Página inicial EuropaPortugal Conheça e saiba como visitar as 6 praias mais bonitas de Portugal

Conheça e saiba como visitar as 6 praias mais bonitas de Portugal

por Escolha Viajar
Praias mais bonitas de Portugal - Albandeira

Portugal deixou de ser um destino de ‘viagens de terceira idade’, cheias de igrejas e museus, para se tornar um dos países mais bombados do turismo mundial. Claro que as igrejas e museus ainda estão lá – e são sensacionais de visitar, diga-se de passagem -, mas agora acompanhadas não só de excursões de velhinhos como também de jovens bronzeados, casais em clima de lua de mel e famílias numerosas. O país virou diversão certa para todas as idades e isso se deve, em grande parte, a suas praias maravilhosas. Desde que imagens de Dona Ana, Marinha, Galapinhos e outras das praias mais bonitas de Portugal começaram a ganhar espaço em agências de viagens e redes sociais de turistas, mais e mais gente vem desembarcando em terras lusitanas para conhecê-las. E não vão perder a viagem! Elas superam de longe balneários tradicionais da Europa no posto de mais belas faixas de areia do Velho Continente. Quiçá, do mundo.

⇒ ONDE SE HOSPEDAR EM PORTUGAL e gastar pouco dinheiro
⇒ GUIA DE VIAGEM PORTUGAL: Tudo que você precisa saber!

É claro que a maioria das praias mais bonitas de Portugal está localizada na região do Algarve. Esta estreita faixa litorânea no extremo sul do país é o lar de um sem número de antigas vilas de pescadores adornadas por casinhas brancas e de baías escondidas entre imensos paredões de arenito de cor ocre. Tudo arremato pelo azul profundo do Mar Mediterrâneo e embalado pelo clima quente que vem do continente africano, que fica logo do outro lado. Se tiver oportunidade, não deixe de fazer um roteiro de pelo menos dois dias pelo Algarve para conhecer toda a sua beleza, cultura, culinária etc. Mas não é apenas em meio ao cenário surreal desta região que é possível encontrar praias lindíssimas em Portugal. A costa próxima da capital, Lisboa, também pode render algumas boas surpresas. Ficou morrendo de vontade de ir? Pois então conheça as 6 praias mais bonitas de Portugal e saiba como visitar como visitar cada um delas!

Praias mais bonitas de Portugal – Praia da Marinha

A Praia da Marinha é considerada não só uma das mais bonitas de Portugal, mas uma das mais lindas do mundo! Ela está localizada na famosa região litorânea do Algarve, no extremo sul do país e caracterizada pelo encontro de falésias de pedra dourada com o azul infinito e profundo do Mar Mediterrâneo. Na Praia da Marinha, essa reunião da natureza se agiganta em beleza devido a altura descomunal das rochas e dos formatos inusitados que a ação do tempo e do oceano lhes deram. A baía é cercada por um arco de pedra natural na direita e um paredão íngreme e gigantesco na esquerda. Algumas partes que se desprenderam totalmente na terra firme parecem flutuar sobre o oceano ou a areia. Um cenário lindo de arrancar lágrimas. Tanta beleza atrai muita gente, e a praia pode ficar extremamente lotada na alta temporada de verão (junho-agosto), ou mesmo nos finais de semana já fora dela.

Por isso, se puder, escolha fazer a visita fora deste período, em dias de semana ou ao menos de manhã cedo ou no fim da tarde. A Marinha está 40 quilômetros a leste de Lagos, que é o balneário mais usado como base para o turismo pelo Algarve; e 59 quilômetros a oeste de Faro, que é a principal cidade da região e onde fica o aeroporto. Para quem está de carro alugado (faça sua cotação aqui!), basta setar a praia no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas para chegar até ela. Há muito estacionamento livre no local. Para quem depende de transporte público, o caminho é um pouco mais complicado. Saindo de Lagos, você deve pegar a linha de ônibus que parte da estação rodoviária e que vai até Lagoa (veja aqui os horários). Saindo de Faro, você deve fazer exatamente a mesma coisa, só que vai pegar o ônibus para Lagoa no sentido contrário, já que esta linha vai de Lagos até Faro e vice-versa.

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO para a maioria dos países da Europa e protege sua saúde no exterior. Faça aqui sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Use o código promocional: ESCOLHAVIAJAR5!

Uma vez em Lagoa, é preciso pegar um táxi para cobrir os 7 quilômetros restantes até a Marinha. E não esqueça de combinar com o taxista de lhe buscar para a volta, do contrário ficará preso na praia! Assim que descer do carro, você verá inúmero mirantes para admirar a beleza lá embaixo. Eles seguem ao longo de todo o paredão direito, assim como inúmeras trilhas sobre as falésias, até chegar ao belíssimo arco natural que fecha a baía. Quando cansar o dedo de tanto apertar o botão da máquina fotográfica, é hora de descer o caminho que sai pela esquerda do estacionamento e que vai dar acesso à areia. Existe um restaurante lá embaixo onde você pode aproveitar para fazer uma pausa de descanso na sombra e almoçar com essa vista sensacional ou pelo menos beber uma cervejinha gelada.

Praias mais bonitas de Portugal - Praia da Marinha

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas de Portugal – Dona Ana

Dona Ana é possivelmente a praia mais famosa do país, além de ser uma das praias mais bonitas de Portugal. Localizada na cidade litorânea de Lagos, no Algarve, é de muito fácil acesso e costuma atrair multidões no verão, especialmente famílias. Cercada pelos belos paredões de rocha dourada que caracterizam esta região do extremo sul do país, Dona Ana oferece uma ampla faixa de areia fofa, mar azul muito calmo – embora gelado – e completa infraestrutura para passar o dia todo relaxando à beira-mar. Você pode desfrutar de restaurante, aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras e banheiros. Os toiletes são pagos e ficam no topo da praia, na rua de onde se tem acesso à escadaria de madeira que desce até a areia.

Viaje para o exterior com internet no celular
Chegue ao seu destino com o celular funcionando! A EasySim4u oferece plano de dados em países do mundo todo para que você fique conectado à internet o tempo todo. Faça simulação de preços e compre aqui!
⇒ Reserve já seu hotel em Lagos e garanta os melhores preços! ⇐

Assim como em várias outras praias do Algarve, infelizmente aqui não é possível o acesso de cadeirantes ou qualquer pessoa que não possa se locomover através de degraus. Para chegar até Dona Ana, você pode dirigir seu carro desde o centro da cidade – que está a 2,5 quilômetros de distância – e estacionar gratuitamente nas vagas comuns disponíveis ao longo da Alameda Dr. Armando Soares Ribeiro ou da Estrada da Piedade. Não há estacionamento pago no local. Se precisar de transporte público para se locomover, dirija-se à Praça Infante Dom Henrique, bem no coração de Lagos, e procure pela parada do ônibus da Linha 2 – Azul da empresa Onda.

O coletivo custa 1,20 euros, sai de hora em hora a partir das 7h22 e leva apenas oito minutos para percorrer o trajeto até a parada seguinte, que já é Dona Ana (confira a tabela horária completa aqui). Depois que saltar do coletivo, que para bem em frente ao mirante da praia, explore as trilhas nas rochas tanto para a direita quanto para a esquerda para ter vistas maravilhosas do alto das falésias. Em seguida, dê uma passada no minimercado que fica ao lado da parada de ônibus para comprar cerveja gelada antes de descer para passar a manhã, tarde o mesmo o dia todo na praia. Se puder, visite-a também ao entardecer. É perto do pôr do sol que os paredões de arenito e as areias ocres ganham um tom ainda mais alaranjado e lindo de chorar no cantinho.

Praias mais bonitas de Portugal - Dona Ana

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas de Portugal – Azenhas do Mar

Azenhas do Mar não é um nome que costume aparecer em qualquer lista de praias mais bonitas de Portugal, mas nós achamos o lugar encantador e com um vista espetacular. Trata-se de uma pequena aldeia encarapitada nos rochedos sobre o mar na costa do Oceano Atlântico, apenas 11 quilômetros a oeste de Sintra e a 40 de Lisboa. Distâncias que fazem dela um excelente passeio de bate-volta de um dia – ou pelo menos de um almoço ou pôr do sol – de qualquer uma das duas cidades. O grande destaque de Azenhas com certeza é seu mirante, de onde se descortina uma visão deslumbrante das casinhas brancas no alto das pedras em contraste com o azul do céu e do mar. Para arrematar tudo, na base do penhasco existe uma piscina natural, onde as pessoas podem nadar com a segurança que não encontrariam no mar muito agitado e gelado.

⇒ Reserve já seu hotel em Azenhas do Mar e garanta os melhores preços! ⇐

Logo acima da piscina, encontra-se o restaurante que leva o mesmo nome da praia e que é procurado por gente de toda a Portugal tanto pela bela vista da praia quanto pela fama dos pratos com frutos do mar. Destaque para a cataplana de polvo, camarões e amêijoas. Se decidir almoçar ou jantar lá, é bom fazer reserva, porque o espaço pode ser muito disputado, principalmente na alta temporada de verão (junho-agosto). É só acessar o site oficial e garantir seu lugar na varanda se estiver calor ou no salão se estiver frio. Chegar a Azenhas do Mar é muito fácil. Se estiver de carro alugado, é só setar no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas. De Lisboa a viagem dura 45 minutos e de Sintra, apenas 15.

Quem precisar de transporte público saindo de Lisboa deve procurar a Estação do Rossio – no coração da capital, acessível pelas linhas Verde e Azul do metrô – e pegar qualquer trem para Sintra. Os tickets custam 2,25 euros. Desça na penúltima estação, que é a Portela de Sintra, e pergunte pela parada dos ônibus número 440 ou 441. Ambos chegam a Azenhas em apenas 20 minutos e custam 3,30 euros cada trecho. Se estiver saindo de Sintra mesmo, é só caminhar até a Estação Portela, que fica a apenas 1 quilômetro do centro da cidade, e pegar o mesmo coletivo. Para consultar os horário dos coletivos e não perder o último retorno, acesse o site oficial da empresa de transportes da cidade e região, a Scotturb.

Praias mais bonitas de Portugal - Azenhas do Mar

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas de Portugal – Albandeira

A Praia de Albandeira é outra das praias mais bonitas de Portugal que fica na região do Algarve. Ela está localizada a apenas 10 minutos de carro (2,5 quilômetros) da famosa Praia da Marinha, que já mencionamos antes; 36 quilômetros a leste de Lagos e 60 quilômetros a oeste de Faro. Para quem está de carro, basta setar a praia no GPS e aproveitar as excelentes estradas portuguesas. Mas cuidado com o trecho final do caminho, pois é de apenas uma pista para as duas mãos e exige velocidade moderada e cautela. Há estacionamento livre no local.

⇒ Reserve já seu hotel em Faro e garanta os melhores preços! ⇐

Para quem depende de transporte público, o caminho é um pouco mais complicado. Saindo de Lagos, você deve pegar a linha de ônibus que parte da estação rodoviária e que vai até Lagoa (veja aqui os horários). Saindo de Faro, você deve fazer exatamente a mesma coisa, só que vai pegar o ônibus para Lagoa no sentido contrário, já que esta linha vai de Lagos até Faro e vice-versa. Uma vez em Lagoa, a única maneira de chegar a Albandeira é pegando um táxi para cobrir os 8,5 quilômetros restantes. E não esqueça de combinar com o taxista de lhe buscar para a volta, do contrário ficará preso na praia!

Em Albandeira, novamente, a grande atração são as belíssimas formações de rocha ao redor da minúscula faixa de areia.  Seguindo pelas trilhas da direita de quem olha para a praia, você verá um belíssimo e imenso arco de pedra que se ergue sobre o mar muito verde. É de chorar de tão lindo. Um pouco mais adiante, você poderá ter uma privilegiada visão de um algar – ou gruta – de cima para baixo. Depois de muitas fotos, a pedida é relaxar um pouco na beira da praia, que é dividida em duas pequenas baías cercadas por paredões de pedra muito altos. Há um pequeno quiosque no local, onde você pode comprar bebidas e alguns snacks.

Praias mais bonitas de Portugal - Albandeira

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas de Portugal – Praia do Camilo

A Praia do Camilo é outra das praias mais bonitas de Portugal que fica na região do Algarve. Trata-se uma minúscula baía cercada por paredões de rochas douradas, em cuja extremidade esquerda o mar cavou pequenas grutas. Ela está localizada no balneário de Lagos e fica a apenas 1 quilômetro da famosa Dona Ana, que já mencionamos antes. Para chegar até ela, você pode dirigir seu carro desde o centro da cidade – que está a 2,5 quilômetros de distância – e estacionar livremente nas vagas disponíveis ao longo da entrada da praia. Se precisar de transporte público para se locomover, dirija-se à Praça Infante Dom Henrique, bem no coração de Lagos, e procure pela parada do ônibus da Linha 2 – Azul da empresa Onda.

O coletivo custa 1,20 euros, sai de hora em hora a partir das 7h22 e leva apenas oito minutos para percorrer o trajeto até a parada seguinte, que é Dona Ana (confira a tabela horária completa aqui). Uma vez lá, retorne duas quadras por onde o ônibus veio, na Alameda Dr. Armando Soares Ribeiro, e dobre para a esquerda na Estrada da Ponta da Piedade. A partir daqui, são 15 minutos de caminhada (1 quilômetro), até chegar à entrada para a Praia do Camilo, que fica à esquerda da estrada. Nesta parte de cima das rochas você vai avistar o restaurante O Camilo, onde pode fazer uma refeição se quiser ou comprar snacks e bebidas no serviço de praia. Logo em frente fica o longo lance de escadarias que é a única forma de acesso à praia. Ou seja, não há como descer com cadeirantes ou qualquer pessoas que não possa se locomover por degraus.

Antes de se jogar pela escadaria abaixo para aproveitar a praia, saia para fora da área cimentada de estacionamento à direita e explore as trilhas de terra sobre as falésias. É nesta parte do litoral de Lagos que você vai encontrar as formações de rocha mais bonitas e as vistas mais deslumbrantes. Depois de cansar o dedinho no botão da máquina fotográfica, sim, desça até a areia. Encontre um cantinho para abrir a esteira, sentar e curtir. Há um quiosque lá embaixo que vende bebidas geladas, salgadinhos e sorvetes, mas não comida. Por isso, recomendamos que você compre um lanche no supermercado ou em alguma das deliciosas padarias portuguesas, leve na mochila e faça um belo piquenique com vista para o Mediterrâneo.

Praias mais bonitas de Portugal - Praia do Camilo

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar


Praias mais bonitas de Portugal – Galapinhos

Galapinhos ainda é uma joia semi-escondida do litoral português, mas despontou para o mundo ao ser eleita não só uma das praias mais bonitas de Portugal, como a mais bela do Velho Continente pelo site European Best Destinations. Localizada na região de Setúbal, ela está tão fora da rota do turismo que não existe sequer uma placa que indique sua entrada. O acesso é feito por trilhas no meio do mato baixo, que partem lá do alto da estrada até chegar às areias brancas semi-desertas e ao mar verde profundo. A completa falta de infraestrutura no local acaba afugentando o viajante tradicional e atraindo quase apenas jovens e casais que gostam de isolamento e uma bela vista.

⇒ Reserve já seu hotel em Setúbal e garanta os melhores preços! ⇐

Isso significa que, fora da alta temporada de verão (junho a agosto), você pode ter a sorte de dividir a praia com apenas cerca de outras 20 pessoas. É claro que o cenário muda nos meses de calor ou finais de semana e feriados de tempo bom. Isso porque, apesar da aparente rusticidade, Galapinhos está bem ao lado de uma das faixas de areia mais badaladas da região, Galapos. Além disso, fica apenas 50 quilômetros ao sul de Lisboa. Só existem duas formas de acessar Galapinhos. A primeira delas é caminhar por cima das pedras que ficam no fim da praia vizinha de Galapos, à direita. Mas isso só pode ser feito quando a maré está baixa, o que não é nada prático para quem quer passar o dia atirado na praia, sem se preocupar com a altura da água. A segunda forma é andar pelas trilhas que descem desde a beira da rodovia N379-1 até a areia.

Não que seja um caminho difícil, mas as picadas não têm sinalização alguma nem infraestrutura, como corrimão ou cascalho para não escorregar. Em uma delas – há mais de uma – você vai encontrar um trecho feito de degraus de madeira bem desgastados. São menos de 10 minutos de descida para alcançar a areia. Não há banheiros em Galapinhos, apenas em Galapos. Um bar com bebidas e sanduíches funciona no local durante a alta temporada de verão, quando também é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras. Mas, fora da estação mais quente do ano, é preciso levar com você tudo o que precisar para passar o dia na praia. Para chegar a Galapinho de carro alugado, basta setar a praia no seu GPS.

O acesso é feito alguns metros antes ou depois da praia de Galapos – dependendo do sentido de onde você vem. Pare no primeiro ou segundo estacionamento que avistar antes/depois da entrada de Galapos. Há trilhas que saem dos dois pontos e descem até a areia. Provavelmente haverá outros turistas procurando a entrada da trilha, então não há muito como errar o caminho. Se não tiver um veículo, deve se dirigir até a cidade de Setúbal, que é a maior da região. Saindo de Lisboa, você pode pegar os ônibus 561, 562 ou 563 da empresa Sul do Tejo e que partem da Estação Oriente. De lá, precisa pegar um táxi para cobrir os 12 quilômetros restantes até Galapinhos. Mas não esqueça de combinar com o motorista para voltar. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre como visitar esta praia ‘secreta’.

Praias mais bonitas de Portugal - Galapinhos

Foto: Ticiana Giehl e Marquinhos Pereira/Escolha Viajar

*** O Escolha Viajar esteve em Portugal em setembro/outubro de 2017 ***

Posts relacionados

Deixe um comentário

2 comentários

Luiz Carlos Corrêa Júnior 6 de agosto de 2019 - 08:03

Olá, gostaria de saber se em outubro já estava frio no algarve, chego em lisboa dia 21/10 e gostaria de ir ao algarve, mas não sei se compensa. Podem me ajudar?

Responder
Escolha Viajar 26 de agosto de 2019 - 13:04

Olá, Luiz!
Em outubro, as temperaturas médias mínimas e máximas variam entre os 15ºC e os 24ºC no Algarve. Acho que não vai dar para curtir um dia atirado na areia, mas com certeza vale o passeio para admirar as belezas da região.
Um abraço,
Tici&Marquinhos

Responder

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. E, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Saiba Mais