jovens em busca da emoção de ver o mundo do alto ou casais de meia idade ingleses, atraídos não só pela beleza do lugar como pelos preços acessíveis.

⇒ Reserve já seu hotel em Oludeniz e garanta os melhores preços! ⇐

Além da praia principal, existe uma segunda faixa litorânea em Oludeniz que merece destaque entre as praias mais bonitas da Europa – embora esteja tecnicamente localizada na Ásia, mas não vamos nos apegar a detalhes! Esta segunda praia se chama Blue Lagoon e fica em um parque natural a apenas 10 minutos de caminhada do centro do balneário (seguindo à direita pela beira-mar). É preciso pagar entrada, mas o preço é irrisório diante da beleza do lugar (menos de US$ 2).

Jovens brincam sobre plataforma no mar na Blue Lagoon, praia de Oludeniz, na Turquia

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

O parque é uma península, sendo que a ‘lagoon’ é a praia da direita, que fica voltada para o continente. A água praticamente inerte é uma grande atração para famílias com crianças. Na ponta ou no lado esquerdo da península, o mar é cercado por montanhas e ilhas, formando um visual deslumbrante. O parque conta com restaurante, banheiros, chuveiros, vestiários e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. O solo é de cascalho, não areia.

Para chegar ao balneário de Oludeniz, você pode pegar um ônibus até a cidade de Fethiye desde outros pontos turísticos do litoral turco, como Bodrum ou Marmaris. Se o seu ponto de partida for as longínquas Istambul ou Ancara, o melhor é voar até o aeroporto de Dalaman e, de lá, pegar um coletivo para completar os 45 quilômetros de distância para Fethiye. É possível ainda chegar desde a Grécia, pois na alta temporada de verão um ferry circula três vezes por semana entre Fethiye e a Ilha de Rhodes. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Oludeniz do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Blue Lagoon (Turquia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 18 – Nice (França)

Clássico balneário de férias há mais de 50 anos, esta antiga cidade italiana dispensa grandes apresentações. Hoje no território francês da Côte D’Azur – extremo sul do país e quase na fronteira com Mônaco e a Itália -, ela forma, junto com Cannes e Saint Tropez, a tríade de praias mais procuradas da Europa, desde por mochileiros e famílias em férias até pelo ex-casal Brad Pitt e Angelina Jolie, que tiveram seus gêmeos no hospital local.

⇒ Reserve já seu hotel em Nice e garanta os melhores preços! ⇐

Nice é a segunda cidade mais turística da França, perdendo apenas para Paris, e possui mais de oito quilômetros de praias! A faixa de pedrinhas se estende entre as águas muito azuis do Mediterrâneo e a badalada ‘Promenade des Anglais’, o calçadão que começa aos pés da Colina do Castelo e segue até o aeroporto.

Quem não quiser gastar mais do que o necessário pode estender sua esteira nas pedras, comprar comida no supermercado e utilizar os banheiros e chuveiros públicos espalhados ao longo da praia. Quem estiver com orçamento de viagem liberado, pode aproveitar os sofisticados e badalados restaurantes e ‘beach clubs’ à beira-mar, sendo que alguns contam com piscinas e pista de dança com DJ. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Nice do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Nice (França)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 19 – Super Paradise (Grécia)

Conhecida por ser uma das ilhas mais democráticas da Grécia, Mykonos – localizada no popular Arquipélago das Cíclades – oferece opções de praias para todos os gostos e bolsos. Enquanto quem prefere tranquilidade a baixo custo fica em Paraga, Psarou é a faixa de areia dos ricos e refinados. Já os jovens baladeiros – ou não tão jovens, nem tão baladeiros assim, mas dispostos a se divertir um pouco – encontram seu lugar em Super Paradise.

⇒ Reserve já seu hotel em Super Paradise e garanta os melhores preços! ⇐

Além disso, embora seja mais famosa pelas festas, no melhor estilo Ibiza, do que pela paisagem, esta praia não fica nada a dever em termos de beleza às suas vizinhas de Mykonos. Para chegar até ela, é preciso pagar o preço de se hospedar nos hotéis da praia ou alugar um veículo para dirigir por pouco mais de seis quilômetros de estradinhas sinuosas desde a capital, Mykonos Town.

Como a ilha é bem pequena, não há necessidade de ser um carro, um quadriciclo ou uma scooter estão de bom tamanho. Super Paradise oferece infraestrutura completa, incluindo bares, restaurantes, ‘beach clubs’ e aluguel de espreguiçadeiras, mas não espere preços camaradas. As baladas começam por volta das 17h e costumam lotar durante o verão, sendo que não é preciso pagar nenhuma entrada para participar. Confira aqui nossa sugestão de hospedagem econômica em Mykonos.

