Página inicial OceaniaAustrália Saiba como visitar Whitehaven, a praia mais bonita da Austrália

Saiba como visitar Whitehaven, a praia mais bonita da Austrália

por Escolha Viajar
Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira

Se você consultar qualquer lista de praias mais lindas do mundo, com certeza verá fotos de Whitehaven Beach, na Austrália. Localizada em Whitsunday Island, ela é parte do famoso arquipélago das Whitsundays, composto por 74 ilhas que flutuam entre a costa nordeste de Queensland e a Grande Barreira de Corais. Embora seja um passeio caro, o lugar é de fácil acesso, seja de barco ou de hidroavião. Basta seguir algumas dicas sobre como visitar Whitehaven e nada poderá dar errado.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR NA AUSTRÁLIA gastando pouco
⇒ GUIA DE VIAGEM AUSTRÁLIA: Tudo que você precisa saber!

Os sete quilômetros de areias completamente brancas de Whitehaven repousam entre a vegetação tropical e o mar azul turquesa, formando um daqueles cenários que a nossa retina fotografa para reproduzir para sempre nos sonhos. Não à toa, ela foi eleita a melhor praia do Pacífico Sul em 2014 e 2015, além de estar no Top 5 das mais lindas do mundo em 2013 e 2014, segundo votação de viajantes no site TripAdvisor.

Além disso, Whitehaven abriga um dos lugares mais fotografados da Austrália: a enseada de Hill Inlet. Conforme a maré sobe ou desce, a areia é deslocada pela água cristalina, criando uma fusão de branco, verde e azul que lembra mais uma pintura impressionista do que um cenário real e palpável. Ficou com água na boca? Prepare-se e saiba como visitar Whitehaven:

Como visitar Whitehaven – Como chegar

Ir do Brasil até as Whitsundays pode ser uma jornada longa, mas que fica bastante simples quando já se está em uma viagem pela Austrália. A cidade-base mais comum e barata para fazer o passeio é Airlie Beach, onde se pode chegar de ônibus vindos de diversas outras cidades da costa leste australiana ou de avião. Quem quiser voar vai precisar de um pouco mais de planejamento logístico.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Há voos saindo de Sydney ou qualquer outro aeroporto australiano, quase todos com escala em Brisbane, até Proserpine, que é o terminal mais próximo de Airlie. De lá, você pode pegar um shuttle regular que leva até a cidade em cerca de 30 minutos. Existe ainda um pequeno aeroporto em Hamilton Island, mas os voos até lá são pouco frequentes fora da alta temporada de férias. Além disso, você precisará de um transporte de barco se o seu destino final não for esta ilha específica.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira


Como visitar Whitehaven – Quando ir (ou não)

Whitehaven está localizada mais ou menos na mesma posição geográfica que o Rio de Janeiro, então prepare-se para um clima semelhante, embora sem as absurdas temperaturas acima dos 40ºC. No inverno, as máximas médias ficam em torno nos 23ºC, enquanto as noites frescas exigem agasalhos mais reforçados. No verão, os termômetros podem passar dos 30ºC, com noites na casa dos 25ºC. A estação chuvosa vai de dezembro a março, sendo janeiro o pior mês. A estação seca vai de junho a outubro.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!

Mas é preciso levar outro fator em conta na hora de escolher quando visitar Whitehaven: as férias escolares. As ilhas Whitsundays são um popular destino de férias das famílias australianas, que lotam o lugar entre setembro e outubro, quando ocorrem as férias de inverno locais; em novembro, quando os jovens graduandos do segundo grau fazem viagens de formatura; e em dezembro, já no recesso de Natal e Ano Novo. Se você não gosta de multidões, melhor evitar esse período.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como visitar Whitehaven – Onde se hospedar

Dependendo do seu objetivo e orçamento, você pode se hospedar nas próprias ilhas ou em Airlie Beach, a cidade na costa que serve como base para conhecer as Whitsundays. Se você estiver com folga de dinheiro e quiser conhecer outros lugares do arquipélago além de Whitehaven, Whitsunday Island é uma boa opção. Ela abriga uma cidade com total estrutura turística e resorts à beira-mar. Mas, além dos preços de hospedagem mais elevados, você ainda terá que arcar com os custos de transporte de barco ou hidroavião.

