Página inicial Guias de Viagem Guia de Viagem Turquia: Tudo que você precisa saber antes de viajar

Guia de Viagem Turquia: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Escolha Viajar
Guia de Viagem Turquia: Tudo que você precisa saber

A Turquia é um país encravado entre dois continentes e, por isso mesmo, tem parte de seu território na Europa e outra parte na Ásia. Um posicionamento mundial extremamente vantajoso para atrair turistas, já que ela é capaz de oferecer o melhor de dois mundos e de duas culturas. Na Turquia, a beleza das construções islâmicas se mescla à grandiosidade das cristãs, realizadas durante o período do Império Bizantino. Ruínas greco-romanas se erguem em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego. Praias de mar cristalino se espalham pela costa do Mar Egeu. Balões colorem os céus da Capadócia, lamparinas colorem as bancas do Grand Bazaar e flores colorem a praça de Sultanahmet em um belo dia de primavera. Castelos de pedra e de algodão se erguem sobre o incrível e múltiplo território.

E põe múltiplo nisso. Com uma área de mais de 783 mil km² – um pouco menor que o estado do Mato Grosso – , é uma viagem que exige longos deslocamentos entre a ‘capital turística’, Istambul, e outras cidades que abrigam atrações, como Pamukkale, Selçuk e a surreal região da Capadócia. Mas são distâncias que valem a pena ser percorridas para se ver tantas maravilhas. Além disso, a Turquia é um país pacífico, seguro, barato (sua moeda, a lira turca tem valor mais ou menos equivalente ao real), que pratica um islamismo ‘light’, com uma boa infraestrutura para oferecer aos viajantes e de fácil acesso seja desde o Brasil, Europa, Oriente ou África. Confira tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este pedaço do mundo no:

Guia de Viagem Turquia do Escolha Viajar

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
DDI da Turquia – 90

VOLTAGEM E TOMADAS: 220 volts, com tomadas de dois furos redondos lado a lado (tipos C e F). Todos os aparelhos brasileiros precisam de adaptador. Aparelhos brasileiros com a configuração antiga (também tipo C) não precisam de adaptador, mas os novos – com três pinos redondos, sendo dois paralelos e o do meio ligeiramente abaixo (tipo N) – precisam. Clique aqui para ver os tipos e saber mais sobre as tomadas de cada país.

COMO CHEGAR: Existem voos diretos do Brasil para Istambul por preços bastante convidativos pela Turkish Airlines e também pela Avianca. São pouco mais de 12 horas de voo. A brasileiras Gol e LATAM também operam para a Turquia, mas com paradas em capitais europeias como Paris, Londres, Zurique, Amsterdã etc etc etc. Quem já estiver na região tem ainda mais facilidade de se deslocar até o país, que está a cerca de duas ou três horas de voo direto das principais cidades do Velho Continente e também de localidades turísticas do Oriente e da Ásia, como Tel Aviv (Israel, 2h15), do Cairo (Egito, 2h15) e de Amã (Jordânia, 2h30). No verão, é possível cruzar a fronteira marítima com a Grécia a bordo de ferries que percorrem o caminho entre a Ilha de Rhodes e balneários turcos do Mar Egeu, como Marmaris e Fethiye.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

CLIMA: A Turquia é um país grande e, por isso, de muitas variações climáticas ao longo do seu território. Por isso, vamos falar do clima e da melhor época para viajar apenas para as regiões onde estão concentradas as atrações turísticas do país. A começar por Istambul, maior cidade e porta de entrada de grande parte dos viajantes que desembarcam por lá. Os verões (junho-agosto) são relativamente quentes e secos, com temperaturas médias mínimas e máximas que variam entre 16°C e 26°C. Já os invernos (dezembro-fevereiro) são chuvosos e muito frios, podendo ocorrer queda de neve, com temperaturas médias entre 3°C e 11°C.

Por isso, os melhores meses para conhecer a cidade são os mais secos e quentes: de abril a setembro. Já na costa do Mar Egeu, onde estão balneários populares como Oludeniz e Bodrum, além das ruínas da cidade greco-romana de Ephesus (em Selçuk), os invernos são suaves e chuvosos, e os verões, quentes e secos. Em Fethiye, onde está localizada Oludeniz, as temperaturas médias mínimas e máximas que variam entre 5°C e 17°C na estação mais fria do ano. E na mais quente, de 17°C a 34°C. Como estamos falando de praias, é claro que os melhores meses para visitar esta parte da Turquia são os de mais dias ensolarados e menos chuva: de maio a setembro.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

Se no resto da parte turística do país o verão é uma boa pedida, não se pode dizer o mesmo da região de Anatólia, onde fica a famosa Capadócia, e que tem clima semi-desértico. Por lá não apenas os invernos são muito rigorosos, como também os verões e as diferenças de temperatura entre o dia e a noite são grandes. Na estação mais fria do ano, há muitos dias de neve e temperaturas negativas, sendo que a média é de gélidos -2ºC. Já o verão pode ser extremamente seco e escaldante, com médias que ficam na casa dos 23ºC. Por isso, os melhores meses para visitar a região são os de abril a junho e de setembro a outubro, quando não está insuportavelmente frio ou quente.