Praias mais bonitas da Europa - Super Paradise (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 20 – Bodrum (Turquia)

Localizada na costa oeste da Turquia, a 460 quilômetros de Istambul, Bodrum é uma cidade litorânea de 30 mil habitantes banhada pelo Mar Egeu. Embora ainda desconhecido dos turistas brasileiros, o balneário é muito popular entre europeus, que buscam os ares mais quentes e os preços mais agradáveis do litoral da Turquia – principalmente para quem ganha em euro.

⇒ Reserve já seu hotel em Bodrum e garanta os melhores preços! ⇐

Seus prédios brancos que lembram a arquitetura típica das ilhas gregas e sua bela praia, emoldurada por um castelo medieval, completam o cenário de cinema. A faixa aqui não é de areia, mas de pedrinhas, e um tanto estreita, mas a beleza da paisagem e o tom de azul da água roubam rapidamente a atenção de qualquer desconforto. Restaurantes e ‘beach clubs’ oferecem mesas para refeições à beira-mar e espreguiçadeiras para aluguel de quem quiser passar o dia na praia.

Jantares à luz de velas e ao som das ondas também são uma ótima pedida! Para chegar ao balneário, você pode voar até o aeroporto internacional de Milas–Bodrum ou pegar um ônibus de outras cidades turísticas próximas, como Selçuk – onde ficam as ruínas de Ephesus (175 quilômetros) – e Fethiye (245 quilômetros). Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Bodrum do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Bodrum (Turquia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 21 – Praia do Camilo (Portugal)

A Praia do Camilo é outra das praias mais bonitas da Europa que fica na região do Algarve. Trata-se uma minúscula baía cercada por paredões de rochas douradas, em cuja extremidade esquerda o mar cavou pequenas grutas. Ela está localizada no balneário de Lagos e fica a apenas 1 quilômetro da famosa Dona Ana, que já mencionamos antes. Para chegar até ela, você pode dirigir seu carro desde o centro da cidade – que está a 2,5 quilômetros de distância – e estacionar livremente nas vagas disponíveis ao longo da entrada da praia.

⇒ Reserve já seu hotel em Lagos e garanta os melhores preços! ⇐

Se precisar de transporte público para se locomover, dirija-se à Praça Infante Dom Henrique, bem no coração de Lagos, e procure pela parada do ônibus da Linha 2 – Azul da empresa Onda. O coletivo custa 1,20 euros, sai de hora em hora a partir das 7h22 e leva apenas oito minutos para percorrer o trajeto até a parada seguinte, que é Dona Ana (confira a tabela horária completa aqui).

Dos alto dos paredões da Praia do Camilo, em Portugal, é possível ver belas formações rochosas no mar

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Uma vez lá, retorne duas quadras por onde o ônibus veio, na Alameda Dr. Armando Soares Ribeiro, e dobre para a esquerda na Estrada da Ponta da Piedade. A partir daqui, são 15 minutos de caminhada (1 quilômetro), até chegar à entrada para a Praia do Camilo, que fica à esquerda da estrada. Nesta parte de cima das rochas você vai avistar o restaurante O Camilo, onde pode fazer uma refeição se quiser ou comprar snacks e bebidas no serviço de praia.

Logo em frente fica o longo lance de escadarias que é a única forma de acesso à praia. Ou seja, não há como descer com cadeirantes ou qualquer pessoas que não possa se locomover por degraus. Antes de se jogar pela escadaria abaixo para aproveitar a praia, saia para fora da área cimentada de estacionamento à direita e explore as trilhas de terra sobre as falésias.

É nesta parte do litoral de Lagos que você vai encontrar as formações de rocha mais bonitas e as vistas mais deslumbrantes. Depois de cansar o dedinho no botão da máquina fotográfica, sim, desça até a areia. Encontre um cantinho para abrir a esteira, sentar e curtir. Há um quiosque lá embaixo que vende bebidas geladas, salgadinhos e sorvetes para te abastecer o dia todo. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Lagos do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - Praia do Camilo (Portugal)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 22 – São Estêvão (Montenegro)

A minúscula península de ‘Sveti Stefan’, em sérvio, é o cartão-postal mais famoso de Montenegro. Ela está localizada próxima do badalado balneário de Budva, de onde se pode chegar de carro ou ônibus local em menos de 20 minutos. Antigamente a península abrigava um vilarejo, mas ela foi fechada e transformada em hotel pelo governo comunista da antiga Iugoslávia. Hoje, o lugar é um dos resorts de luxo mais exclusivos e caros da Europa: o Aman Sveti Stefan.