Quem tem orçamento de viagem menor e quer conhecer apenas Whitehaven ou mais um ou dois lugares próximos, ficará muito bem hospedado em Airlie Beach. Do píer da cidade saem passeios diários para a praia, faça chuva ou faça sol, e também para a Grande Barreira de Corais e as outras ilhas. Além disso, Airlie Beach oferece todo tipo de hospedagem, desde resorts com vista para o mar até hostels com dormitórios compartilhados super econômicos (confira a sugestão de hospedagem do Escolha Viajar).

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como visitar Whitehaven – Barco, avião ou acampamento

Só existem duas maneiras de chegar a Whitehaven, que é uma área de preservação ambiental: de barco ou de hidroavião. Os passeios nas alturas são mais caros, é claro, mas não tanto que não valham ter uma visão aérea deste lugar sensacional. Além do sobrevoo cênico, você terá direito a duas horas de piquenique na praia regado a uma garrafa de champanhe. Tudo isso pela bagatela de US$ 215. Você pode saber mais sobre o passeio no site da empresa Air Whitsunday.

Para ir de barco, há vários tipos de tours que saem tanto de Airlie Beach quanto das próprias ilhas. Você pode fazer um passeio de um dia que para em inúmeros pontos do arquipélago, com apenas uma horinha em Whitehaven, mas definitivamente não recomendamos isso. Esta é uma praia que merece várias horas para que se desfrute de toda sua beleza. A empresa Cruise Whitsundays oferece um tour que vai apenas para Whitehaven, com parada no mirante de Hill Inlet, por US$ 150 (leia mais aqui).

Já quem gosta de isolamento ou não quer ter hora para sair deste paraíso pode solicitar uma vaga para acampar na praia. As reservas para o camping de Whitehaven são restritas e devem ser feitas junto ao Departamento de Parques Nacionais da Austrália. É preciso ainda contratar um barco ou hidroavião para ir e voltar da praia, já que não existe acesso terrestre.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como visitar Whitehaven – Hill Inlet

Whitehaven abriga um dos lugares mais fotografados da Austrália: a enseada de Hill Inlet. Conforme a maré sobe ou desce, a areia é deslocada pela água cristalina, criando uma fusão de branco, verde e azul. Os barcos de passeio deixam você na praia e então é preciso fazer uma caminhada leve de cerca de 20 minutos para chegar ao mirante de Tongue Point, de onde a visão se descortina. Mas atenção: no verão, moscas gigantes que habitam a vegetação local podem infernizar a vida dos turistas com picadas dolorosas. Na dúvida, leve repelente e mata-mosca.

Mas garantimos que cada picada, cada gota de suor, cada dólar australiano gasto neste passeio vai valer a pena! Hill Inlet é realmente uma paisagem surreal, mesmo que você não consiga vê-la na maré baixa. Esse é o melhor momento para visitar a enseada, quando os bancos de areia formam o desenho completo do branco no meio do azul. É nessa hora também que se torna possível caminhar no meio do mar, onde se forma uma gigantesca praia provisória.

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Como visitar Whitehaven – A praia

Entre Hill Inlet e o trecho de Whitehaven onde todos os tours costumam desembarcar os turistas, na outra extremidade, é preciso percorrer uma pequena distância de barco (lembre-se que a praia tem sete quilômetros de extensão). É nessa parte que ficam os banheiros, a área de camping e onde se pode desfrutar ao máximo da famosa areia branca de Whitehaven. Ela é 98% composta de pura sílica, elemento que lhe confere a cor inigualável e que não retém calor.

Isso quer dizer que você poderá fazer longas caminhadas pela praia sem sequer esquentar os pés. Fora isso, não existe muito o que fazer em Whitehaven, já que não há qualquer tipo de comércio ou habitação em uma área de preservação ambiental (ou seja, leve comida, água e protetor solar com você, porque não vai ter onde comprar!). Aproveite para nadar, tomar banho de sol e relaxar admirando toda a beleza desse lugar incrível!

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira

*** O Escolha Viajar esteve em Whitehaven em março de 2012 e janeiro de 2015 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

2 comentários

Juliana 4 de agosto de 2017 - 16:48

Parabéns pelo Blog! Estou pesquisando sobre a Austrália e já entrei em váários blogs, mas o de vocês foi sem dúvida o melhor que eu li até agora ! Com muitas informações e muito bem escrito !
Parabéns mesmo e muito obrigada pela ajuda !
Beijão

Responder
Escolha Viajar 4 de agosto de 2017 - 23:54

Olá, Juliana!
Ficamos muito felizes em poder ajudar na sua viagem.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder