Página inicial OceaniaAustrália Conheça o Ano Novo de Sydney, uma das maiores festas de Réveillon do mundo!

Conheça o Ano Novo de Sydney, uma das maiores festas de Réveillon do mundo!

por Escolha Viajar
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Sydney é a primeira grande cidade do mundo a entrar no ano novo. Os australianos saúdam a chegada dos próximos 365 dias pelo menos 11 horas antes do Brasil. E eles levam essa ‘responsabilidade’ muito a sério. Tanto que, hoje, a maior cidade da Austrália abriga uma das maiores festas de Réveillon do mundo. Nada menos do que um milhão de pessoas se dirigem para a Baía de Sydney e arredores todos os 31 de dezembro para assistir ao desfile de barcos e à icônica queima de fogos. E pode acreditar que vale a pena atravessar metade do planeta para vivenciar o Ano Novo de Sydney!

⇒ ONDE SE HOSPEDAR NA AUSTRÁLIA gastando pouco
⇒ GUIA DE VIAGEM AUSTRÁLIA: Tudo que você precisa saber!

As comemorações se concentram na Baía de Sydney, onde se encontram os dois maiores símbolos da cidade: a Opera House e a Harbour Bridge. É ao redor delas que acontece boa parte da queima de fogos, com duração total de 20 minutos. Em 2017, serão sete balsas: três a oeste da ponte, três a leste e uma na Baía de Darling Harbour. A queima é dividida em duas etapas, sendo que a primeira dura oito minutos e acontece às 21h. Ela é feita para as famílias com crianças, que não aguentam esperar acordadas até a meia-noite (pelo menos não na Austrália, onde se dorme muito cedo, hehe).

Logo depois da primeira queima de fogos acontece a ‘Harbour of Light Parade’, um desfile de barcos iluminados que singram calmamente pelas águas da Baía de Sydney, lembrando árvores de Natal flutuantes. A segunda queima, com duração de 12 minutos, é o tradicional espetáculo da virada, à meia-noite. Serão sete toneladas de fogos disparados sobre a Opera House e desde a Harbour Bridge, onde ocorre também uma tradicional cascata de luzes.

Para ver todo esse espetáculo de perto, no entanto, é preciso se planejar com antecedência. O Ano Novo de Sydney é extremamente concorrido e alguns hotéis chegam a abrir reservas em março para quem quiser garantir seu lugar. Sim, em março. E as vagas se esgotam em questão de horas! Outro ponto ruim é que muitos lugares só aceitam pacotes de hospedagem de cinco noites ou mais nessa época do ano, além de praticarem preços exorbitantes.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Como ver o Ano Novo de Sydney

Existem três opções para assistir ao Ano Novo de Sydney ao vivo: escolher um lugar público ao ar livre, comprar entradas para uma festa em um barco que percorrerá a baía ou em um dos hotéis e bares que têm vista para a queima de fogos. Das três, apenas a primeira é de graça. O lado bom: há pontos com vistas privilegiadas. Recomendamos o ‘Mrs Macquaries Point’, no Jardim Botânico, que é o único lugar da cidade de onde se pode ver a ponte e a Opera juntos. Além disso, está voltado para o lado da Harbour Bridge onde ocorre a cascata de fogos. Um mapa com todos os pontos pode ser consultado no site oficial do evento.

O lado ruim: é preciso chegar muito cedo para garantir um lugar; os pontos estarão lotados e pode ser difícil conseguir uma boa vista; não é permitido beber e tudo é fechado logo após a queima de fogos à meia-noite. Isso mesmo, a Austrália é um país bastante rígido quanto ao consumo de bebida alcoólica e barulho depois das 22h. Mesmo que você vá a um bar ou festa depois de ver o espetáculo na rua, terá que ser rápido, pois a licença para vender bebidas varia da 1h30 às 3h, no máximo.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

E isso não muda se você decidir passar o Ano Novo de Sydney em um evento privado. A música e a diversão até podem continuar (desde que o lugar seja fechado), mas o álcool não. Nesse caso, você pode optar por um bar, restaurante, hotel ou barco. Enquanto as embarcações se deslocam pela baía e você provavelmente não terá problemas para visualizar os fogos, os bares e restaurantes devem estar localizados nos arredores da Sydney Harbour para garantir a vista.

Muitos estabelecimentos em The Rocks, o bairro boêmio da cidade e que fica no lado esquerdo da baía, têm terraços com visão privilegiada da Opera, embora a ponte fique um pouco ofuscada. Recomendamos o Sydney Harbour YHA, hostel que oferece uma animada festa com comes e bebes incluídos no terraço. Mas há vários outros pontos nas proximidades, como o famoso The Glenmore Hotel – que é um bar, apesar do nome.

Ficou com água na boca pelo Ano Novo de Sydney? Veja 10 fotos que o Escolha Viajar tirou na virada de 2014 para 2015 e comece a se planejar para fazer o mesmo no próximo Réveillon:

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha ViajarFoto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

Posts relacionados

Deixe um comentário

1 comentário

F&K 13 de janeiro de 2015 - 10:14

Fantástico!!!

Responder