⇒ Reserve já seu hotel em São Estêvão e garanta os melhores preços! ⇐

Apenas os hóspedes de um dos seus 58 quartos podem entrar em São Estêvão, assim como frequentar a praia que fica a sua direita. Mas, se você não tem dinheiro para se hospedar com tanto luxo, não tem problema. A faixa de areia da esquerda da península é livre para o deleite dos olhos e todos os outros sentidos dos menos afortunados. Você pode alugar cadeiras e passar o dia vendo o mar azul do Adriático sem abrir um rombo no seu orçamento de viagem. Confira aqui a sugestão de hospedagem econômica em Budva do Escolha Viajar.

Praias mais bonitas da Europa - São Estêvão (Montenegro)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 23 – Baía de Lindos (Grécia)

Lindos é a praia mais famosa da Ilha de Rhodes, no arquipélago grego do Dodecaneso e quase na fronteira com a Turquia. Com o perdão do trocadilho, seu nome faz jus a uma das praias mais bonitas da Europa. A baía é dominada por uma Acrópole, onde há ruínas de um templo e de fortificações medievais. Lá de cima, é possível ter uma visão incrível da praia principal à esquerda, e também da Saint Paul’s Bay, à direita.

⇒ Reserve já seu hotel em Lindos e garanta os melhores preços! ⇐

Depois de torrar sob o calor grego no topo da Acrópole, o ideal é descer para a faixa de areia principal para se refrescar no mar e na sombra. A praia dispõe de aluguel de espreguiçadeiras, pedalinhos e caiaques; banheiros públicos, bares e restaurantes a bons preços. Sem falar que a areia é fofa e a água cristalina, cristalina. Para chegar até Lindos há duas opções: pegar um ônibus público desde a capital, Rhodes Town, ou alugar um veículo.

A primeira exige uma certa dose de paciência, já que os serviços públicos gregos costumam lembrar muito os do Brasil e os coletivos demoram a passar ou estão lotados. A segunda é bem mais cara, mas oferece a oportunidade de conhecer outras belezas litorâneas de Rhodes no caminho até Lindos. A baía fica a 47 quilômetros de distância da cidade pela rodovia EO95 (a mesma que leva para Anthony Quinn’s Bay). Confira aqui nossa sugestão de hospedagem econômica em Rhodes.

Praias mais bonitas da Europa - Lindos (Grécia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 24 – Mala (França)

Embora esteja localizada na Côte D’Azur, ou Costa Azul em francês, o tom das águas da praia de Mala é verde profundo e combina com o marrom dos rochedos que a cercam, pontilhados de casas de veraneio brancas. A faixa de areia é pequena, mas leva não apenas a fama de ser uma das praias mais bonitas da Europa, mas a mais bonita de toda a Riviera Francesa! Não é à toa que costuma ficar lotada nos dias de verão. Mala possui dois ‘beach clubs’ com restaurantes e preços não muito acessíveis, além de banheiro e chuveiro públicos.

⇒ Reserve já seu hotel em Mônaco e garanta os melhores preços! ⇐

Para chegar até esta praia localizada no sul da França – quase na fronteira com a Itália -, você pode pegar o trem regional desde a cidade vizinha de Nice ou do principado de Mônaco e descer na estação de trem Cap D’Ail, que fica no alto dos rochedos. Outra opção, mais cansativa mas que proporciona um passeio muito bonito, é percorrer a ‘Promenade Cap D’Ail’, o caminho à beira-mar que sai de Mônaco, passa pela praia Marquet e segue até Mala, descortinando belas vistas da Côte D’Azur. O trajeto a pé demora cerca de uma hora.

Praias mais bonitas da Europa 20 - Mala (França)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 25 – Galapinhos (Portugal)

Galapinhos ainda é uma joia semi-escondida do litoral português, mas despontou para o mundo ao ser eleita uma das praias mais bonitas da Europa pelo site European Best Destinations. Localizada na região de Setúbal, ela está tão fora da rota do turismo que não existe sequer uma placa que indique sua entrada. O acesso é feito por trilhas no meio do mato baixo, que partem lá do alto da estrada até chegar às areias brancas semi-desertas e ao mar verde profundo.

⇒ Reserve já seu hotel em Setúbal e garanta os melhores preços! ⇐

Apesar da aparente rusticidade, Galapinhos está bem ao lado de uma das faixas de areia mais badaladas da região, Galapos. Além disso, fica apenas 50 quilômetros ao sul de Lisboa. Só existem duas formas de acessar Galapinhos. A primeira delas é caminhar por cima das pedras que ficam no fim da praia vizinha de Galapos, à direita. Mas isso só pode ser feito quando a maré está baixa, o que não é nada prático para quem quer passar o dia atirado na praia, sem se preocupar com a altura da água.

A segunda forma é andar pelas trilhas que descem desde a beira da rodovia N379-1 até a areia. Não que seja um caminho difícil, mas as picadas não têm sinalização alguma nem infraestrutura, como corrimão ou cascalho para não escorregar. Em uma delas – há mais de uma – você vai encontrar um trecho feito de degraus de madeira bem desgastados. São menos de 10 minutos de descida para alcançar a areia. Não há banheiros em Galapinhos, apenas em Galapos.