FUSO HORÁRIO:  6 horas a mais do que o horário de Brasília. Durante o horário de verão brasileiro, a diferença aumenta para 7 horas.

QUANTO TEMPO FICAR: Para visitar as principais atrações da Turquia você vai precisar de pelo menos 11 dias de viagem, já que o país é bem extenso. Se quiser focar apenas na ‘capital turística’, Istambul, bastam três dias para ver tudo a toque de caixa e quatro se você, como nós, prefere apreciar as coisas belas do mundo como elas merecem. Nesse período, você consegue visitar a Hagia Sofia, a Mesquita Azul, o Grand Bazaar, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi, o Palácio Dolmabahçe, a Praça Taksim, a Avenida Istiklal e a Torre Galata. Se quiser ir além de Istambul, reserve um dia (ou noite, se for de ônibus) para se deslocar até Goreme, a cidade usada como base para visitar a região da Capadócia, e pelo menos mais três dias por lá.

Será um dia para fazer o Tour Vermelho, outro para o Tour Verde e o terceiro para voar de balão pelo cenário surreal da Capadócia, bater perna pelo comércio da cidade ou fazer trekking pelo famoso ‘Love Valley’ (aquele das rochas em forma de genitálias masculinas, hehe). Quer ir além da Capadócia? Ótimo, reserve um dia (ou noite, se for de ônibus) para se deslocar até Pamukkale, a cidade do ‘castelo de algodão’. Pamukkale é uma formação rara de rocha calcária por onde escorrem fontes de água que formam piscinas naturais. Lindo de morrer e um passeio que necessita de apenas um dia para ser feito. Para fechar um roteiro com o essencial da Turquia com chave de ouro, reserve um dia para se deslocar até Selçuk, a cidade que abriga as ruínas da cidade greco-romana de Ephesus e a casa da Virgem Maria.

Novamente, um passeio delicioso e que só precisa de um dia para ser feito. Com esses 11 dias, você já conseguiu conhecer as principais atrações do país, mas, se tiver mais tempo ou disposição para viajar pela Turquia, recomendamos que vá até o litoral do Mar Egeu, que não é muito conhecido entre os brasileiros, mas abriga praias belíssimas. Recomendamos os balneários de Bodrum e Oludeniz, sendo que você preciso de três dias para ir a um deles e cinco para conhecer os dois, o que totaliza 16 dias de roteiro de viagem pela Turquia.

MOEDA: Lira turca, sendo que US$ 1 = 3,55 EUR e R$ 1 = 1,15 TRY (cotações de agosto de 2017).

DOCUMENTOS: Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo, por até 90 dias. Ao entrar no país, você deve apresentar um passaporte válido por ao menos seis meses.

Guia de Viagem Turquia - FotosO que fazer na Turquia:

A Turquia tem tudo o que você pode imaginar: harém, ‘castelo de algodão’, praias, ruínas, mesquitas, paisagens lunares etc etc etc. Confira 10 coisas imperdíveis na Turquia!

⇒ Confira aqui 10 atrações imperdíveis


Guia de Viagem Turquia - HospedagemOnde se hospedar na Turquia:

Dividida entre a Europa e a Ásia, a Turquia tem hospedagem com qualidade de primeiro mundo a precinhos asiáticos! Saiba onde ficar na Turquia e pagar barato.

⇒ Confira aqui onde se hospedar


Guia de Viagem Turquia - CustosQuanto custa viajar para Turquia:

Vamos dar as boas notícias logo de cara: a Turquia é um dos países mais incríveis e baratos para visitar no mundo! Descubra quanto custa viajar para Turquia.

⇒ Confira aqui quanto custa a viagem


Guia de Viagem Turquia - DicasDicas de viagem para Turquia:

10 dicas da Turquia para embarcar com tranquilidade para este país que é considerado a porta de entrada para o mundo árabe e um dos mais incríveis do mundo!

⇒ Confira aqui as dicas essenciais


Guia de Viagem Turquia - RoteiroRoteiro de viagem na Turquia:

Montar um roteiro de viagem pela Turquia que seja enxuto é complicado, mas é possível conhecer o melhor do país em 16 dias e ainda economizar usando ônibus.

⇒ Confira aqui sugestão de roteiro


Guia de Viagem Turquia - AtraçõesConheça a Turquia em 100 fotos:

Dividida entre Ásia e Europa, a Turquia é uma viagem que mescla o melhor de dois mundos. Veja 100 fotos da Turquia, que quadruplicou os turistas em 15 anos.

⇒ Confira aqui 100 fotos do país


Guia de Viagem Turquia - Voo de balão na CapadóciaComo voar de balão na Capadócia:

Desde que a novela ‘Salve Jorge’ foi ao ar, voar de balão na Capadócia virou sonho de viagem de muitos brasileiros. Confira passo a passo como realizá-lo!

⇒ Confira aqui como fazer o passeio

Posts relacionados

Deixe um comentário