Vista da baía de Galainhos, em Portugal

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Um bar com bebidas e sanduíches funciona no local durante a alta temporada de verão, quando também é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras. Mas, fora da estação mais quente do ano, é preciso levar com você tudo o que precisar para passar o dia na praia. Para chegar a Galapinho de carro alugado, basta setar a praia no seu GPS. O acesso é feito alguns metros antes ou depois da praia de Galapos – dependendo do sentido de onde você vem.

Pare no primeiro ou segundo estacionamento que avistar antes/depois da entrada de Galapos. Há trilhas que saem dos dois pontos e descem até a areia. Provavelmente haverá outros turistas procurando a entrada da trilha, então não há muito como errar o caminho. Se não tiver um veículo, deve se dirigir até a cidade de Setúbal, que é a maior da região. Saindo de Lisboa, você pode pegar os ônibus 561, 562 ou 563 da empresa Sul do Tejo e que partem da Estação Oriente.

De lá, precisa pegar um táxi para cobrir os 12 quilômetros restantes até Galapinhos. Mas não esqueça de combinar com o motorista para voltar. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre como visitar esta praia ‘secreta’.

Praias mais bonitas da Europa - Galapinhos (Portugal)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas da Europa 26 – Blue Lagoon (Croácia)

Se você quer curtir uma bela praia da paradisíaca Ilha de Hvar, no sul da Croácia, mas não está interessado no agito da famosa Hula Hula (leia mais sobre ela alguns tópicos acima), pode optar por visitar a Blue Lagoon.  Essa é uma praia quase ‘secreta’ e que fica praticamente vazia mesmo nos dias superlotados de verão. Para chegar até ela, você deve pegar o calçadão à beira-mar que sai à direita da cidade – Hvar Town.

Primeiro, você vai passar por duas enseadas, sendo que na segunda fica Hula Hula. No fim desta, vai encontrar uma escadaria que sobe para uma rua residencial. No fim da via, que não tem saída, à esquerda, existe uma pequena trilha de terra que passa perto da encosta. Lá embaixo, você vai visualizar a incrível Praia Blue Lagoon. E só seguir a trilha barranco abaixo e você estará à beira-mar, com provavelmente apenas mais uma ou duas pessoas ao redor.

Águas cristalinas da baía de Blue Lagoon, uma praia quase escondida da Ilha de Hvar, na Croácia

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Mas leve tudo o que precisar com você, pois não existe nada lá além da água cristalina e da ‘areia’ de pedrinhas. A praia fica a apenas 20 minutos de caminhada do píer de Hvar Town. A Ilha de Hvar, localizada na costa da Dalmácia, pode ser visitada de duas formas. Se hospedando nela e passando alguns dias descobrindo todas as suas dezenas de pequenas praias e baías escondidas, ou fazendo um bate-volta de ferry desde a cidade de Split, outro famoso destino turístico croata.

O trajeto dura em torno de uma hora e custa cerca de US$ 22 ida e volta. Os tickets podem ser comprados no píer antes do embarque. Ir para ficar com certeza é a melhor opção, mas se você só tem um dia livre no seu cronograma de viagem para visitar Hvar, o bate-volta não deixa de ser uma boa opção, já que você terá tempo para visitar o centro histórico e ainda aproveitar uma ou duas horinhas de praia.

Praias mais bonitas da Europa - Blue Lagoon (Croácia)

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Posts relacionados

Deixe um comentário

4 comentários

selma lodo 22 de abril de 2019 - 08:16

Monterosso al Mare é realmente um pequeno paraíso. Linda, excelentes restaurantes! Imperdível pedir a Anfora no Belvedere, é de comer rezando! Viagem inesquecível!

Responder
Escolha Viajar 27 de abril de 2019 - 20:01

Olá, Selma!
Obrigada por compartilhar sua opinião conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder
Jorge Romano 20 de dezembro de 2018 - 23:41

Excelente matéria sobre as mais belas praias, parabéns! Eu estive na Navagio, Grécia. Recomendo alugar um carro, em nenhum momento vi ônibus pelas estradas e em nenhuma praia. Se existem, são raros. Não recomendo, também quadriciclo/scooter para quem estiver hospedado na cidade de Zakynthos Town. Eu me hospedei em Tsiville (perto de Zkynthos Town). No dia que visitamos o mirante da Navagio, eu rodei quase 100 km. Se for e voltar somente para ver o Mirante, vai rodar cerca de 70km. Um quadriciclo, creio que vai ser bem cansativo.

Responder
Escolha Viajar 23 de dezembro de 2018 - 20:44

Olá, Jorge!
Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder